Revisão de visita pai e filha

Há 12 anos ·
Link

Boa tarde,

Gostaria muito da ajuda de vocês!

Minha audiência de divorcio/pensão/visita foi feita por uma conciliadora. No momento de decidir sobre a visita ela iniciou dizendo que o pai da minha filha iria vê-la a cada 15 dias com horário estipulado sem a possibilidade de levar minha filha, pois moro em outra Cidade (127 km de distancia) e na idade que ela está ( 3 anos) não poderia ser afetado a rotina dela. Porem, acordamos que ele poderia pega-la sexta e trazer domingo a cada 15 dias, porque acreditei que assim seria melhor para ela, ter este contato frequente com o pai. Em 5 meses ele só fez isto 2 vezes por alegar não ter dinheiro o suficiente e quando vem não quer pegar minha filha em casa, somente na rodoviária, pois o transporte publico aqui da minha Cidade é demorado. Normalmente eu quem levo ela por conta da família dele, pois são pessoas maravilhosas e faço questão dela ter contato. A questão é, se eu solicitar a revisão de visita para que ele venha ve-la aqui passar o dia com ela somente, quais os argumentos que serão levados em conta?

Os meus são de que ele tendo que vir aqui o custo dele será reduzido em 50% onde ele terá a possibilidade de ve-la com mais frequência e não usar como desculpa que não tem condições. Toda vez que ela vai, ela nunca fica com ele, porque ele não tem uma casa adequada para ficar com ela, para quem conhece ele é uma testemunha de jeová desassociado e não pode ter contato com a família, com isto a minha filha acaba ficando com a minha ex-sogra por conta da estrutura. Mais o mais importante é que minha filha não sabe onde mora, até os 2 primeiros anos nós eramos casados então ela tem muita referencia da familia dele, ela sente muito falta deles e quando vai para lá não quer vir mais. Estou com dificuldade em adapta-la a creche, com amiguinhos aqui e acredito que seja porque ela ainda acha que mora ou que vai voltar morar lá, estes periodos se acentuam toda vez que ela volta, isso quando ela não fica doente do nada.

Espero que me entendam, de forma alguma quero tirar o vinculo dela com o pai e sei que mesmo exigindo a visita dele ainda sim ele pode se recusar a ve-la. Quero que minha filha tenha estabilidade, que entenda que o período de ficar lá é nas férias e que no mais a vida dela é aqui. Mas ainda sim não sei se isso será levado em conta e se é o certo a fazer o que sei é que do jeito que está atualmente ela está sofrendo.

5 Respostas
Julianna Caroline
Há 12 anos ·
Link

Não vejo motivo pra alterar o regime de visitas, uma vez que ele não cumpre, nada o obriga. Vc mesma disse que em 5 meses ele só cumpriu o acordo 2 vezes. Além do mais, com 3 anos o pai pode sim requerer o direito a pernoites e a metade das férias, ela já desmamou e ela tem convivência com ele e os parentes, por tanto, não creio que o juiz alteraria esse regime, uma vez que está dentro da normalidade. A alteração nessa altura seria mais prejudicial uma vez que afastaria a cça dos parentes paternos com os quais ela convive e gosta. Se ela está com dificuldades de adaptação, vc vai precisar trabalhar isso com ela, com ajuda de psicólogo, pq ela precisa entender que a casa dela é onde vc mora. Com o tempo ela acostuma, está recente a mudança e isso fatalmente altera a percepção da cça, mas com ajuda e paciência ela vai se adaptar. Crianças nessa idade são moldáveis, basta ter paciência. O melhor a ser feito é um trabalho juntamente com um psicólogo para adaptação da cça e não a mudança no regime de visitação. Boa sorte**

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Bom dia Julianna,

Obrigada pelo retorno, porem se puder preciso um pouco mais da sua ajuda. Está acordado em termo que o pai da minha filha tem que pega-la sexta-feira até as 23:00hrs e devolve-la até domingo as 23:00hrs. Ontem ele me pediu para ir busca-la na rodoviária , coisa que ele faz sempre, isto porque não iria dar tempo dele voltar para casa. Porem, ele sabe os horários se ele tivesse se programado para sair cedo (pelo menos as 09:00hrs) teria dado tempo de sobra para ele retornar para casa. O termo diz que ele deve retirar e entregar na minha residencia, e por este motivo e por outros assuntos pessoais como agressões verbais por parte dele eu não quis ir busca-la. Então ele disse que não ia traze-la ontem, somente hoje se desse, fiz um b.o contra ele hoje de manhã e agora mais do que nunca quero solicitar a mudança da visita, com este ocorrido quais são minhas chances?? Eu tive que faltar do serviço para poder resolver isto, minha filha perdeu a creche e ela só pode ter 3 faltas no mês senão eu perco a vaga, ou seja ele me causou e pode me causar vários prejuízos.

Julianna Caroline
Há 12 anos ·
Link

Vc pode basear o pedido de mudança no fato dele não cumprir o acordado e não devolvê-la no dia e hora estipulado em sentença de conciliação. As chances a partir daí são melhores, mas não há garantia. O entendimento dos juízes foge do nosso conhecimento.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Obrigada pelo retorno.

Eduardo Pizzetti
Advertido
Há 12 anos ·
Link

É sempre assim. Os pais precisam parar de colocar seus interesses e bem estar em primeiro lugar. Os pais não se dão bem, problema deles. Já pensou como a criança vai crescer num ambiente assim de guerra? Elas podem não ver, mas sentem tudo, e isso mais na frente vai surtir reflexos.

Vamos pensar agora com sabedoria e bom senso: Ok, ele não cumpriu de levá-la no dia/hora certa. Isso colocou a criança em risco de alguma forma?

Infelizmente a lei e o bom senso não caminham juntos, principalmente em casos em que envolvem crianças, por isso, por precisam ser maiores (em sabedoria, inteligência e maturidade).

Pense bem, você tem receio dela crescer querendo ficar com o pai, é notável isso em seu relato, embora você afirme que faz questão da convivência, no fundo tens esse receio, e uma forma de auto defesa é esta atitude que está tomando.

Acione a polícia em casos que realmente se faz necessário. Se você realmente faz questão desta convivência dela com a família paterna, você se contradiz com a atitude de registrar esse BO por ele ter passado da data de entrega da criança. Atitudes dizem mais que palavras.

A solução para o seu caso é:

a) Procure um psicólogo para melhorar o entendimento desta criança em relação ao mundo que a cerca e à relação que tem com os pais.

b) Seja sempre superior ao seu ex: Trate hostilidade com gentileza, idiotice com sabedoria, criancice com maturidade.

c) Antes de qualquer atitude, faça a seguinte reflexão: Qual atitude será de mais agrado e melhor para a minha filha?

Boa sorte!

Esta pergunta foi fechada
Há 9 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos