Empresa pode rebaixar cargo na carteira, porém mantendo mesmo salario e função?
Na empresa em que trabalho existiam os cargos de teleoperador I , teleoperador II e teleoperador III. Como fui promovida 2 vezes, tinha registro como Teleoperador III ( NIVEL 3).
Porém devido pressão do sindicato mudaram a nomenclatura...
No inicio para Operador de vendas III, mas como não exercíamos a função de vendas, não aceitamos, então alteraram para algo "mais proximo" a função, "assistente operacional" , porem este cargo tem uma faixa salarial maior, e rapidamente corrigiram para " assistente de SAC I", porém assistente de SAC I seria equivalente a função de TELEOPERADOR I (nivel 1)!!!
Estou com a função inicial, mesmo tendo sido promovida 2 vezes!!!
Na epoca nada mudou quanto salario, mas hoje uma funcionaria nivel 3 ganharia mais do que eu ganho hoje!!! Esta correto???
Sendo assim...
O que seria aconselhável?
Acionar Sindicato, tentar resolver com o RH da empresa, ou aguardar e resolver só quando eu for mandada embora (me disseram que na homologação este tipo de questão é resolvida)...
Se alterarem, algo muda no meu salario? Eles teriam que equiparar aos funcionários de nível III?
Anne, vc na verdade teria duas opções na hipótese de uma eventual ação na Justiça, a primeira é buscar a equiparação com algum colega do nível III, no entanto seria preciso que esta pessoa fosse muito gentil ao ceder todos os documentos necessários e ainda se apresentar como testemunha; a outra é buscar a correção tendo em vista o Princípio da Primazia da Realidade, onde vc teria que provar que a função que vc realmente realiza é a de nível III. De toda forma,é muito difícil que a empresa corrija sua função espontaneamente, o mais provável é que vc só poderá alcançar a alteração na Justiça. Procure um advogado, mas é essencial que vc saiba que na Justiça vc só poderá pedir os créditos de 5 anos pra trás e se vc sair do emprego, vc passa a ter 2 anos pra frente. Então não durma no ponto.
Nossa parece ser bem complicado... Eles não podem ser obrigados a apresentar qual o salario compatível a função??? O sindicato disse que poderia exigir isto da gestora e o pagamento retroativo , mas se ela alegasse "estar sem caixa", ai seria necessário entrar com a ação... Vou seguir seu conselho e procurar um advg. obrigada!