quais os meus direitos??? me ajude!!

Há 12 anos ·
Link

Moro com uma pessoa quase 2 anos, mais ele é separado, mais não se divorciou judicialmente, ele tem 4 filhos 2 maiores e 2 menores... Quando fui morar com ele, ele já tinha essa casa...quando comprou ainda estava com sua exmulher... Ela mora na casa que possuiram juntos... mora com os filhos... No caso da minha separação, quais os meus direitos? no caso do seu falecimento, terei direito a casa onde estou morando com ele? e a pensão dele, quem terá direito eu ou sua ex, ou nós duas? atenciosamente

3 Respostas
Lilian1
Há 12 anos ·
Link

Em cado de morte vc herda junto com os filhos por igual, mais vc tera direito real de habitacao, em caso de separacao nao tem direito algum... e tera direito a pensao por morte...

Julianna Caroline
Há 12 anos ·
Link

Cendy

No caso de morte, vc terá direito a 50% do que ele adquiriu depois que estava vivendo com vc, mais uma parte dos 50% dele desses bens adquiridos depois de juntos. Nos bens que ele já possuia, vc não terá direito nenhum, apenas os filhos e a ex mulher uma vez que não foi feito o divórcio nem a partilha, ela será feita depois da morte dele. Na casa onde vc vive não terás direito algum, apenas talvez o direito real de habitação. A pensão por morte vc pode ter direito se provar ao órgão pagador que VC era a companheira dele e que ele era separado de fato. Em caso de separação, vc é meeira do que foi adquirido depois que passaram a viver juntos. Só. Sugiro que faça com ele uma declaração de união estável, pois caso ele morra antes de vc e nao tenham adquirido nenhum bem enquanto juntos, vc ficará a ver navios. Com a declaração de união estável pelo menos vc consegue a pensão por morte.

Rosdig
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Se ele quando comprou a casa onde vcs vivem ainda vivia com a ex, metade dessa casa é dela.

E tendo ele mais de 1 imóvel, acho dificil vc conseguir o direito real de habitação. Diga para ele ajeitar as coisas logo, se divorciar, cada um ficar com o que é de cada um, ele com o que é dele e a ex com o que é dela. Aí sim, vc terá 100% de certeza no direito real de habitação na casa onde viver com ele.

Esta pergunta foi fechada
Há 9 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos