PODE ADVOGAR PARA PARENTE?
minha vo morreu em 2005 e ate hoje nao foi feito o inventario como passei em janeiro de 2006 na oab já sou advogada porém me disseram que parente não pode advogar para parente isso é verdade? então eu não posso abrir o inventário de minha vó? e não posso advogar em ação de cobranças para meu irmão?
OBRIGADA A TODOS
Nobre Advogada Elizabeth.
Sabemos que existem algumas vedações acerca de impedimento e suspeição exatamente para não ferir os princípios da impessoalidade e imparcialidade.
Nesse sentido, peritos, magistrados são impedidos ou suspeitos para atuarem em determinadas demandas.
Ocorre que o advogado é, por princípio, parcial, não o sujeitando aos impedimentos ou suspeição suscitados.
Assim, advogar para parentes é perfeitamente viável. Aliás, sempre ouço histórias de que os primeiros clientes do advogado são seus parentes (não se esqueça de cobrar os honorários).
Carlos Abrão.
Vc não sabe o rabo de foguete que vc pretende agarrar. Toda sua família no seu pé em plena ceia de natal, indagando se o inventário sai ou não sai. Vc ouvirá coisas como:
Se fosse para demorar tanto, preferível a defensoria.
Eu sabia que devíamos ter contratado alguém mais experiente.
Será que se der uma ponta lá no tribunal o processo não anda mais rápido.
Ai vc diz que nem todo o judiciário é corrupto.
Eles vão te perguntar do processo sempre que te virem. Sua vida vai virar um inferno.
A melhor opção na verdade, é procurar um amigo que subscreva o processo para vc, depois ele substabelece os poderes sem que sua família fique sabendo. E sempre que te perguntarem vc dirá, o processo está andando conforme o trâmite normal, assim que houver alteração toda a família será avisada pelo advogado, fiquem tranqüilos que eu estou acompanhando pari passo.