Muro de arrimo, obrigação do proprietário do terreno "de cima"?

Há 11 anos ·
Link

Quando construí minha casa era a única da quadra. O terreno é inclinado e esta na parte baixa da quadra, de forma que tem declive para a rua, e o terreno de cima tem declive para o fundo. Construí o muro divisor dentro do limite do meu terreno, já que o outro terreno necessitaria de um muro de arrimo, e ainda era da imobiliária. O bairro cresceu de forma que há construção em toda vizinhança, exceto no terreno de cima. Todos os demais proprietários fizeram muro de arrimo e aterraram o terreno, o que me faz temer que haja acumulo de água que possa quebrar o muro que construí. Aí vem a pergunta: Assim como os demais proprietários, o meu vizinho terá a obrigação de fazer muro de arrimo? Por meu terreno estar na parte baixa tenho que deixar passar tubulação pelo meu terreno, mesmo já tendo construído? Caso passe a tubulação pelo meu terreno, o proprietário terá a obrigação de reconstruir o que foi danificado pela passagem da tubulação?

3 Respostas
Anderson
Há 11 anos ·
Link

o meu vizinho terá a obrigação de fazer muro de arrimo? sim, se for necessário.

Por meu terreno estar na parte baixa tenho que deixar passar tubulação pelo meu terreno, mesmo já tendo construído? Sim.

Caso passe a tubulação pelo meu terreno, o proprietário terá a obrigação de reconstruir o que foi danificado pela passagem da tubulação? sim, toda a despesa com a passagem da tubulação e as obras no seu terreno ficarão por conta dele.

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link
· Editado

Obrigado pelos esclarecimentos! Como estou apreensivo com a demora na construção e há possibilidade de haver dano material, caso haja chuva em excesso, estou pensando em fazer uma notificação judicial ao vizinho forçando-o a construir o muro! Isso é possível? Posso promover esta ação no Juizado Especial Cível?

Edinho Peres
Há 9 anos ·
Link

Gostaria de saber se tudo isso que tá escrito aí é válido com a lei e gostaria de saber posso entrar na justiça pra exigir meu direito

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos