OFICIAL DE JUSTIÇA ME EXPONDO AO RIDICULO
OLÁ..PRECISAVA DE UMA AJUDA PARA O QUE ESTÁ ACONTECENDO..HÁ ALGUNS DIAS UMA OFICIAL DE JUSTIÇA ESTÁ VINDO EM MINHA CASA E ME CHAMANDO OU BATENDO PALMA, CHEGOU ATÉ A ABRIR A JANELA DA MINHA SALA ..E SÓ VAI QDO EU NÃO ESTOU..VIZINHOS ME COMUNICARAM..ELA JÁ FOI ATRÁS DE MIM NA CASA DO MEU IRMÃO E NO MEU SERVIÇO JÁ PERDI A CONTA QUE JÁ ME PASSARAM O RECADO..TANTO É QUE CHEGUEI A LIGAR NO FORUM PARA SABER O QUE QUERIAM COMIGO MAS NÃO OBTIVE INFORMAÇÕES E HOJE SAINDO PARA O ALMOÇO DO MEU SERVIÇO ESSA OFICIAL ESTAVA ME ESPERANDO NA PORTA E ME DISSERAM QUE ELA ESTAVA ALI HÁ MAIS OU MENOS MEIA HORA..ELA VEIO FALAR COMIGO E PERGUNTOU SOBRE O MEU MARIDO, DISSE QUE TINHA UMA INTIMAÇÃO PARA ELE..FALEI ENTÃO O PORQUE DELA ESTAR A MINHA PROCURA E NÃO DELE..PASSEI INFORMAÇÃO DO DIA QUE MEU MARIDO ESTAVA EM CASA, POIS ELE TRABALHA EM OUTRA CIDADE, MAS ELA NÃO QUIZ NEM SABER DISSE SE ELE NÃO ESTIVESSE EM CASA ATÉ AMANHÃ ELA IA DAR COMO OCULTAÇÃO....O ENGRAÇADO Q ELA NUNCA PROCUROU POR ELE E SIM POR MIM ME EXPONDO AO RIDICULO NO MEU SERVIÇO, POIS TODO MUNDO COMENTA..TRABALHO EM SETOR PÚBLICO..O QUE EU FAÇO.???
Tamiris Roberta:
Considerando ser a intimação ao seu marido, deve a Oficial de justiça diligenciar com o intuito de a ele entregar o mandado.
A princípio a ocultação ocorre no desdobramento da citação com hora certa ( quando o oficial de justiça após diligenciar por três vezes ao endereço do citando e ou intimando e não o encontra, e suspeitando o Oficial de Justiça de que o mesmo se oculta para ser citado, da por feita a citação e certifica o ocorrido para o juizo do feito).
No seu caso especifico, a Oficial de Justiça não poderá faze-lo tendo em vista seu marido não estar de ocultando, mas sim trabalhando fora (em outra cidade)
Opções: " Voce pode convencer a Oficial marcando dia e hora para a realização da diligência.
Voce pode dirigir-se ao respectivo cartório e comunicar o fato ao Diretor, para orientar a Oficial para dar cumprimento ao mandado de acordo com as prerrogativas legais do Código de Processo Civil, sob pena de representá-la para o Juízo onde trabalha.
bota insistente nisso, pois acabo de mudar de casa, ela foi no meu endereço antigo até encontrar o novo..e o pior é que ela não procura meu marido e sim a mim..hje ela ficou meia hora na porta do meu serviço em esperando..até achei q era algo para mim, mas não era meu marido, então falei para ela ir atras dele e não de mim...
Olha Tamiris Roberta é atribuição do oficial de Justiça procurar o citando e onde encontrá-lo citá-lo. Quando um oficial de Justiça lhe procura não é humilhação, a menos que ele utilize palavras ofensivas. Nem sempre o oficial de Justiça vem intimar alguém e trás notícias ruins. Não é somente réus que são intimados. Portanto, o fato de ser chamado por oficial de Justiça, por si só, jamais poderá ser considerado humilhação. Vítimas, testemunhas, autores de ações e réus são intimados.
Ao fazer três diligências para citar ou intimar alguém, e suspeitando que ocorre ocultação deliberada, o oficial de Justiça poderá designar hora certa para o dia seguinte. No dia seguinte, na hora designada, não encontrando o citando e não havendo justificativa plausível, o oficial de Justiça entregará a contrafé (mandado) para qualquer familiar ou morador, dando a citação por realizada. A suspeita de ocultação é ato que somente, e tão-somente, o oficial de Justiça avaliar.
É importante esclarecer ainda que se for uma intimação, e seu esposo irá estar em casa no domingo e a intimação ocorrer por hora certa não haverá nenhum prejuízo, certamente a audiência é num momento posterior, se for antes passe o número do telefone de seu esposo para a oficial de Justiça.
Se for uma citação, o prazo para contestação ocorrerá somente depois que o mandado for juntado ao processo (colocado dentro do processo). Além disso o pessoal do fórum deve enviar mais uma carta ou telegrama para a pessoa que foi intimada ou citada. Mas seu esposo não está se ocultando, recebendo a citação basta ir até o fórum ou fazer a contestação através de advogado.
Aproveito para convidá-la a visitar o site dos oficiais de Justiça do Brasil.
www.infojusbrasil.com.br
Cibele Lunetta hoje fui a até o Fórum q é comarca em outra cidade e procurei o cartório responsavel, e falei tudo o ocorrido com a situação que passei, eles ficaram a meu favor, pois viram que não tinha motivos para o oficial ir atrás de mim..e sim tinha que ir atrás do meu marido, e se não o encontrasse o advogado que mandou citar tinha que tentar localizar, pois a intimação ainda estava em endereço antigo..e como a oficial tbem falou q iria hoje até minha residencia, e se não achasse ele ia dar como ocultação...falaram q não havia motivo para ocultação e que ia passar para o oficial... deixei falado lá o dia que meu marido está em casa e o telefone...
Estudante.de.Direito,
Que tal receber a visita, insistentemente, de uma oficial de justiça que procura outra pessoa, cuja citação nada tem a ver com você???
Quando isso acontecer, você nos conta se ela estará ou não sendo inconveniente, ok??
A consulente tem o direito de buscar viver em paz, não??
Saudações.
Se a pessoa a que se busca é só um mero conhecido seu, Lunetta, o oficial pode ser inconveniente. Mas trata-se da mulher do procurado, pessoa que reside com ele sob o mesmo teto. Acho que ela buscava sim o procurado e pelas indicações seguiu a pista do novo endereço atraves da mulher do procurado.
Não houve abuso, não houve humilhação. Todo esse blá blá blá no cartório foi só para a mulher esfriar e não criar caso tumultuando o ambiente de trabalho, tipo: "despacha logo essa reclamona, ai". Não vai dar em nada a tal reclamação.
... a citação/intimação por hora certa é realizada justamente nas pessoas de parentes (q acobertam o réu), porteiros, vizinhos, etc.
Ademais, "todos têm o dever de COLABORAR com a justiça" (destaquei), consoante arts 339 e 600 do CPC. A recusa, sujeita o autor à multa.
Causar embaraço às ordens judiciais tbém é crime (art 239 do CP).
Assim, essa senhora está cruzando a linha da ilegalidade !!!
É isso.