Filha de pais separados: como fazer uma festa de aniversário??
Sou separada a um ano e meio. Não tenho contato com o pai de minha filha apenas com os avós, que agem como tal. A partir deste ano decidi fazer comemorações separadas, pois tanto minha família quanto amigos muito próximos e inclusive eu mesma não nos sentimos a vontade de ir a uma comemoração que será realizada na casa deles. Eles acreditam que somos uma família só, e não é bem por ai. Gostaria de ter alguma orientação a respeito. Muito Obrigada
Camila, de fato, vc não tem mais relação algum com a familia de seu ex, mas a criança tem, a Lei garante os direitos dela ao convívio com a familia paterna. Os avós paternos serão para sempre avós desta cidadão que por acaso é sua filha.
Acho que vc está buscando não SE incomodar sem se importar como fica para a pobre criança essa divisão (que pode vir a ser entendida como alienação parental), essa exclusão dos avós paternos do convívio de seus (da criança) conhecidos, amigos e demais parentes. A criança vai sempre achar que há algo errado pois ela nunca terá ouvido falar de uma criança com 2 festas de aniversário. Isso vai mexer com a cabeça dela mesmo que ela não admita.
Vc pode até não chamar os avós paternos para o aniversário da neta deles, mas isso só vai criar uma situação cada vez mais desagradável entre eles e vc, e será a criança que estará no meio, ela é quem vai sofrer.
Lembre-se do ensinamento do famoso códice legal, a Bibilia, no sábio julgamento do mais sábio dos Reis, Salomão, quando 2 mulheres disputavam a mesma criança, ele decidiu então cortá-la ao meio e atender a ambas, já que não se podia descobrir com 100% de certeza quem tinha dado a luz ao bebê.
Salomão descobriu a verdadeira mãe quando uma das mulheres se desesperou perante a morte eminente de seu filho, e preferiu sofrer a perda, o distanciamento, abrindo mão da criança, dando-a a outra mulher. Ela SE sacrificou para que seu filho vivesse, não sofresse.
É isso que uma mãe faz.