Não temos os documentos para o inventário e um herdeiro mora no imóvel a inventariar

Há 11 anos ·
Link

Preciso de esclarecimentos do que fazer. Minha mãe faleceu e deixou um imóvel que era do meu pai já falecido antes do casamento com ela, não fizemos o inventário da morte do meu pai em 1993, e agora tenho q fazer o da minha mãe, o problema é que todos os documentos dos falecidos e do imóvel estão em poder de uma irmã que mora nesse imovel e não quer fornecer os documentos, com isso não temos nada somente meus documentos. Como faço para obriga- la a entregar os documentos dos meus pais e quero que ela saia da casa, já que a casa não é só dela, como ela não tem pra onde ir está dificultando tudo, preciso saber como proceder somos em 4 filhos e 3 não fornecem nenhum documento não Estão interessados no inventário , claro por conta dessa irmã q mora lá, os outros não querem se envolver então tô sozinha. Por favor me ajudem! Como devo proceder?

5 Respostas
BlackNight
Há 11 anos ·
Link

Vc pode conseguir uma segunda via de todos eles. Procure o cartório do RGI da localidade do imóvel a ser inventariado, procure o cartório onde foi registrado o óbito de seu pai e o de sua mãe, em ambos consiga a segunda via dos atestados de óbito.

Pronto.

Procure a Defensoria Publica ou arrume um advogado e entre com pedido de inventário litigioso, dê o nome e endereço dos demais favorecidos (seus irmãos).

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

Obrigada black night, porém tenho um problema: o imóvel não tem escritura, não tem como solicitar segunda via. E essa questão para retira-lá do imóvel como é feito e se é possível.

CESAR AUGUSTO
Há 11 anos ·
Link

Boa noite,

Em algum cartório deve ter o registro do imóvel ou mesmo o contrato de compra e venda.

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

Já procurei o imóvel não tem registro, e o contrato de compra e venda extravio, e então se vendedor tb não tiver mais esse contrato como faço? E durante todo esse processo ela pode fic( r no imóvel sem pagar nada (aluguel, iptu) possível eu receber uma indenização sobe a o tempo q ela permaneceu no imóvel?

Luiz Macedo
Há 11 anos ·
Link

Não se trata de uma mensagem, mas de uma solicitação de orientação. Vamos lá: A ação de inventário do espólio de meu avô, morto desde o ano de 1957, iniciou no ano de 1974 - portanto há 40 anos. Entre muitas pendência e depois de passar por três advogados, o último, em 2009, abandonou a causa (o processo encontra-se arquivado sem resolução de mérito). A casa sede da propriedade rural estava por desabar e eu, depois de procurar os herdeiros para nos cotizarmos para que a obra que se fazia necessária prosperasse, não obtive respostas positivas, tendo, portanto, de colocá-la em prática sozinho. Tenho 66 anos e gastei toda as minhas economias para manter o patrimônio de pé. Preciso saber se posso ingressar com pedido de usucapião e como fazê-lo se for o caso, já que há herdeiros que até hoje não juntaram ao processo extinto as procurações e certidões necessárias, muito menos, reitero, ajudaram-me na despesa com a restauração estrutural do imóvel. Aguardando orientação, agradeço desde já.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos