Vizinho com SOM ALTO da TV e SOM
Prezados, peço que me auxiliem. Estou há 3 anos tentando insistentemente e educadamente, ao síndico, através de diversas cartas expostas nos livros de ocorrência do condomínio, que tomem providencias quanto ao som alto da TV e SOM do meu vizinho. Tenho uma criança pequena, hoje com cinco anos, sou mãe, trabalhadora e prezo pelo meu sossego. Mas infelizmente tenho um vizinho que não respeita sociedade em que vive. Ele é um encostado, não faz nada o dia inteiro, a não ser escutar músicas com som alto, e à noite, o som da TV alta. Além disso, ele possui um relógio que bate as badaladas da hora e da meia hora. O barulho adentra meu apartamento e já solicitei diversas vezes que diminuisse o volume. Mas ele não respeita. A regra interna é clara, tem que aplicar advertencias e depois, multa. Ja chamei testemunhas vizinhas, uma ex sindica para conferir meu problema com o som do vizinho, mas a antiga sindica nunca aplicou multa ou advertencia por escrito. Hoje, depois de 3 anos, com uma nova sindica, estou pedindo que ela tome providencias, pois não aguento mais. Do meu quarto escuto todo o diálogo do programa de TV que ele assiste. Não aguento mais. Meu filho, tem que dormir no meu quarto para que possa ter uma noite de sono tranquila. Já o processei uma vez, mas ele assinou um termo dizendo que iria respeita o som. O que não ocorreu. Não quero entrar com processo, pois quero que o condominio tome as devidas providencias. Por favor, o que eu posso fazer para que o condominio tome as devidas providencias?
O condominio vai tomar as providencias, tá! E dai? Se ele não respeitar o máximo que vai acontecer é ele pagar multas, infelizmente vc vai ter que procurar judiciário leve a outra sentença, com certeza lá estava estipulado alguma penalidade em caso de descumprimento do que foi proposto no judiciário.
ANA_MEL - A realidade de tudo isso que vc fala, é tudo isso (SÓ). Na minha cidade conheço vários Condomínios e todos são iguais, NÃO MUDA NADA, NADA MESMO!
Você viu o que ocorreu o ano passado em São Paulo ? O morador do 10° andar matou o casal do andar de cima (11°). Vale dizer aqui que trata-se de condomínio de alto padrão. O condômino que matou (e suicidou-se logo em seguida) era parente de Celso Ming (jornalista Tv Bandeirantes).
ANA, barulho em condomínio é um problema infindável. O síndico deve colocar em prática as regras: Advertência, multa, reunião, polícia......... Mesmo assim conheço vários condomínios com esse sério problema.
Vc diz que já processou uma vez, mas ele assinou um termo dizendo que iria respeitar o som. E NADA MUDOU. Vc deve processar a 2ª vez.
E PEDIR A DEUS MUITA PACÊNCIA E CALMA PARA LIDAR COM A SITUAÇÃO.
.... A venda do Apto. seria uma solução definitiva... Que Deus te abençoe.
ana_mel,
Há uma administradora, responsável pelo cumprimento das normas do condomínio? Porque, se o síndico não aplica advertências ou multas, deve recorrer a essa via para reclamação.
Esse barulho incomoda outros vizinhos?? Se vários condôminos reclamassem juntos, haveria maior peso na reclamação.
Infelizmente, há pessoas que não sabem conviver, não respeitam regras, não sabem que quem tem direitos, tem deveres também...
Se tiver que acioná-lo novamente na Justiça, pelo artigo 42 da Lei das Contravenções Penais, o mesmo não poderá mais assinar termo de compromisso, provavelmente terá de pagar multa; quem sabe, então, deixará de perturbá-la.
O consultor Exatto indicou corretamente acima, que a solução imediata seria a venda do apartamento, porém assim, o "indivíduo" continuaria perturbando outras pessoas...
Que DEUS te incline à melhor atitude.
ana_mel
Grave o barulho(tv ,som,etc...) e faça um registro de ocorrências em uma delegacia mais próxima. Agora depois de uns meses vai receber um chamado para ir ao forum para uma audiência entre você e a moradora, e lá irá colocar uma multa para caso esta moradora venha fazer novamente o barulho. Te falo isso, porque eu mesma fiz este Registro de Ocorrência, da moradora da cobertura do prédio que moro, e eu estipulei a multa para caso ela venha fazer novamente barulho em R$ 2.000,00. Pois quando se mexe no bolso destas pessoas, acaba de vez. Eu gravei tudo, e juntei carta das reclamações fui munida de provas. Temos as Leis do Barulho a nosso favor, caso as pessoas não respeite, cabe a punição devida, infelizmente. Mas o povo só aprende assim.
Boa sorte
Obrigada pelas instruções, mas ja fiz tudo isso, inclusive ja tivemos uma audiencia na vara criminal, pois ele ja me ofendeu verbalmente e furou minha parede com a obra de colocação de um Split dele. Na ocasião, ele se comprometeu a não mais aborrecer com barulho. Perante isso, ele não muda. O próximo passo, a conciliadora disse que seria direto um processo criminal. Mas ele continua e não estou aguentando mais.
ana_mel,
Procure se controlar!!! pois é assim que acontecem muitas tragédias... e depois o vizinho barulhento é o "coitadinho", e o outro, um psicopata para a mídia e a maioria das pessoas.
Processe-o em tudo o que puder; garanta que seu advogado conseguirá uma boa punição, assim esse "brucutu" aprenderá a viver em sociedade; saberá que o ser humano tem direitos e deveres.
Boa sorte.