E se o AUTOR estiver em local incerto e não sabido?
Saudações, caros colegas... sou novo na advocacia e gostaria que os(as) senhores(as) me ajudassem com a seguinte questão:
Sou advogado de um pai (autor) que requer guarda dos menores, seus filhos. Na inicial, não conseguimos acostar as certidões de nascimento das crianças (prova essencial), já que naquela época era impossível de o autor conseguir tais cópias das certidões com a mãe, já que ela o ameaçava de morte. O juiz agora me intimou para apresentar as certidões, entretanto o autor encontra-se em local incerto e não sabido, já que não consigo entrar em contato com ele de nenhuma maneira e ele nunca mais apareceu em meu escritório.
Como devo proceder?
1) Explicar ao juiz o sumiço do meu cliente e pedir para que o ele mande oficiar o cartório de registros civis da cidade para que este apresente cópias da certidão de nascimento dos menores?
2) Devo explicar o sumiço do meu cliente e pedir extinção do processo? Se sim, com qual fundamento legal?
3) Devo pedir para que o juiz intime a ré para que ela apresente cópia das certidões?
4) Existe alguma outra alternativa melhor?
Desde já agradeço aos colegas que me ajudarem! Obrigado!
E se o autor aparecer após eu pedir a desistência?
Os menores aparentemente não estão sendo bem criados, já que a mãe é viciada em drogas... e após ler os pareceres da assistente social, aparentemente o autor é alcoólatra e não tem condições de criar os filhos... como seria o parecer do MP após o pedido de desistência? O MP poderia assumir a ação como autor?
E se eu pedir a suspensão do processo por tempo limitado para dar chances do autor aparecer em meu escritório?