Idoso pode vender a casa sem autorização dos filhos?

Há 11 anos ·
Link
· Editado

Uma idosa que tem três filhos desejava vender sua casa. Ela passou a casa para o nome de uma sobrinha como se houvesse vendido e posteriormente essa sobrinha passou a casa para uma das netas da idosa como outra venda. Essas duas transações foram feitas com documentação registrada no cartório e prefeitura.

Após isso, a neta da idosa vendeu este imóvel para um terceiro, inclusive o imóvel foi financiado pela Caixa Econômica pelo comprador.

Após 3 anos de ocorrido a venda, um dos filhos quer contestar exigindo sua "parte na herança". Porém a idosa que era dona do imóvel está viva, então acredito que não existe herança se a dona não morreu.

Este filho tem algum direito? Judicialmente ele pode recorrer alguma parte?

5 Respostas
Rafael F Solano
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Este filho tem algum direito? R: NÃO!!! Ele só tem ganância.

Deixe ele reclamar, vai morrer na praia o coitado.

Francisco Temperini
Há 11 anos ·
Link

MARGARIDA:

Apesar de não existir herança da pessoa viva, a venda com tipificação de fraude pode ser objeto de questionamento judicial; é necessário verificar exatamente como foi feita a " venda ".

Se fosse doação não poderia ter sido efetuada ( havendo somente esse imóvel) ha certos requisitos na Lei que protegem eventuais herdeiros.

A venda legal por si só pode ser efetuada pelo proprietario a qualquer momento, mesmo porquê o produto da venda em tese pode ser um bom dinheiro para a familia.

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

A venda foi feita através de contrato de compra e venda passando a casa da idosa para a sobrinha porém nao houve desembolso financeiro. Dois anos depois foi feita outra documentação passando da sobrinha para a neta da idosa novamente sem comprovação de desembolso.

Depois a neta vendeu efetivemte para um terceiro que financiou pela caixa econômica.

Isso caracteriza doação ou fraude?

Autor Desconhecido
Há 11 anos ·
Link

Se algum herdeiro da idosa, acredita que as vendas foram fraudulentas, só poderá contestar na justiça, após o falecimento da mesma. E pode sair mais caro que comprar o próprio imóvel.

Se a casa foi vendida para o terceiro comprador por financiamento bancário, foi porque a documentação do imóvel é consistente.

Rafael F Solano
Advertido
Há 11 anos ·
Link

A idosa é lvire para vender!!! Se ela não vendeu para a neta e nem para outro sucessor direito, não houve fraude (mesmo que ela tivesse tal intenção), ela não tem de provar que obteve lucro na venda, o bem é dela e ela dispõe como quiser, esses são os fatos.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos