Boa noite...tenho uma filha de 12 anos q mora com sua mae e padastro..estes evangelicos.. acontece que de uns tempos pra cá, estamos conhecendo a doutrina Espirita, e estamos nos identificando com suas crenças e modo de pensar e viver, enfim, estamos frequentando uma casa Espirita...acontece que nas semanas que minha filha passa comigo, ela tem acompanhado essa mudança, atraves das nossas leituras, dos livros q começamos a ler e tambem das nossas visitas as palestras na casa..claro que isso foi passado por ela à sua mae, onde a mesma a proibiu veemente de participar conosco desses encontros, pois essa casa é casa do diabo..., entao hj foi um dia que teria uma linda palestra, onde nos preparavamos para o encontro e notei na minha pequena uma repreensao muito grande em nos acompanhar, chegando ao ponto de pedir ate para deixa-la sózinha em casa..estranhamos, mas apos muita insistencia ela foi, pos nao tinha outra escolha...lá chegando, a criança nao queria entrar na casa, chegando a tremer, senti entao a seriedade da situação..acabei deixando minha esposa e retornei com a pequena para casa..trazendo junto nossos outros dois filhos, que frequentam e adoram ir ate a casa Espirita..enfim..chegando em casa, a pressionei para q me contasse o que estava acontecendo, foi ai que ela me disse que sua mae a havia proibido de ir a casa, e seu padastro a assustou ainda mais dizendo ser la a casa do diabo... Agora uma criança de 12 anos, na sua formação, escuta das pessoas a quem confia, como sua mae, que o seu pai esta frequentando e a levando a uma casa do diabo...por favor... essa mulher esta minando minha filha....como posso defende-la disso ?? agradeço

Respostas

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    @

    @BM Terça, 04 de março de 2014, 7h12min

    A situação é muito complexa realmente, pessoalmente frequento igrejas evangélicas, mas me resguardo quando são faladas coisas de outras religiões ou pensamentos, entendo que a formação da criança realmente está em jogo.
    Como estamos em um fórum do meio jurídico poder-se-ia falar em alienação parental forçando um pouco a barra, mas acho interessante irem devagar quando um falar da crença do outro.

    [...]

    L

    Lilian1 Terça, 04 de março de 2014, 7h57min

    @BM eu nao sigo religiao eu sigo a biblia...

    F

    Francisco Terça, 04 de março de 2014, 9h28min

    Gustavo, coitada dessa criança vivendo em meio a fogo cruzado!!!
    Você também impõe tanto quanto a mãe: " entao hj foi um dia que teria uma linda palestra, onde nos preparavamos para o encontro e notei na minha pequena uma repreensao muito grande em nos acompanhar, chegando ao ponto de pedir ate para deixa-la sózinha em casa..estranhamos, mas apos muita insistencia ela foi, pos nao tinha outra escolha."!!!!!!!!!!

    N

    nevS Terça, 04 de março de 2014, 9h32min

    Sou ateu, então a minha escolha é bem simples, não levaria minha filha NUNCA para seja que for a religião dela, PORÉM, temos o logre arbítrio e podemos escolher o que queremos. Se você é espírito, umbandista ou até satanás, tem o direito de ensinar a sua crença para sua filha.

    Sua ex esposa, e especialmente o padrasto dizer que não pode é alienação parental. Procure um advogado para tomar as medidas cabiveis que vão até a inversão de guarda.

    Normalmente falaria para resolver isso no bom senso, mas o bom senso e religião normalmente não andam de mãos dados.

    N

    nevS Terça, 04 de março de 2014, 9h35min

    "@BM eu nao sigo religiao eu sigo a biblia..."

    Muuahahahahhahha.

    Quando alguém disse isso, geralmente não segue mais de 5% que da bíblia.

    D

    DTJunior Terça, 04 de março de 2014, 9h48min

    E até o mais ferrenho dos ateus reza quando o avião esta caindo

    F

    Francisco Terça, 04 de março de 2014, 10h03min

    DT Junior
    Como disse Fernando Henrique Cardoso: "Sou ateu, graças à Deus" kkkk

    P

    Pai Gente Fina Terça, 04 de março de 2014, 11h37min

    Eh mto mto complicado, ainda mais nesta idade, onde tudo o que a mãe diz eh verdade absoluta.

    Tente conversar com ela para não pressionar tanto a criança.
    Ela tem que ser livre para frequentar os 2 ambientes.

    ?

    Gustavo Abreu Terça, 04 de março de 2014, 11h43min

    obrigado pelas opinioes, mas de algumas me vejo obrigado a descordar...
    -Lilian1....vejo que voce tem o mesmo pensamento descriminatorio da minha ex...e pelo visto com todo desconhecimento possivel da doutrina espirita...
    -BM..sua colocação é perfeita e condiz exatamente com meu problema...
    -Terezza....entendi seu ponto de vista...mas nunca citei expressoes como que na religiao da mae dela existe diabo e ela nao pode ir que o diabo vai estar lá..outra coisa, impor, no meu caso, seria tentar convencer minha filha o contrario da besteira que sua mae tem plantado em sua cabecinha...e deixa-la sem opção significa que não teriamos como deixa-la sózinha em casa..entao ela teria q nos acompanhar..linda palestra é no meu ver..assim como no ver da sua mae seus cultos evangelicos tambem sao lindos..se é q me entende..

    enfim...cada religiao segue um caminho onde todos buscam a Deus...e é injusto sua mae usar de artificios fortes, proibindo a presença e alegando que seu pai frequenta uma casa do diabo, para mostrar a filha qual caminho seguir...
    eu nao sei, mas no meu entender ela esta alienando minha filha..me corrijam se eu estiver errado...
    obrigado

    F

    Francisco Terça, 04 de março de 2014, 11h55min

    Gustavo
    Sim, entendi, só pensei na menina, pressionada pela mãe e pelo pai. Não defendi a atitude da mãe. Mas a cabecinha dela dividida e com medo. Você e a mãe precisam entrar em um bom senso para que a menina não sofra.
    Boa sorte!

    L

    libras Terça, 04 de março de 2014, 11h55min

    Eu,pela paz da minha filha na casa da mãe,que é onde ela vive,não a levaria mais nas sessões e deixaria para pensar nisso quando ela estiver com 15 ou 16 anos,idade em que ela vai poder decidir sozinha a religião que quer seguir.

    Veja,tanto você quanto a mãe querem que a filha frequente as suas respectivas religiões e,mesmo que a mãe use de artifícios,vc também está impondo a sua filha.Será que você já perguntou se ela está gostando?Se está entendendo?Se ela quer ir lá?E na religião da mãe?Ela se sente bem indo lá?Se sim,não confunda a menina e nem deixe ela nessa situação de ter que desobedecer a mãe.Não force,espere ela ficar maior.Não torne isso uma briga de egos.É o que eu faria.

    F

    Francisco Terça, 04 de março de 2014, 12h08min

    Concordo com libras.
    E penso que se a criança vive com a mãe, certamente frequentará mais a religião da mãe, por ter mais convívio com a mesma (somente por isso!).
    Mais tarde quando ela já tiver a capacidade crítica, poderá ser apresentado outros caminhos, dando depois o direito de escolha.
    Já vi muito jovem seguir fielmente a religião dos pais e mais tarde tomar um novo caminho.
    Tudo isso para não confundir a cabeça da criança e nem criar situações de constrangimento.

    L

    Lilian1 Terça, 04 de março de 2014, 12h54min

    Gustavo eu nao discuto religiao...
    Eu tenho meu ponto de vista por ter vivido com pessoas que frequentavam tal tal religiao, meu amigo assim que desistiu de ir pro espiritismo ficou louco a tal ponto de se jogar do 3°andar do hospital...
    E vendo uma coisa dessa vc acha que qro isso pro meu filho?

    Duas perguntas a quanto tempo o senhor esta indo pra essa religiao?
    E a quanto tempo a mae vai pra religiao dela?

    ?

    Gustavo Abreu Terça, 04 de março de 2014, 13h26min

    lilian..a questao nao esta em tempo de frequencia em dada religiao..mas sim na pessoa da mae implantar na cabeça de minha filha que a religiao que o pai acredita é do DIABO...vc ha de convir comigo que isso se torna muito pesado para uma criança onde aprendeu que o diabo significa a maldade em pessoa..isso eu nao posso admitir...como opinou o amigo acima, de deixar de leva-la para ela decidir apos certa idade qual caminho tomar..pode ser, mas deixa-la crescer acreditando que a religiao do pai é do diabo, isso é inadimissivel, vc nao concorda ?? com qual imagem ela ira crescer do pai e dos irmao..que sao seguidores do diabo ?? sua madastra idolatra o Diabo ??? gente..isso a mae dela nao pode fazer...preciso encontrar um caminho ate judicial para proteger a imagem da minha familia perante minha filha..essa mulher esta acabando com tudo que diz respeito a minha moral diante a minha filha...
    seu amigo se jogou do terceiro andar por ser espirita, ou deixado o espiritismo...
    um conhecido meu evangelico ferrenho cortou seu pulso e colocou no face passo a passo sua morte...outro catolico matou o padre por ter cantado sua esposa..entao nao é a religiao, e sim cada um...

    S

    smn Terça, 04 de março de 2014, 13h33min

    Gustavo,

    Você escreveu:

    "enfim...cada religiao segue um caminho onde todos buscam a Deus"

    Se você crê que é o mesmo Deus, o dos evangélicos e dos espíritas, então vai crer neste versículo da bíblia:

    "Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos"

    Zacarias 4:6

    Você poderia levar a sua filha à um shopping para se divertir, comer uma pizza e aproveitar este tempo para dar alegria para ela, pare de trazer disputa entre a sua religião e a dela, isto só vai piorar as coisas, ela tem somente 12 anos, faça tudo com amor, é o que ela mais quer, ser amada!!!

    ?

    Gustavo Abreu Terça, 04 de março de 2014, 13h52min

    gente..pelo amor de Deus...tentem me entender..eu NAO ESTOU DISPUTANDO RELIGIAO...eu estou questionando o fato da MAE da minha filha colocar na cabeça dela que a religiao do PAI que ela tanto ama é do diabo...onde ja se viu...como uma mae planta uma ideia dessa na cabeça de uma criança..como essa criança vai me enchergar...volto a repetir, nao estou discutindo a minha ou a dela ...e sim, os argumentos que a mae usa para impedir a filha de frequentar comigo...

    P

    Pai Gente Fina Terça, 04 de março de 2014, 14h02min

    A mãe tem que orientar no mínimo para respeitar a crença do pai, mesmo que não seja a dela.

    ?

    Gustavo Abreu Terça, 04 de março de 2014, 14h05min

    exatamente...Pai Gente Fina..mas se isso nao acontecer..o que eu faço ?

    L

    libras Terça, 04 de março de 2014, 14h09min

    Olhe ,a imagem que a mãe dela tem da sua religião ,talvez seja por confundi-la com religiões afros aonde existe essa figura,assim como existe na católica e até na evangélica.

    O que eu faria é dizer a minha filha que ,assim como ela não vai entender uma matéria na escola enquanto não souber o que é e estudar,a mãe dela também não entende a sua religião porque não procurou saber como é,então,fala coisas erradas porque não sabe. Que você a partir de agora só vai leva-la as sessões se ela quiser e quando ela quiser e que quando ela ficar maior ela vai entender.Mas que ela pode ficar tranquila que vcs são pessoas boas,felizes e que só podem querer o bem dela e de todos e nunca seguiriam o mal.

    A partir de agora ela só vem para ficar com vcs e os irmãos e passar com vcs momentos de prazer e não de apreensão e medo.

    Quem mais vai sair ferido é a sua filha e tem mais,em última análise sua filha poderá até se recusar a ir com você.