Meu FIES foi suspenso porque perdi o prazo de aditamento 2014.2, posso impetrar o mandado de segurança?
Estou no 7° periodo de direito e perdi o prazo para aditamento do fies 2014.2, meu fies e de 100% e não tenho condições de pagar a faculdade, quero impetrar o mandado de seguança contra o mec. pois neste ano o MEC aceitou o aditamento em atraso de varios alunos que não aditaram em 2013. essa ação tem condições de ser procedente?
Eu consegui, perdi o prazo e não aditei nem o primeiro e nem o segundo de 2014, teria que pagar quase R$ 16000,00 para retornar a faculdade, fui a DPU, e agora saiu a decisão, saiu dia 20/03/2015 o pedido de tutela antecipada, inclusive a juíza coloca no processo que a Jurisprudência nos Tribunais Federais tem se firmado, no sentido de que, em casos semelhantes o aluno tem direito a matrícula.
Fato semelhante ocorreu comigo. Perdi o prazo de aditamento referente a 2014/02 e entrei em contato via 0800 616161 para saber como proceder. As informações são divergentes, hora fui orientada a enviar demanda com qualquer documento que comprovasse que tal fato ocorreu por óbice operacional da instituição financiadora, hora fui orientada a pedir para que a instituição encaminhasse a demanda e hora me disseram que tal demanda deveria ser enviada para o edifício do FNDE em Brasília. Ao enviar uma demanda com documento em papel timbrado e assinado pelo gerente de relacionamentos do Banco do Brasil, no qual assumem que devido a um erro no sistema do banco, a formalização do meu processo teve atraso... tive meu pedido para reabertura do aditamento, negada. Segundo o email que recebi, meu motivo não era suficiente. Oras, comprovar que o Banco teve um problema no sistema e que devido a isso, o prazo se esgotou, não é suficiente? Agora estou entrando com um mandado de segurança para judicialmente pedir a reabertura do aditamento e também com uma ação contra o BB por extravio de documentos. Até o momento conversei com diversas pessoas e nenhuma conseguiu resolver seu problema apenas por meio das orientações do site ou do 0800. Para aqueles que não tiveram seus casos solucionados, procurem um advogado pois parte da falta de solução se dá por péssimo atendimento da central do fies, divergência de informações e pedidos negados sem mais explicações.
Oi Lígia Caroline, desculpe nao ter respondido antes, sim entrei para que foce liberado o aditamento retroativo sim, no meu caso aqui na minha cidade nao tem a defensoria publica federal, então estou dependente da resposta do juiz, mas caso na sua cidade tenha procure a defensoria publica federal, talvez seu problema seja ate solucionado mais parido que o meu. Eu fui na justiça federal com todos os documentos em mãos, o contrato do fies e os comprovantes de aditamentos, e mais os protocolos de atendimento no site e no 0800 do FNDE, e mais copias das demandas. Deu um calhamaço de papel, mas espero que o juiz avalie positivo, pq se nao vou ter que parar a faculdade pois ja esta encima do prazo para o aditamento de 2015/1 e temo por perder este aditamento tbm.
Carolina Valerio, no caso desta suspensão você vai ter que suspender o fies, e arcar com os custo do semestre que voce cursou sem ele, e dai sera liberado o aditamento. Porem as faculdades nao querem saber como vc vai pagar, vc tem q pagar pois se ficar inadimplente eles te proibiram de fazer as provas, trabalhos, estágios supervisionados e ate mesmo pegar seu diploma se vc estiver no ultimo semestre, dai vc terá que entrar com mandado de segurança contra a faculdade. Negociar com a faculdade é dificil, caso vc nao consiga uma boa negociação voce pode solicitar na defensoria publica estadual este processo, q eles irão intermediar para voce. É uma pena isto acontecer, eu estou com este problema tbm, mas se nao tenho condição de pagar regularmente imagina pagar td de uma vez, nao tem nem logica. Faço o fies pq nao tenho condição. No aditamento de 2014/2 o meu site estava travado e eu nao pude solicitar o aditamento, porem ate entao o site abria em janeiro o aditamento retroativo, porem em dezembro o FNDE lançou uma portaria de que nao iria mais estar fazendo esta pratica, logo quem era acostumado a aditar em janeiro retroativo foi pego de surpreza e quem estava com problema, assim como eu nao pode realizar. Agora fica essa "pendenga" a faculdade empurra pro FNDE e o FNDE nao quer nem saber se vc tem condição ou nao, ele te orienta a fazer a suspensão, negociar com a faculdade, e liberar o aditamento 2015/1, oque é ilógico, pois se vc tivesse condição vc iria fazer o FIES, quem em sã consciência e propriedades faria o FIES??? eu nao faria. E depois não é prejuízo algum eles liberarem o aditamento retroativo para nós, a gente paga todo trimestre os R$50.00 e no banco ja consta o valor bruto to empréstimo, logo eles nao perdem nd, pelo contrario lucram 1 semestre se abrirem o aditamento para nós.
Boa tarde, estou com o mesmo problema que todos devido um problema na faculdade e no bano do brasil perdi o aditamento do segundo semestre de 2014, agora entro no site FIES e está dizendo que está em processo de suspensão, oras se optei pelo FIES 100% é porque naõ tenho recursos para pagar a faculdade e agora vou ter que assumir uma divida que não tenho como arcar, fui ao Juizado de Pequenas Causas e fui orientada a entrar com uma medida cautelar no Juizado de Pqs Causas Federais, mandei email para o PROCON o qual me informou que estou no meu direito que eu não provoquei a quebra de contrato e sim foi erro de 3°, agora gostaria de saber se alguem ja pediu essa medida e se obteve exito, pois estou querendo ir amanhã 25/03/2015, para pedir.
acabei de mandar minha denuncia pro MPF, se alguem obteve uma resposta positiva por favor me passa pedi uma medida cautelar, meu email é [email protected]
Valéria Araujo, eu entrei pela justiça federal com pedido de tutela antecipada, pra que eles liberem o aditamento 2014/2 agora é esperar entrei dia 20/03 e tenho q aguarda 15 dias para sair a liminar. O MPF da minha cidade disse q eu ate posso entrar com pedido por eles, porem vai ser arquivado pois para o procurador geral federal intervir tem q ser direito coletivo, no caso tem que achar no minimo 20 pessoas do mesmo estado com o mesmo problema, para poder dar provimento a denuncia no MPF, ou entao entrar particular individual dai vc precisa de um advogado.Dai ja nao sei os valores pois um mandado de segurança em média sai por 2mil reais, simples, o nosso caso ja nao sei quanto daria.
Estou ficando desesperada, tenho 1 mês para resolver o meu aditamento 2.2014 e querem porque querem que eu pague o semestre. ja tentei ate negociar com eles para eu poder pagar uma taxa de 300,00 reais por mais so pra liberarem meu aditamento para eu poder começar a estudar novamente e eles dizem que esse valor e muito baixo, nao sei mais o que fazeeeeeeeeeer.
Oi pessoal, entao meu pedido de liminar de tutela antecipada foi deferido, ou seja o FNDE vai ter que reabrir o sistema para que eu faça o aditamento de 2014/2. Como eu disse em post anterior, eu entrei pela justiça federal poque aqui na minha cidade não temos a DPU. Provavelmente sem ser nesta semana, mas na próxima eles estarão reabrindo o sistema para mim e ficara aberto no minimo por 30 dias.
Nathalia Carolina e Renato Pinheiro , estou entrando prestes a entrar junto ao MPF, apenas reunindo os ultimos documentos para entrar com outros estudantes da mesma faculdade. Se vocês puderem dar uma palavrinha no whats ou email, deixarei aqui meus contatos. Fellipe Lopes (83) 96547864 [email protected]
Pessoal, é o seguinte
Sou estudante beneficiada pelo Fies 100% no ano 2013.2, estou tendo alguns problemas, o meu caso creio eu, que é um pouco diferente de todos. Estudei em 2013.2, 2014.1, 2014.2, sempre cumprindo todas obrigações que um aluno tem, quando possui o Fies. Uma dessas obrigações é o aditamento, que o aluno aceita o contrato no site do Fies, depois que a faculdade informar para o aluno a disponibilidade do contrato pela mesma. Quando a faculdade não informa o contrato no site do fies para o aluno aceitar, ela tem toda culpa e deve reparar o erro sem prejuízo para o aluno, agora, quando o aluno passa do prazo para aceitar o contrato disponível para ele dentro de 10 dias,o aluno tem que pagar as mensalidades referente ao período cursado ou que irá cursa. o meu caso foi que a faculdade não disponibilizou o meu contrato para que eu aceite em 2014.1 cumulando então para 2014.2. Sendo que a Faculdade me matriculou normalmente em 2014.1 2014.2, sendo que por diversas vezes procurava a mesma para que disponibiliza-se o meu contrato para aceitar. Sempre guardei os meus contratos de matriculas e boletos pagos em dias á CEF, o meu financeiro mostra que não há pendência referente a valores e disciplinas. Foi ai então que estourou a bomba na Instituição que, uma funcionário tinha pedido demissão porque fez vários erros referente ao fies, e neste erro eu estava no meio. Tentei em Dezembro de 2014 procurar por diversas vezes a faculdade para resolver, porém ela sempre se mantinha inerte. Foi quando então entrei com um processo no Juizado especial, para que pelo menos com uma liminar me desse a garantia de fazer matricula, até que meu caso fosse resolvido. Então o juiz deferiu a minha liminar, determinando que a faculdade fizesse a minha matricula em 2015.1 sob pena de multa. Porém como mais uma vez a faculdade incompetente não cumpriu a liminar. Então pessoal , mesmo assim a faculdade não cumpriu coma determinação e estou totalmente prejudicada ao mesmo tempo o meu financeiro mostra que,não há pendencia. Estou desesperada e a unica alternativa é procurar o MPF, pois tenho um direito garantido e está sendo impedido.Agora todos vocês precisarão estar com provas e documentos .
Pessoal, estou na mesma situação.... estou aguardando desde 05/08/2014 pra resolverem uma suspensão referente ao 1° semestre de 2014. E ainda preciso fazer a suspensão do 2° semestre de 2014 pra poder transferir meu fies pra outra instituição. Porém, quando ligo no 0800 ou acesso a demanda que fiz, a única coisa que ouço durante todo esse tempo é que tenho que aguardar!!!! E fui hj na instituição em que não estudo mais e me disseram que perdi meu fies, que a única coisa que me resta é encerrar o contrato! Isso é um absurdo!!! Fiz uma denúncia no MPF. Não sei mais o que fazer gente!!!