Falecimento do Reclamante

Há 20 anos ·
Link

Estou com duvida na seguinte situação: Tenho uma reclamação trabalhista já julgada procedente e encontra-se em fase de recurso ordinário ainda não julgado. O reclamante faleceu era casado e deixou 4 filhos menores. Gostaria de saber se é necessário pedir a suspensão do processo para habilitação de herdeiros, se é necessário dar entrada no inventario negativo para comprovar o inventariante (no caso a esposa) para a regularização da representação processual na justiça do trabalho, ou, isso pode ser feito por meio de simples petição com a juntada de documentos? Agradeço

3 Respostas
Teobaldo Santana
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Cara Colega Lúcia...

Estamos diante de um caso de suspensão processual, conforme preceitua o art. 265 do CPC. Alí reza que em caso de morte ou perda da capacidade processual das partes o processo deverá ser suspenso. Eu entendo, interpretando o parágrafo primeiro do mesmo artigo, que a suspensão ocorrerá assim que o Juiz tiver conhecimento do óbito e não automativamente no instante do óbito. A questão envolve a prática de atos processuais, que não podem ser efetivados por um falecido (ressalte-se que a procuração não tem mais efeito). No instante em que se tenha que praticar atos processuais novos, faz-se necessária e indispensável a regularização da sua representação, havendo suspensão do processo para tal fim. Portanto, aguarde o retorno dos autos com a publicação do acórdão e então junte a certidão de óbito e o termo de inventariante da viúva. Nesse caso abre-se o inventário negativo. Se não houver tempo para tanto, a viúva poderá representar os herdeiros e todos poderão se habilitar nos autos.

Esse seria o meu caminho. Espero ter ajudado.

Dr. Teobaldo Santana

Tavares
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Permita-me, caro Teobaldo, meter a minha colher enferrujada na sua orientação. Entendo também que se deve esperar o julgamento do feito em 2a. Instância e aguardar a baixa dos autos para a habilitação dos herdeiros, porém, entendo que não é preciso inventário negativo. A minha posição está alicerçada no art. 1º da lei 6.858 de 24/11/80. Aconselho a leitura desta citada lei que tem apenas 2 artigos e trata especificamente de falecimento de empregado que em vida não recebe o que é devido pelo empregador.

Carlos Alberto Coutinho
Há 17 anos ·
Link

Caros amigos; No caso de morte do reclamante antes de marcada a audiência, tendo o reclamante somente uma irmã como herdeira. essa podera intervir junto ao processo pra dar continuidade ao mesmo. Grato.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos