Minha historia 'e a seguinte. Sou separada do primeiro casamento e tenho a guarda de meu filho de 14 anos a mais ou menos 4 anos. Me casei de novo e tenho mais um filho com o novo marido. Meu atual marido e' americano resolvemos morar nos Estados Unidos. Ja adquirimos uma casa e vamos ter uma vida bem estavel, podendo dar do bom e do melhor para as criancas. Minha duvida e' a seguinte: se meu ex marido pai do menino de 14 anos resolver criar caso em relacao a essa mudanca como posso proceder? Se eu o tirar do pais mesmo sem o consentimento do pai em ele morar no exterior, estarei cometendo crime? Consigo viajar para o exterior com meu filho de forma legal, mas nao tenho autorizacao para residir no exterior com ele. quais seriam as consequencias se utilizar do meio legal para viajar para o exterior e aproveitar e permanecer nos Estados Unidos, pois eu e meu filho ja possuimos visto de permanencia nos Estados Unidos. Nao sei se isso teria alguma importancia mas e' o desejo da crianca ir morar fora do Brasil com o irmao. obrigado, fico no seu aguardo

Respostas

    Maria Rustica

    Maria Rustica Segunda, 07 de março de 2016, 3h05min

    Ai te pergunto Rafael f Solano, é justo isso comigo e com minha filha??? Meu ex nunca deu nada a ela, nunca pagou pensão... só nos prejudicou de todas formas possíveis. Minha filha sempre tira notas baixas, as vezes faz xixi na roupa... é uma menina que precisa de um certo acompanhamento. Meu atual marido foi valente pois quando me conheceu eu tinha medo de tudo, minha filha com uma série de problemas, ele chegou e providenciou uma boa psicologa e um reforço escolar. A conta mensal não ficou barata. Esse sofrimento todo gerou uma série de transtorno em mim e na minha filha. Hoje vivemos de modo restrito por segurança. Minha filha ainda se revolta com a situação pois não fazemos nada de errado.

    Maria Rustica

    Maria Rustica Segunda, 07 de março de 2016, 3h16min

    Felipe Mendes
    Sou uma pessoa de bem que tenta dormir todas as noites sem ter pesadelos com meu ex, sabe o que é ter uma faca na barriga? Uma arma apontada para você? Uma agressão física e também psicológica?
    Queria que tudo isso não fosse verdade, queria eu estar brincando de esconde esconde, queria eu que todos esse boletins de ocorrência, essa medida protetiva fosse fruto da minha imaginação.
    QUERIA EU PODER TER PAZ!!!

    F

    Flávio Valerini Sábado, 07 de maio de 2016, 14h42min

    Bem, vivo uma situação parecida e posso mencionar sem essa questão de "machismo ou feminismo", creio que todos "adultos" podem refazer suas vidas, mas é bom lembrar que os filhos não podem ser "vítimas" das inconsequências dos "adultos", o fato de ir para o exterior não é uma garantia que os filhos terão melhor ou pior qualidade na vida, afinal a qualidade de vida não se mede única e exclusivamente por ter mais ou menos dinheiro, sabemos que dinheiro ajuda, mas o "caráter" e formação "emocional" de uma pessoa se forma por todas relações, dificuldades, experiências durante a vida. Filhos de pais separados é que mais sofrem, portanto, a mãe em questão pode casar a cada ano se quiser e pai também, desde que, não alterem o campo entorno da criança, afastando-as de familiares, do Pai, da Mãe etc.....no fundo adultos crescem e se tornam egoísta e pensam em si.

    Maria Rustica

    Maria Rustica Terça, 24 de maio de 2016, 23h46min

    Esse pai gente fina por acaso teria um minuto ai para dar uma olhada nos meus vários boletins de ocorrência devido a violência que sofri do meu ex???
    Também tenho uma medida protetiva de que nada adianta, também tenho recibos de pagamentos dos psicologos e aulas de minha filha de 13 anos frequenta. E nunca recebi pensão do meu ex. Este que expos minha filha ao risco por diversas vezes, minha filha tem disturbio urinario por tudo que vivemos na companhia do pai dela. E AI PAI GENTE FINA????? O q me diz??????? Hj eu e minha filha vivemos escondidas feito bicho acuado com medo de ser abatido. Hoje não posso fazer nada da vida por conta de um pai que se diz gente fina. Vivo com medo meu amigo. E ainda tem uns seres que defendem uns lixo desse

    Paulo Roberto Beto

    Paulo Roberto Beto Segunda, 25 de julho de 2016, 1h28min

    pessoal, lendo a historia dessa senhora, e a resposta do pai gente fina fiquei imaginando. Rozana, ja que o seu marido é americano, tem muitos dólares e tal. porque ele nao banca a viagem mensal de seu filho para ver o pai. no meu ponto de vista, você esta totalmente egoista de afastar um filho do pai. me desculpe o desabafo. mas uma pessoa abandonar seu pais por dinheiro ou vida melhor, por ai ja se sabe quem é mais egoista nessa historia. Boa Sorte.

    Paula Boyd

    Paula Boyd Quarta, 05 de outubro de 2016, 13h18min

    Vim aqui tirar uma dúvida, pois estou em uma situação semelhante, e perdi a fé na humanidade. A mãe fez uma pergunta sobre as possibilidades legais, pois ela tem intenção de fazer as coisas de acordo com a justiça, porém questiona o que acontece se não o fizer. o que choveram foram acusações e opiniões de pessoas que nada sabem da vida dela a não ser o que ela relatou. Tiraram milhões de conclusões precipitadas pelo pouco que ela disse para criticar a escolha dessa mãe. Não sou feminista, mas dá pra ver como o machismo é nojento por essa opiniões ridículas. Se não podem responder a pergunta, abstenham-se de opinar na vida alheia, estamos aqui para ajudar e ser ajudados.

    Marcio Alves

    Marcio Alves Quarta, 26 de outubro de 2016, 14h24min

    Sair do país com menor sem autorização de ambos os pais caracteriza rapto parental !
    De uma olhada
    https://www.hcch.net/pt/instruments/conventions/full-text/?cid=24

    R

    Rafael F Solano Quarta, 26 de outubro de 2016, 20h30min

    Sem duvida que se transforma em ato gravissimo, até porque não teria como legalmente tirar a criança do pais sem passar pela PF e ali seria exigido a autorização do outro genitor ou da justiça!!

    Joao Marcos Ramos

    Joao Marcos Ramos Sexta, 28 de outubro de 2016, 18h26min

    Acho o fim da picada alguns comentarios. O fato do pai nao ter a guarda da crianca nao implica que ele eh o vilao da separacao. Esta mae que escreveu pelo visto quer achar uma brecha legal para levar a crianca sem o consentimento do pai !!!! Nao ha duvidas que morar no exterior pode ser uma grande experiencia para os filhos, mas como fica o relacionamento com quem fica ? Acho muito leviana a posicao de alguns de dizer que ela tem que exisgir os seus direitos ! O pai tbm tem direitos, nao eh algo uni-lateral ....

    Odilon Nolasco Lima

    Odilon Nolasco Lima Segunda, 07 de novembro de 2016, 13h04min

    Estou divorciado, meu filho vai completar 13 anos em janeiro, e ele quer ficar comigo não com a mãe, e devo ir morar na Suiça e gostaria de levar lo. Que providencia devo tomar legalmente?

    Vanessa Correia

    Vanessa Correia Terça, 15 de novembro de 2016, 9h30min

    Acho engraçado é hipócrita, vivemos num país falido, onde instituições inteiras estão virando pó, onde a educação, a saúde irá paralisar por 20 anos! O que uma mãe ou um pai quer dar para seu filho são condições de vida melhor, um futuro! O qual ele possa ter uma educação de qualidade, uma vida longe dessa violência que vivemos hoje, isso ninguém pensa. Levar uma bala perdida é o quê? Destino? Sei que violência está em todos os lugares, porém uns mais e outros menos. Duvido que a maioria dos hipócritas que estão difamando, sendo contra, se tivessem uma oportunidade dessa não agarraria com unhas e dentes! Brasileiros só sabem olhar para o próprio umbigo! Vá atrás dos seus direitos sim! Seu filho já tem idade suficiente para opnar diante da justiça, e o juiz irá decidir em cima do que é melhor para a criança, e não o que é melhor para os pais. Abç.

    Cecilia Thibes

    Cecilia Thibes Quarta, 16 de novembro de 2016, 23h15min

    Entendi os argumentos de se proteger a criança e do
    Direito delas em estar perto da família. Mas existem argumentos reais que façam o juiz autorizar a mudança com um dos pais?
    Atualmente moro com meus 2 filhos perto do pai deles. Mas mesmo eu tendo enviado e-mails e pedido várias vezes para q ele desse mais atenção, o mesmo os pega apenas a cada 15 dias. Não liga, não visita fora dos 2 finais de semana por mês. Fazendo as contas, morando fora do Brasil ele veria os filhos mais do que na situação atual. Isso serve como argumento?
    A lei diz q não posso obrigá-lo a ver os filhos mas ele pode nos obrigar a ficar por míseros 4 dias por mês?

    Rebecca Bühler

    Rebecca Bühler Sexta, 30 de dezembro de 2016, 20h32min

    Achei um argumento tanto falido como intencionalmente desumano pelo simples fato da hipocrisia. Oras se a mãe tem a guarda do menor, e ela quer refazer sua vida e dar uma vida melhor tanto para si quanto para o filho, isto é, se mudando para o exterior, recomeçando um novo relacionamento etc, pois tudo o que ela irá fazer vai influenciar emocionalmente no menor.
    Se o pai da criança com quem ela supostamente '' errou'' por ter tido um filho com o indivíduo, a lei protege o pai para ter convivio o tempo todo com o menor certo? Então ele pode refazer sua vida, mas a mãe nao pode? E em consequencia o reprodutor usa o filho (a) para prender a sua ex?
    E as chantagens que o ''indivíduo'' reprodutor faz? Claro que excelente pai... A lei querendo proteger emocionalmente o suposto ''elo'' entre o pai e o menor, porém não enxerga o fato em que se o pai usar o filho (a) para prender a mulher aqui e não refazer sua vida no jeito que ela quer e acha melhor para seu filho é uma tremendo abuso psicologico que vai influenciar 10 vezes mais no filho pela qual se encontra morando com a mãe. É até desastroso ou diria '' vergonhoso'' ter que escrever e lembrar uma coisa tão óbvia.
    Senhores por favor.. não sejam mesquinhos ao ponto de apoiarem a lei que protege o estado ''emocional'' do menor sendo que o menor se encontra com a mãe que não pode refazer sua vida.. Se a mãe está feliz , o filho (a) tambem vai estar. Se o pai não deixar ela ser feliz.. o filho tambem não vai estar.
    Só falta desenhar para demonstrar essa lei desastrosa no entanto doentemente hipócrita.

    Ricardo Callisaya

    Ricardo Callisaya Quarta, 04 de janeiro de 2017, 17h49min

    Minha filha i ex mulher mora n exterior..Cuanto tempo tenho de férias com a minha filha ..

    Desiree Stijena

    Desiree Stijena Segunda, 13 de fevereiro de 2017, 0h04min

    reparem que odilon fez a mesma pergunta que rozana e ninguém mas ninguém o questionou ou respondeu , será coleguismo de homens? é ridiculo esse jus qualquer coisa , só crucificam as mulheres , deveria ser tirado do ar pois não respondem nada a altura das perguntas e ainda ofendem quem pergunta

    M

    Mmos Mmos Quinta, 16 de março de 2017, 8h19min

    Estou em situação parecida.
    No meu caso, minha filha tem 11 anos, tenho a guarda a 5 anos. O pai é americano e mora nos EUA desde o divorcio.Esteve no Brasil por 2 vezes, na segunda dei morada, emprestei dinheiro para passagem e estadia. O pai nao da pensao fixada,nunca entrei com pedido, mas ajuda ocasionalmente. A 1 ano decidi junto com ele a fazer minha cidadania portuguesa (meu pai é portugues) Ele concordou que seria melhor para nossa filha morar fora do Brasil para ter melhores oportunidades de estudo. Nunca casei novamente, iria eu , minha filha e a vo talvez.O problema é que ele as vezes telefona para ela, as vezes some sem dar explicacoes por 1 ano, ou 1 mes, quando quer e menos esperamos ele liga..Nao tenho endereço dele, telefone ele troca chip sempre que some. A ideia e a dispesa foi toda arcada por ele,inclusive a autorizacao para a cidadania da filha ele assinou e enviou-me por correio, mas agora ja faz 4 meses que ele nao telefona e eu ja estava com o planejamento todo da mudança para Portugal.E agora?

    Quando a mae e a filha sao brasileiras residentes no Brasil, e o pai é estrangeiro e vive no exterior e veio 2x em 5 anos apenas para visita, seria possivel que o juiz me desse autorizacao, da mesma forma que fazemos aqui quando mudamos informamos endereço , damos ciencia ao juiz?
    Eu penso que eu poderia pedir autorizacao judicial pois vejo pouca diferença para minha filha estar aqui ou em Portugal uma vez que o pai nao mora no Brasil. Sempre foi da minha parte o esforço para que o pai tenha contato com a filha,acredito que ele nao venha visitar por porque depois a saudade fica maior e o sofrimento aumenta pela distancia,sei que é delicado para os dois nesse sentido.

    No meu caso, seria mais facil o juiz autorizar?

    Silvana Escobar Siqueira

    Silvana Escobar Siqueira Quarta, 22 de março de 2017, 15h39min

    Também estou no mesmo caso quero ir pra outro pais com meu futuro esposo..meu ex marido não liga pra minha filha a despreza desde que nasceu ..a minha dúvida é se alguém da família dele no caso mãe dele pode tentar me impedir? Porque não posso parar minha vida por causa de.parentes e que nunca esteve ao meu lado quando precisei...?