Abuso do corretor na Venda da Casa.
Gostaria que me tirasse uma dúvida. Estava vendendo minha casa particular sem querer ter envolvimento nenhum com imobiliária, apareceu um corretor na porta da minha casa alegando ter um cliente, foi combinado sem nenhum contrato assinado que ele pediria 160.000,00 para o cliente e eu ficaria com 151.000,00. Como era financiamento o cadastro do cliente foi aprovado para o valor de 160.000,00 . O engenheiro do banco avaliou a casa em 151.600,00, ao saber disso o corretor me comunicou via WhatsApp e não pessoalmente, não me deixando tempo para pensar e aguardando resposta imediata! No calor do momento e com medo de perder negócio concordei em ficar com 145.000,00 (que ficou escrito no celular). Quando fui chamada para assinar o contrato descobri que o corretor também cobrou comissão do seu cliente. Quando saí da agência percebi que o corretor havia sido contratado pelo cliente e não por mim. Sendo assim quem pagaria a comissão seria somente este cliente. Me sinto lesada, como devo agir?
Karegina, difícil dar um posicionamento sem examinar detalhes do caso, aconselho a procurar advogado gratuito na Defensoria Pública ou Atendimento jurídico de alguma faculdade da sua localidade (por exemplo), e tomar as medidas jurídicas possíveis.Não se desespere, procure ajuda jurídica na sua cidade. Boa sorte, Carlos.
Ora você deu o preço de 151.000,00 teve uma contra oferta de 145.000,00 aceitou. O que tem de errado ? explica.
Você já sabia do valor concordou, agora porque ficou sabendo que o comprador também vai pagar pelo serviço do corretor esta achando que o corretor ágil de má-fé , qual seria seu argumento para chegar a essa conclusão? É o trabalho dele.
O Corretor deve ganhar 6% do valor da venda. Procure o comprador e pergunte quanto ele vai pagar para o corretor, sabendo do valor some com o que vc tinha prometido , caso passe do valor de 6% não pague essa diferença a mais.
Agora combinar uma coisa e depois se arrepender tem consequências lembre disso nos próximos negócios e não adianta lamentar isso acontece com rico ou pobre que não sebe fazer negocio.
Karegina,
A remuneração do corretor é paga conforme o ajustado entre as partes que o contratou, que normalmente é o vendedor.
Nada impede que o corretor seja contratado, como normalmente o é, por um comprador para a busca de um determinado imóvel, pagando por esses serviços.
Você ajustou o preço com o corretor e o serviço foi executado. Logo, vc deve pagar.
Se alguém eventualmente teria algo a reclamar, seria o comprador, não vc.
Assim, não há nenhuma má-fé no negócio realizado.
Corretos o Júnior.19 e o BOPE.
Pense nisso (ou antes de fechar o negócio).
Comigo iria acontecer algo semelhante, só que quando o corretor me procurou e veio falar de valores, eu respondi: "quero na mão o valor que anunciei em particular, se você conseguir vender acima deste valor, a diferença será sua, mas eu quero nas mãos o valor de meu anuncio, nem um centavo a menos", ele nunca mais apareceu. kkkkkkk, mas também ainda não vendi o imóvel e não tenho pressa para tal, pois quase ninguém cai seu preço inicial.