Pessoal existe alguma lei pra isso? Os meus vizinhos são de mau de mim, e os filhos batem a bola no meu portão o dia todo e eles não ligam. Esses dias eu cheguei de taxi e eles não queriam que o taxi parasse na minha porta por que eles estavam jogando bola. Sao uns pais que ficam dentro de casa e solta os filhos nas ruas o dia todo. Meu portão e barulhento e eles batem com força. Não sei o que fazer eu já reclamei já xinguei mais eles fingem nem ouvir e continuam fazendo. Sera que não tenho direito de sossego? O dia todo Nola no meu portão.

Respostas

    H

    Hen_BH Terça, 03 de fevereiro de 2015, 10h31min

    Pelo que você descreveu, entendo que eles estão chutando a bola no seu portão propositalmente, a fim de efetuar provocações, o que tem provocado barulhos no portão.

    Embora tenham o direito de jogar bola na rua, e até mesmo de frente à sua casa, o fato é que não podem arremessar qualquer objeto (bola ou qualquer outro) contra o seu portão, ainda mais se realmente for por motivo de provocação.

    Sugiro que faça o seguinte:

    Envie aos vizinhos uma notificação escrita, de preferência por carta com AR, ou via cartório, solicitando que impeçam seus filhos de arremessarem a bola contra o portão, e que caso não o façam, você ingressará com um processo penal por contravenção prevista no art. 65 da Lei das Contravenções Penais:

    "Art. 65. Molestar alguem ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou por motivo reprovavel:

    Pena – prisão simples, de quinze dias a dois meses, ou multa, de duzentos mil réis a dois contos de réis."

    Mas antes, fotografe...filme... tenha testemunhas... observe e ante dias e horários em que isso ocorre, e faça constar tudo isso na notificação, para que depois ninguém alegue que suas afirmações são fantasiosas.

    S

    simone Terça, 03 de fevereiro de 2015, 17h47min

    Eu coloquei câmeras aqui, estar filmado...mais mesmo assim eles não se intimidam.
    Sera que se acionar a policia militar resolveria de emergência?

    H

    Hen_BH Terça, 03 de fevereiro de 2015, 18h01min

    Com todo o respeito, a polícia não é a "pílula dourada" para resolver esse tipo de problema. Trata-se aí de um problema de vizinhança, e que deve ser resolvido amigavelmente ou, não sendo possível, na esfera cível.

    Ainda que a conduta possa enquadrar-se, em tese, como contravenção penal, somente o juiz teria possibilidade de fazer isso. E enquanto ele não o fizer, trata-se de mera questão entre vizinhos.

    Se você não tomar providências mais concretas, como as que eu citei, a simples colocação de câmeras não vai resolver o problema.

    Lena Oliver

    Lena Oliver Domingo, 14 de fevereiro de 2016, 11h01min

    Simone, gostaria de saber se vc conseguiu resolver esse problema e qual atitude tomou, pois passo pelo mesmo problema onde moro e já não sei mais oque fazer...

    G

    Gustavo Sábado, 27 de fevereiro de 2016, 16h09min

    Ola, também gostaria de saber como resolveu o problema, estou ficando sem paciência, chutam a bola e ficam dando risada, ja falei com os pais e so passam a mao na cabeça, no meu caso, já é de proposito pois temos um campinho na rua de baixo e o resto da rua inteira pra jogar já que é uma rua sem saída, e o problema ocorre com outros 6 vizinhos, não sei mais o que fazer, no caso, são menores de idade, por volta de 16 anos

    Almerinda Lugao Ferreira

    Almerinda Lugao Ferreira Quarta, 16 de novembro de 2016, 12h32min

    Quero saber qual são os meus direito pois não aguento mais,estou doente e preciso do meu sossego dentro da minha casa.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 16 de novembro de 2016, 15h25min

    Gravem, registrem BO e coloquem na justiça!! Cobre destes pais irresponsáveis!!!