Direito real de habitação

Há 12 anos ·
Link

O direito real de habitação é destinado ao IMÓVEL onde moravam os cônjuges, correto?? Se for uma fazenda o direito permanece o mesmo??? Ou, se for um imóvel com algumas acessões o direito prevalece sobre a casa sem as acessões ou ao IMÓVEL por completo??? Me ajudem!!

5 Respostas
Julianna Caroline
Há 12 anos ·
Link

Flávio

O direito real de habitação é sobre o bem em que residia o casal, e se este for único bem para moradia. Se eles moravam na fazenda, será a fazenda.

SkyEverest.
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Se for uma fazendo produtiva, por ex, o viúvo poderá ter o direito a moradia, mas não quer dizer que poderá lançar mão de todas as benfeitorias, administrar a fazenda, etc. Será SÓ E APENAS SÓ MORAR NO DITO IMÓVEL.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Na realidade usei a fazenda como exemplo somente para saber se os herdeiros poderiam reclamar em relação ao TAMANHO do imóvel. Na verdade minha questão refere-se a UM IMÓVEL com três benfeitorias. Uma usada para moradia e outras duas para aluguel. Como o direito real de habitação refere-se ao IMÓVEL, preciso saber se a viúva fica com o bem, MESMO SEM PODER ALUGAR AS OUTRAS DUAS CASAS ou se somente com a benfeitoria onde residia.

OBS: Peço que levem em consideração o que a lei diz: AO CÔNJUGE SOBREVIVENTE É ASSEGURADO O DIREITO A MORADIA SOBRE O I-M-Ó-V-E-L ONDE RESIDIA DESDE QUE SEJA O ÚNICO DAQUELA NATUREZA A INVENTARIAR.

Obrigado!!!!!

SkyEverest.
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

MESMO SEM PODER ALUGAR AS OUTRAS PARTES.

O imóvel é um imóvel. Se há outras casas num mesmo terreno qualquer dos herdeiros podem pedir na prefeitura que sejam separadas as casas. O direito real de habitação recai sobre sua casa, e a sua casa é onde vc mora, não são as outras habitações.

O direito real de HABITAÇÃO se restringe ao uso para moradia, portanto, é incabível a idéia de alugar qualquer parte do bem, seja dentro do imóvel, seja no terreno.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Ok. foi o que eu imaginava. Os herdeiros podem separar as benfeitorias e se apossarem das mesmas. OBRIGADO!!!!!

Esta pergunta foi fechada
Há 9 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos