Reclamação Trabalhista contra Município

Há 19 anos ·
Link

Caros, advogados, meu irmão trabalhou no Município da cidade em que moro, de 1989 até 31/12/2004, na função de professor, sem carteira assinada até a data de sua despedida. A pergunta é: Se o meu irmão pode ingressar com uma reclamação trabalhista contra o Munícipio? e caso possa, quais são as verbar a que ele tem direito? E se fosse possivel, a quem lê essa msg, me mandasse um petição para esse fim, desde já agradeço,

Leo

7 Respostas
angelice
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Olá, Leo! Bem, seu irmão poderá ingressar sim com ação trabalhista contra o Municipio, porém precisa observar algumas coisas: O prazo prescricional, ou seja, o prazo legal para que ele possa ingressar em juizo pleiteando verbas rescisórias e FGTS termina 2 anos após o término do contrato de trabalho, ou seja, se ele realmente saiu na data q vc disse, ele tem até dezembro desse ano pra fazer isso, senão naum tem como requerer mais nada. Dificil dizer o q realmente ele tem direito pq vc naum informou se ele recebeu as verbas, tais como férias, 13º, salário residual...Qnto ao FGTS, há a sumula 363 do TST que dá direito sim. É o q posso dizer agora pra vc,porque não estou a par do caso. Espero tê-lo ajudado. Abraços!

angelice
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Ah, esqueci de dizer: ele naum precisa necessariamente de advogado pra ingressar em juizo. Preciso sim ir até uma VAra do Trabalho e fazer uma reclamação verbal,contando todo o caso. Em audiência, poderá provar o trabalho através de portaria de admissão e exoneração, contra-cheques e tb através de testemunhas. Abraços!

Ana Paula
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Trabalhei em uma cooperativa de trabalhadores autonomos como chefe de um Programa de Saude da Familia fui afastada sem justa causa, n tinha carteira assinada, nem férias, 13º FGTS,apenas INSS,fui mandada até a um psiquiatra e fazem 4 meses que não recebo meu salário, queria entrar contra o municipio por danos morais mais trabalhista e nenhum advogado quis oq posso fazer.Fui até a vara do trabalho daqui e disseram q só com advogado p/ poder entrar com uma ação eu tenho filho pequeno, estou no spc, Serasa, devido a empresa n me pagar, chamaram meus pais , foi uma humilhação terrivel, só que n sei se possuo direitos e se poderia pedir uma cautelar pelo menos para tirar meu nome q ta sujo no spc e serasa.

irene_1
Há 17 anos ·
Link

não entendo porque motivos ha tanta demora no andamento do meu processo trabalhista, que se encontra na terceira instancia em brasilia. Gostaria de receber informações.

solange henkel schmidt
Há 17 anos ·
Link

Gostaria de receber informações sobre meu processo trabalhista contra a Prefeitura Municipal de Carmo-RJ, qeu se encontra em Brailia na 3ª innstância desde 2004. Por favor aguardo resposta, obrigada

Alisson Souza
Há 17 anos ·
Link

Pela súmula 363 do TST, mesmo sendo contrato nulo, seu irmão tem direito a FGTS ou verba salarial atrasada.

Helis
Há 17 anos ·
Link

Gostaria de saber se um professor que trabalha sem carteira assinada pode requerer direitos trabalhista e que prova deve apresentar

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos