Boa noite...tenho uma filha de 12 anos q mora com sua mae e padastro..estes evangelicos.. acontece que de uns tempos pra cá, estamos conhecendo a doutrina Espirita, e estamos nos identificando com suas crenças e modo de pensar e viver, enfim, estamos frequentando uma casa Espirita...acontece que nas semanas que minha filha passa comigo, ela tem acompanhado essa mudança, atraves das nossas leituras, dos livros q começamos a ler e tambem das nossas visitas as palestras na casa..claro que isso foi passado por ela à sua mae, onde a mesma a proibiu veemente de participar conosco desses encontros, pois essa casa é casa do diabo..., entao hj foi um dia que teria uma linda palestra, onde nos preparavamos para o encontro e notei na minha pequena uma repreensao muito grande em nos acompanhar, chegando ao ponto de pedir ate para deixa-la sózinha em casa..estranhamos, mas apos muita insistencia ela foi, pos nao tinha outra escolha...lá chegando, a criança nao queria entrar na casa, chegando a tremer, senti entao a seriedade da situação..acabei deixando minha esposa e retornei com a pequena para casa..trazendo junto nossos outros dois filhos, que frequentam e adoram ir ate a casa Espirita..enfim..chegando em casa, a pressionei para q me contasse o que estava acontecendo, foi ai que ela me disse que sua mae a havia proibido de ir a casa, e seu padastro a assustou ainda mais dizendo ser la a casa do diabo... Agora uma criança de 12 anos, na sua formação, escuta das pessoas a quem confia, como sua mae, que o seu pai esta frequentando e a levando a uma casa do diabo...por favor... essa mulher esta minando minha filha....como posso defende-la disso ?? agradeço

Respostas

    N

    nevS Quinta, 06 de março de 2014, 10h58min

    "Que experiência boa pode ter um ateu a não acreditar em Deus>>> existe bom senso nisto?

    Que testemunho lindo ele pode transmitir ao ser humano?"

    Oras é simples. Olha o que esta acontecendo no Meio Oriente. Olha o que aconteceu na europa durante a inquisição. Olha o que aconteceu na Yugoslavia, Olha o que aconteceu em Ruanda.

    Religião e "fé em deus" só traz conflito, como no caso do confluente. Se todos fossem ateu, a mãe não estaria dizendo que "espiritismo é coisa do diablo", o pai não estrair com esta filha que não quer o acompanhar para a casa de espiritas.

    Não vejo nada bom em religião. Só vejo intolerância. Veja os comentários:

    Lilian1: "Se fosse minha filha eu tbm iria proibir..." <- intolerância.

    Libras: "Se sim,não confunda a menina e nem deixe ela nessa situação de ter que desobedecer a mãe." <- intolerância, pois acha que uma criança tem que seguir a religião da mãe, seja o que for, enquanto é evangélica provavelmente.

    slpj: "Você poderia levar a sua filha à um shopping para se divertir, comer uma pizza e aproveitar este tempo para dar alegria para ela, pare de trazer disputa entre a sua religião e a dela," <- a mesma intolerância. A religião da mãe é mais importante.

    O conflito existe por causa da religião, levar a criança para um shopping não resolve o problema, pois certamente a mãe não fará isso.

    Como disse o consulente: "eu estou questionando o fato da MAE da minha filha colocar na cabeça dela que a religiao do PAI que ela tanto ama é do diabo"

    Isso é um caso claro de alienação parental que é definido assim:

    Art. 2o Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.
    Parágrafo único. São formas exemplificativas de alienação parental, além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por perícia, praticados diretamente ou com auxílio de terceiros:
    I - realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade;
    II - dificultar o exercício da autoridade parental;
    III - dificultar contato de criança ou adolescente com genitor;
    IV - dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar;

    Se isso fosse um caso onde a mãe estaria dizendo para seu filho que o pai não presta, TODOS estariam falando para o confluente procurar um advogado para entrar com processo de alienação parental. Mas não, aqui se trata de um conflito de religião e a lei é esquecido, pois o deus de um obviamente é melhor do que o deus do outro.

    O mundo estaria com muito menos intolerância, se não existisse religião, pois a intolerancia religiosa é o maior de todos.

    Enfim, temos um pouco de bom senso do Pai gente fina: "A mãe tem que orientar no mínimo para respeitar a crença do pai, mesmo que não seja a dela."

    C

    c.c Quinta, 06 de março de 2014, 11h30min

    A sua filha tem 12 anos. ela não é mais nenhum bebezinho, que tem que ir onde voce quiser, converssa com ela, fala sobre sua religião e deixa ela livre pra poder decidir se quer ir ou não, porque de uma coisa eu sei nem os jovens que vão pra igreja permanecem se forem forçados ta ai uma dica tenho 4 adolescentes em casa uma da idade da sua filha e qdo eles querem ir pra igreja se trocam e vão. então deixa ela escolher sózinha...
    Se a mãe imponhe que ela va pra igreja chega uma hora que isso passa, e ela não vai mais conseguir obrigar a menina ir se ela não quiser....
    Não obriga explica o conceito de sua religião e ela quem decide.

    S

    smn Quinta, 06 de março de 2014, 14h38min

    nevS,

    Eu perguntei para os ateus:
    "Que experiência boa pode ter um ateu a não acreditar em Deus>>> existe bom senso nisto?

    Que testemunho lindo ele pode transmitir ao ser humano?"

    Esta é sua resposta:

    Oras é simples. Olha o que esta acontecendo no Meio Oriente. Olha o que aconteceu na europa durante a inquisição. Olha o que aconteceu na Yugoslavia, Olha o que aconteceu em Ruanda.

    A pergunta é para o ateu, o que aconteceu no passado e está acontecendo agora no mundo não responde nada!!

    Na verdade ser ateu é ser vazio espiritualmente, não tem nada de bom para passar a ninguém. Se Deus tirar o espírito de vida que há em ti, você cai por terra na hora, você é dependente de Deus, mesmo não acreditando Nele!

    Hoje os ateus tem "igrejas" no Brasil e em outros países, e para abrir "igrejas" tem que haver grana>>> e grana de pessoas igual a você, contribuindo de alguma forma para crescer, quem sabe em dízimos e ofertas, como os evangélicos e católicos.

    Quando escrevi:

    Você poderia levar a sua filha à um shopping para se divertir, comer uma pizza e aproveitar este tempo para dar alegria para ela, pare de trazer disputa entre a sua religião e a dela.

    Foi para não haver mais conflitos em relação a criança, se o tempo dele é só para leva-la para o espiritísmo, ele está sendo egoísta demais, a criança merece se divertir, seja com a mãe ou com o pai.

    "Enfim, temos um pouco de bom senso do Pai gente fina"

    Porque o pai é gente fina?

    P

    PAULO II Quinta, 06 de março de 2014, 14h42min

    Nada, aproveite seu tempo com sua filha, demonstre a ela, amando-a cada vez mais, fazendo feliz o tempo que ela convive com você. Explique a ela que você não frequenta a casa do diabo, apenas tem uma convicção \"religiosa\" diferente da sua mãe. Afinal quem frequenta a casa do diabo não ama e não faz ninguém feliz. O seu amor com sua filha sua dedicação, fará com que ela entenda que você não é do mau. A questão na verdade, é que você intrinsecamente quer mostrar sua filha uma nova filosofia de vida, e ao mesmo tempo, mostrar a ela, uma discordância da \"religião\" da mãe. Acho que o mais correto a fazer, é amar sua filha unicamente, mostrar seu comportamento bom junto a ela com sua nova filosofia de vida, de tempo ao tempo e tudo se resolve. A justiça no seu caso, não é o melhor caminho, pois se você ganha sua guarda, a mãe terá também seu direito de visita e leva-la aos cultos, eu lhe pergunto; mudou alguma coisa ??? Não mudou nada, apenas a guarda da criança, mas a crença ficou na mesma. boa sorte.

    P

    pensador Quinta, 06 de março de 2014, 15h00min

    Surpreendem certos argumentos na esperança de angariar uns prosélitos.

    Citando:
    "Na verdade ser ateu é ser vazio espiritualmente, não tem nada de bom para passar a ninguém. Se Deus tirar o espírito de vida que há em ti, você cai por terra na hora, você é dependente de Deus, mesmo não acreditando Nele!"

    Ora, mas isto é para quem crê. Para quem não crê é uma inverdade.
    Primeiro seria necessário provar a existência do citado; segundo, que após provar sua existência será necessário provar sua onipotência e onipresença; terceiro comprovar uma relação de interdependência; quarto, provar uma relação de causalidade.

    O vazio espiritual é por conta do slpj e, na base do achismo como sempre. Porque não se compartilha da mesma crença, recebe-se o veredicto: vazio espiritual. Como se o espírito não pudesse ser preenchido de coisas outras.

    Ter ou não algo de "bom" ou um "bem" a transmitir independe de ter ou não religião e de qual a mesma seja. Seguindo o raciocínio reducionista do ilustre slpj, seria dizer que num país budista ninguém tem nada de bom para passar.

    No Brasil de hoje, não falta religião (a grande maioria segundo o censo segue uma religião cristã), o que falta é um mínimo denomidador ético (coisa que independe de crenças).

    N

    nevS Quinta, 06 de março de 2014, 15h44min

    "Que experiência boa pode ter um ateu a não acreditar em Deus>>> existe bom senso nisto?

    Que testemunho lindo ele pode transmitir ao ser humano?"

    Veja Bill Gates, Angelina Jolie.

    O que a religião pode transmitir ao ser humano:

    Cito da biblia:
    19 Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;
    20 E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão.
    21 Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá.
    Deteronômio 21.18-21

    Já leu o Maleus Melficarum?

    A única coisa que voce consegue passar ao ser humano é intolerancia, já que quem não cré em deus (qual delas?) é vazia.

    Todo mundo é ateu em relação aos outros religiões existentes e já extintos, nós ateus levamos isso uma religião além.

    Há uma relação entre IDH e a importancia de religão. Onde a importancia de religião é menor, maior o IDH.
    http://i.imgur.com/gxJoo.jpg

    E

    eppp Quinta, 06 de março de 2014, 15h50min

    Ao consulente original: religião é umavespeiro, um formigueiro, uma caixa de marimbondos, é arrumar sarna pra se coçar...

    Fui olhar o gráfico... 77% de importância de regiligão no brasil!!! Pior que nos estaods unidos!!! Caramba!!!

    P

    Pai Gente Fina Quinta, 06 de março de 2014, 18h04min

    Vamos dar opiniões técnicas.

    Fé eh individual!

    S

    smn Quinta, 06 de março de 2014, 20h38min

    Ilustre pensador,

    Como sempre, julga e interpreta o que escrevemos sempre do seu moto "intelectual" que tenta passar a todos, isto sim é achismo!

    Quando escrevi que:

    Na verdade ser ateu é ser vazio espiritualmente, não tem nada de bom para passar a ninguém.

    É que o ateu não pode passar o que ele não tem "espiritualidade" são experiências sobrenaturais.

    Outros religiosos, como budistas, kardecistas, umbandistas e etc... eles creem no espiritual, adoram a um deus ou seguem filosofias humanas, podem, de alguma forma passar algo de bom para os seus seguidores.

    Mas, buda, allan kardec, maomé e outros >>> todos já morreram e viraram pó>>> mas Jesus morreu e ao terceiro dia ressuscitou e está a direita do Pai intercedendo por nós.
    ............................................................

    nevS,

    Ainda continua sem respostas!

    "Que testemunho lindo ele pode transmitir ao ser humano?"

    Veja Bill Gates, Angelina Jolie.

    Cito da biblia:
    19 Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;
    20 E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão.
    21 Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá.
    Deteronômio 21.18-21

    Isto tudo é passado, não tem mais olho por olho dente por dente, estamos na GRAÇA salvadora, Jesus morreu por todos nós e o sangue dele nos purifica de todo o pecado.

    A pena de morte no passado é assim como hoje no mundo. Nos Estados Unidos, como outros países, existe a pena de morte por desobediências as leis dos mesmos, até no Brasil, muitos querem a pena de morte, ou será que estou errado.

    Experiências espirituais (sobrenaturais) é o que Jesus fez no passado e que hoje nos passou a autoridade dele para fazer milagres, transformar e libertar e salvar vidas perdidas, é no nome de Jesus que podemos ver as maravilhas acontecerem.

    A bíblia diz que:

    Porque está escrito: " ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ "
    Romanos 14:11

    ?

    Gustavo Abreu Quinta, 06 de março de 2014, 21h02min

    Gente...fico feliz de ter causado tamanha repercussão..isso prova o quanto religiao é um assunto que envolve muito as pessoas..mas desculpem-me as letras maiusculas...mas a questao é a seguinte, que vejo que muitos nao intenderam...
    - EU NAO ESTOU QUESTIONANDO PRA QUAL LADO RELIGIOSO MINHA FILHA DEVE SEGUIR, MAS SIM A QUESTAO DA SRA SUA MAE PROIBIR MINHA FILHA DE IR NUMA CASA ESPIRITA COMIGO POR LA SER A CASA DO DIABO...onde ja se viu..qual imagem vai passar na cabecinha da minha pequena...???
    essa a grande questao..por favor, minha filha e livre pra querer ir onde se sentir melhor, agora amedrontar uma criança com uma BESTEIRA desse porte me parece clara ofensa...

    C

    CIBELE LUNETTA Quinta, 06 de março de 2014, 22h11min

    Gustavo Abreu,

    Em minha opinião (não li a dos outros consultores, porque são muitas), tanto você quanto sua ex esposa estão fazendo mal à sua filha; mesmo que involuntariamente, há uma disputa de para qual lado irá a pequena, pois é nítido, que seria uma "confusão total" se frequentasse dois ambientes tão diferentes, com ensinamentos quase opostos.

    Veja, você teve opção e escolheu essa religião; sua ex esposa também pode escolher, mas e a menina?? Seria o caso de deixá-la fora dessa decisão, que ela não tem idade, nem maturidade, nem informações para escolher, até que ela possa fazê-lo...

    Como a criança mora com a mãe na maior parte do tempo, é natural seguir a inclinação da mesma, ainda que não possa decidir sobre isso; e também deveria ser preservada de termos como "casa do diabo".

    Converse com sua ex esposa sobre RESPEITAREM a opção religiosa de cada um, já que vivemos num país laico... e acima de tudo, RESPEITAREM essa criança que está no meio do "fogo cruzado" das religiões, e dos seus pais.

    Aproveite ao máximo o tempo da visita de sua filha, não a leve a um lugar para ouvir outros; converse você com ela, assistam filmes, façam passeios, estreitem o laço entre vocês, isso SIM, é o mais importante.

    Espero ter ajudado; é a visão de quem quer o melhor para a CRIANÇA.

    Cumprimentos,

    P

    PAULO II Sexta, 07 de março de 2014, 9h14min

    Caro Gustavo
    Entendo sua indignação, mencionei anteriormente a prioridade que deva ter com sua filha, porém, a questão que você argui, se achar conveniente, dirija-se a Defensoria Pública, mencione que sua filha está sendo proibida de ter sua liberdade de crença pela sua genitora. Obviamente a idade de sua filha não será considerada mas a genitora deverá se manifestar sobre a preferência religiosa e quem sabe assim, acabar com essa celeuma, com essa medida você retornará a origem deste debate.
    Abraços

    A

    advogado novato Sexta, 07 de março de 2014, 10h00min

    slpj, nossa como você fala besteira cara.
    Um religioso de verdade, pelo que sei, não estaria aqui impondo sua crença e criticando os outros a cada comentário; estaria, na realidade, orando pelos ateus.
    Jesus sempre dava amor e orava por todos, inclusive ateus, perdoou quem o humilhou, torturou e matou.

    E você fica aqui, todo contraditório ao que prega a religião.

    Grande Sven! Legal o gráfico.

    S

    smn Sexta, 07 de março de 2014, 11h55min

    advogado novato,

    O novato fala o que desconhece, é assim mesmo!

    "Um religioso de verdade, pelo que sei, não estaria aqui impondo sua crença e criticando os outros"

    Você não sabe quem eu sou e nem a minha "religião"

    Creio na palavra de Deus, todos os meus comentários estão baseado na Bíblia.

    Eu sou livre para não concordar com certas colocações, ou você é vaquinha de presépio, aqui eu só não posso ofender ninguém, mas discordar é um direito como cidadão.

    "Jesus sempre dava amor e orava por todos, inclusive ateus, perdoou quem o humilhou, torturou e matou"

    Jesus amava a todos, mas quando tinha que ser enérgico, se comportava como tal!

    Veja o que Jesus fez, está na bíblia:

    Mateus 21 12~16

    12 Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas,

    13 e lhes disse: "Está escrito: 'A minha casa será chamada casa de oração'; mas vocês estão fazendo dela um 'covil de ladrões'".

    14 Os cegos e os mancos aproximaram-se dele no templo, e ele os curou.

    15 Mas, quando os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei viram as coisas maravilhosas que Jesus fazia e as crianças gritando no templo: "Hosana ao Filho de Davi", ficaram indignados,

    16 e lhe perguntaram: "Não estás ouvindo o que estas crianças estão dizendo?"
    Respondeu Jesus: "Sim, vocês nunca leram:
    " 'Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos
    suscitaste louvor'"?

    Suponho que você seja como os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei, apenas críticos, se são crentes, são agentes secretos>>> Mesmo vendo os milagres acontecerem >>> ficaram indignados.

    F

    Fernando Sexta, 07 de março de 2014, 12h03min

    Gustavo Abreu diz:

    "- EU NAO ESTOU QUESTIONANDO PRA QUAL LADO RELIGIOSO MINHA FILHA DEVE SEGUIR, MAS SIM A QUESTAO DA SRA SUA MAE PROIBIR MINHA FILHA DE IR NUMA CASA ESPIRITA COMIGO POR LA SER A CASA DO DIABO...onde ja se viu..qual imagem vai passar na cabecinha da minha pequena...???
    essa a grande questao..por favor, minha filha e livre pra querer ir onde se sentir melhor, agora amedrontar uma criança com uma BESTEIRA desse porte me parece clara ofensa..."

    _________________________________________________________________________

    Saudações!
    Como não está questionando “o lado” religioso e sim o fator “Mãe” ... Entenda-se como o fator “Pai” !!! Simples assim!

    A criança passa por isso em todos os ambientes da vida! Desde o musical ao político (que diremos religião!) A primeira influência são os pais e depois a escola e assim por diante...

    Há de se entender os pontos de vistas, pois a denominação evangélica tem uma imagem (baseada na bíblia) de um mal absoluto, arquitetada em uma figura: o diabo!

    A visão do mesmo ser no conceito espírita é totalmente diferente! Não sei por que está tão preocupado! Talvez porque você ainda não conseguiu desprender-se (inconscientemente, é claro!) do conceito cristão/católico/protestante de que o mal é caracterizado em um ser.... O que pode gerar culpa e receio...

    Não sou espírita, e estou tentando abordar de um prisma neutro. Você se preocupa do que irá se passar na “cabecinha dela”, isso porque já existe uma formação sócio religiosa um tanto maniqueísta (tanto nela como em você – nesse caso mais em você pela idade) ...

    Você disse que a menina está sendo “amedrontada com uma BESTEIRA” ... Você afirma ser besteira a forma de crer da mãe... Existem coisas que cremos ser o certo e que não sabemos colo colocar isso em pauta por falta de sabedoria e bom senso (o que pode ocorrer de ambos os lados!). Mostre que você possui essas virtudes e demonstre à sua criança que ela não precisa ter medo e as razões da sua fé e que na vida existem escolhas que somente nós podemos tomar...

    Abraços!

    A

    advogado novato Sexta, 07 de março de 2014, 13h12min

    Sim slpj, não sei quem é você nem sua religião, não me interessa, mas dá para saber com facilidade que você é mais um daqueles religiosos estúpidos que querem impor a sua religião como verdade absoluta, não respeitando a posição ou até o ateísmo dos outros.

    Dizer que um ateu não tem nada de bom para passar aos outros? Vá pastar vai, que a vaquinha aqui é você.

    D

    dinahz Sábado, 08 de março de 2014, 16h07min

    Consulente

    Ou deixe a menina seguir os ensinamentos religiosos da mãe, ou procurem conversar e combinar para que a criança não frequente culto/reunião nem evangélico nem espírita.

    Não se preocupe tanto com isso, as pessoas trocam de religião no decorrer da vida.

    Em vez de se preocupar com a religiosidade de sua filha, preocupe-se em instruí-la, para não ser alvo fácil de manipulações, preconceitos, etc. Explique que existem várias religiões, que as pessoas escolhem qual seguir, que podem mudar suas escolhas, enfim, informação mina o preconceito.

    S

    smn Sábado, 08 de março de 2014, 18h34min

    Guilherme,

    "casa do diabo"

    O diabo não tem casa, ele age onde invocam o seu nome, ou quando o ser humano dá brechas para ele agir em nossas vidas.

    Deus não deu a ele o livre arbítrio, como nós temos, pois a farra dele não teria tamanho, ele usa pessoas.

    A bíblia diz:

    O diabo não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10

    Nunca ninguém viu um ser espiritual matando, roubando e destruindo, vemos pessoas que dão legalidade a ele para executar seus objetivos aqui na terra.

    Agora o mais importante é a sua família, com quem está agora, você tem que lutar para que sua nova família sejam felizes, e procure dar o melhor de ti para que a sua filha do outro relacionamento também se sinta feliz quando estiver contigo, não force a barra com ela, ela não tem culpa dos erros do passado, mas é sua filha. Os seus filhos vão crescer, e serão bênção para sua vida, abençoe a eles, plante esta semente de amor em sua vida, que você vai colher felicidade em toda sua vida.

    Deus te abençoe!

    E

    esperança II Sábado, 08 de março de 2014, 20h50min

    com muita conversa e quem sabe o tempo ela aceitará a sua religião