Cancelar usufruto vitalício

Há 11 anos ·
Link

Quero comprar um apartamento de uma senhora, mas ela é usufrutuária do imóvel e depende da assinatura da sobrinha para realizar a venda, pois passou o apartamento para o nome dela.

Detalhe, a sobrinha não quer fazer o negócio. O que complica a vida da tia, pois ela tem 70 anos e não consegue mais subir as escadas com as compras. A senhorinha só quer vender o imóvel por conta disso.

É possível desfazer o contrato de usufruto?

O que a tia deve fazer nesse caso?

6 Respostas
André Paulo Diniz
Há 11 anos ·
Link

A revogação do usufruto só irá consolidar a propriedade plena para a sobrinha, perdendo a senhora o direito de usar ou fruir o apartamento.

Tendo a nua-propriedade do imóvel, só à sobrinha cabe o poder de dispor dele.

Não havendo nenhuma irregularidade na doação do imóvel e a sobrinha permanecendo firme no propósito de não alienar o apartamento, não vislumbro nada que possa ser feito.

Blueskay
Suspenso
Há 11 anos ·
Link

Vc não quer comprar o apartamento de uma senhora, o imóvel não é dela.

Preclaro
Há 11 anos ·
Link

... o q vc (a Sra.) quer/precisaria cancelar/revogar não é o usufruto - pois essa medida não atenderia aos interesses dele -, mas sim a DOAÇÃO à sobrinha, para que o bem volte a ser dela.

Sorte ... nesse interesse alheio !!!

Amaro Dewes
Há 11 anos ·
Link

Olá ! Escapa da sua vontade de comprar o apartamento, mas a senhorinha (termo seu) tem como solucionar o problema dela, veja pois: - ela pode alugar um imóvel que lhe seja confortável (casa por exemplo) e alugar o apartamento. A sobrinha, na qualidade de nu proprietária, não consegue impedir isso !

nevS
Há 11 anos ·
Link

É exatamente o que Amaro disse. A senhora pode alugar o apartamento e usar a renda do aluguel para alugar outra moradia.

Imagem de perfil de DEMÉTRIO MEDEIROS
DEMÉTRIO MEDEIROS
Há 11 anos ·
Link

""ela pode alugar um imóvel que lhe seja confortável (casa por exemplo) e alugar o apartamento.""

Exatamente. O usufrutuário, como o próprio nome indica, tem direito de USAR e FRUIR da coisa, podendo ceder-se o seu exercício por título gratuito ou oneroso, nos termos do Art. 1.393 do Código Civil. Pode, portanto, alugar o imóvel objeto do usufruto e com o aluguel obtido pagar o aluguel de um outro imóvel qualquer.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos