Herança

Há 19 anos ·
Link

Um casal vive em companheirismo, sendo q o companheiro tem filhos de um outro casamento, onde o companheiro possui uma casa em nome da sua companheira. Quando o companheiro morrer os filhos dele terao direito a uma parte desta casa? Os filhos poderao exigir q ela venda a casa?

6 Respostas
Vanderley Muniz
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Quanto aos filhos, sim Têm direito a herança.

Quanto a exigir que ela saia, não.

Mas é melhor esperar o cara morrer primeiro senão fica parecendo "urubú em cima da carniça" rsrsrsrsrsrs

Jaime
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Pedro, Vc diz que o companheiro tem uma casa em nome da companheira. Se está no nome da companheira ele não tem a casa, esta é da companheira. Se a casa foi adquirida pela companheira de forma honerosa durante a união, os filhos do companheiro morto herdarão a parte que pertencenria ao pai, porém para isso deverá ser reconhecida a união estável do pai com a companheira viva. Um abraço, Jaime

Pedro Henrique
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Como é q se faz pra reconhecer a uniao estável? E como assim, se a casa foi adquirida de formas onerosa?

Jaime
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Pedro, A união estável é reconhecida através de uma ação judicial e oneroso é aquilo que não foi obtido de forma gratuíta. Um abraço, Jaime

Pedro
Advertido
Há 19 anos ·
Link

O companheiro adquiriu a casa e passou ela para o nome da companheira, mesmo assim os filhos terao direito a casa? Há alguma forma de apenas os filhos herdarem a casa sem a companheira fique sem receber a sua parte?

Cláudia
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Para os filhos do companheiro morto terem participação hereditária na casa, primeiro é necessário comprovar a união estável, já que está registrada no nome do outro. Neste caso, teriam direito a 50% do valor da casa conconrrendo com a companheira, ou seja, 50% divididos pelo nº de filhos + a companheira. A forma dos filhos herdarem sozinhos a casa, é provar que o imóvel foi adquirido pelo companheiro, com recursos anteriores à convivência marital. O companheiro já tinha dinheiro ou algum bem que se desfez e comprou o novo imóvel durante o período em que viveu maritalmente.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos