Quero mudar meu segundo nome.
Boa noite! Tenho 22 anos e fui registrada com o segundo nome de Aparecida.Em homenagem a nossa senhora Aparecida.Gostaria de saber se tem como ficar apenas com o primeiro nome e retirar o nome de Aparecida do meu registro,pois sou evangélica e não gosto deste nome.Inclusive já sofri bullying por isso.E também não tenho o nome do meu pai e combinamos que ele iria me registrar.Como ficam meus documentos? O que posso fazer primeiro e se terei que trocar todos meus documentos todas as vezes que tirar ou por um nome.Obrigada!
MEL
Para a tentativa de exclusão do segundo prenome APARECIDA será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado. Esclareço que já tentei inúmeras vezes a exclusão deste prenome e tive êxito em somente 40% das tentativas.
É que APARECIDA é de uso comum no país e o constrangimento é de ordem subjetiva e não de ordem jurídica (grafia, fonética, significado, etimologia). Obtendo êxito na exclusão haverá expedição de outra CN, RG, CPF, CNH e os números dos documentos não mudarão.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
Sem dúvida que terá de trocar os documentos!!! Não tem cabimento mudar de nome e manter documentos com nomes diferentes!!!!
Vc pode tentar tirar o "aparecida", mas não é garantido.
Quanto ao sobrenome de seu pai ele e vc podem ir ao cartório e ele assumir voluntariamente sua paternidade, caso ele fique evitando isso vc terá de levar a questão a justiça, buscando o reconhecimento da paternidade, ele será chamado a fazer o teste do DNA, se confirmada a paternidade o juiz emite a sentença e vc vai lá e muda sua certidão.
Por isso mesmo coloquei na condicional : "se ela frequenta pessoas que se dizem "de Cristo" mas que praticam bullying o problema "
Além do que, por que crianças iriam praticar bulliyng por causa de um nome tão comum, se não fossem contra os santos católicos, assim como ela diz ser o desejo de mudança um fundo religioso????? É só ligar as pontas.
Aliás, que "face" bacana (Sensually) !!!! Meninas em calcinha, cenas sensuais!!! Os pastores de hoje estão bem saidinhos, hein?!
O mais engraçado é a dupla personalidade:
Mel Sensually Este usuário conecta-se ao Fórum usando uma conta do Facebook. Veja como fazer isso. 03/05/2014 19:02 | editado Boa noite! Tenho 56 anos e meu ex tem 71 anos.Ele era viúvo. Moramos juntos por 3 anos e fizemos uma união estável em cartório.Nos separamos e gostaria de saber que direitos eu tenho.Ele possui bens nos quais ele já possuía antes de nos conhecermos.Ele até fez um testamento a um ano atrás,mas desfez e depois fez outro novamente,passando tudo pra mim.Mas acredito que ele irá desfazê-lo novamente. jus.com.br/forum/365707/me-ajudemme-separei-como-ficam-meus-direitos/
Ela tem 22 ou tem 56??????? Ah!! Já sei!!! É a mãe que entrou na discussão usando o nick da consulente 10 minutos antes dela postar esta dúvida aqui, a respeito do nome!!!!!
Agradeço a todos pelas respostas que me foram de grande ajuda.Em momento algum disse que sofri bullying de pessoas da minha igreja.Inclusive nem me falam nada sobre isso.Estava realmente falando de bullying na escola onde eu frequentava.E acreditem,existem pessoas que praticam bullying mesmo que com nomes comuns como este.Ainda existem pessoas ignorantes. E o nome não é meu porque eu uso esta conta porque é meu meio de trabalho,pois vendo lingeries e não tenho nenhuma outra conta.Nunca disse que sou crente,apenas não creio em santos,mas respeito quem acredita. A outra pergunta tbm não é minha,acredito que nem todas as pessoas possam e tem como perguntar,não custa fazer um favor as pessoas. E ainda vi pessoas comentarem que eu não devo mudar o nome e sim o caráter,td bem mas acredito que as pessoas tem o direito de gostar ou não de algo não acham?
MEL
Para a tentativa de exclusão do segundo prenome APARECIDA será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado. Esclareço que já tentei inúmeras vezes a exclusão deste prenome e tive êxito em apenas 40% das tentativas.
É que APARECIDA é de uso comum no país e o constrangimento é de ordem subjetiva e não de ordem jurídica (grafia, fonética, significado). Se você obtiver na exclusão haverá expedição de outra CN, RG, CPF, CNH e os números dos documentos não mudarão.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
Mel Sensually,
Eu não escrevi que você deve mudar o "caráter" pois não te conheço.
Escrevi:
para mim o que importa não é o nome, mas o caráter (minha opinião)
Minha esposa tem MARIA em seu sobrenome, sei que Maria é idolatrada por muitos, mas isto nunca influenciou em nossas vidas nos 28 anos como evangélicos e 30 de casados.
Se eu fosse você deixava tudo como está, o tempo vai passar e haverá maturidade para superar tudo isto em sua vida.
Deus te abençoe.
Obrigada slpj você tem razão.A vocês que me deram respostas que me foram de grande ajuda meu muito obrigada.Quanto as pessoas que me deram respostas sem nexo algum desejo a elas sorte na vida,pois vejo que ética é a única coisa que lhes falta.Pois iram ver casos muito piores,estranhos,engraçados e coisas que nem queiram imaginar.Já imaginou se eles pré julgarem seus clientes que grandes advogados,não é? Acredito que estão na profissão errada. Desculpe aos outros,pois são pessoas de caráter. Deus abençoe a todos.
DMARINHA
Mas é possível. Até os 19 anos de idade é possível alterar prenome e sobrenome IMOTIVADAMENTE. Com base neste artigo 56 LRP é possível substituir o PRENOME por qualquer outro que queira e que seja de uso comum em nosso país. Com base neste mesmo artigo é possível incluir qualquer SOBRENOME de seus ascendentes, mas sem excluir.
Sendo que, no ESTADO DE SP estas permissões do artigo 56 LRP devem ser requeridas em juízo e não diretamente em cartório (conforme normas da corregedoria). Desta forma, através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado junto ao fórum da cidade onde o requerente reside ou foi registrado.
- DOS 0 AOS 18 ANOS > IMOTIVADAMENTE > E COM ANUÊNCIA DOS PAIS
- DOS 18 AOS 19 ANOS > IMOTIVADAMENTE > E SEM ANUÊNCIA DOS PAIS
- DOS 19 ATÉ A MORTE > MOTIVADAMENTE > E A CRITÉRIO DO JUIZ
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com