O pai da minha filha já está casado e com outra filha. Quero saber como a porcentagem nesse caso é calculada.
Eu não faço ideia de qual é a renda dele e pelo trabalho que faz, acredito que boa parte seja por fora, como comissão e tal. No momento ele está pagando apenas 350 reais e estou achando pouco pela vida que ele está tendo. Não coloquei na justiça, mas agora estou querendo. Minhas dúvidas são de qual a porcentagem em cima do salário dele a minha filha terá direito (por ele ter outra que mora com ele) e como o juiz avalia a renda do pai.
Lazer não entra, não. Pensão é para o básico, o lazer vai de acordo com a filosofia de vida de cada genitor, para uns o filho tem de viver enfiado dentro de uma igreja e pronto, isso é lazer, prazer e obrigaçao. Para outros o lazer é viver na praia comendo o rango levado de casa, para outros é deixar a criança solta pela vizinhança e tá bom.
Lazer é cada genitor que fornece, de acordo com sua filosofia e estilo de vida,
Debora, Não concordo com ofensas tb ( apesar de alguns comentários aqui levantarem essa raiva dentro de mim), mas muitas vezes as pessoas já estão um pouco cansadas de vivenciar situações por deveras estressantes. Eu acho que o advogado deve sim orientar mostrando o outro lado, pois se todos tivessem como objetivo mostrar o que realmente é o justo, teriamos muitos menos litigios inflados, pois jã se barraria o processo antes de chegar a justiça. Infelizmente não é isso que acontece, e vemos ( como vc pode ler em uma outra pergunta do forum) uma mae acusando o pai de violencia apenas para afasta-lo do filho e um advogado orientando a melhor forma de manter a mentira). Isso chega a ser nojento. No caso que eu vivencio, o pai é completamente amoroso, paga pensao voluntaria desde o dia em que saiu de casa e sempre que a mae solicita qualquer dinheiro ele ajuda ( a mais) sem questionar nem o que ela fez com o que ele dpa, entendendo que se ela esta solicitando, esta necessidade é ventual e a prioridade é o filho. O que ele tem em troca? Uma pessoa querendo 30% do salario dele e todos os rendimentos, um aparatamento que ela sabe que nao tem direito, pois foi herança, al´me de dificultar a convivencia do filho com o pai - essa semana temos 2 feriados no Rio de JAneiro. Ele pediu para ficar o feriado da 5a com ele e ela falou que NAO, pq ela tem planos...e mentiu. como sempre. Não dá informações verdadeiras sobre a saude do menino, etc. É uma mãe negligente e nao amorosa? Aparentemente não. Mas é uma mãe doente. Que quer diminuir a competencia do pai a qq custo e diminuir o que ele aufere, mas nao busca sua propria melhora de condição. Todos os casos sao assim? Nao! Mas ai, ele se prejudica, pois olham para o todo e nao para cada caso. Talvez, se algum advogado tivesse mostrado para ela ocmo ela esta sendo errada com o filho, nao permitindo o convivio com o pai decentemente, a situação já estivesse resolvida. Mas pq alguem esta mostrando como ela pode tentar manipular o sistema e conseguir tempo e mais dinheiro ( ate para ele ter mais dinheiro no gnaho de causa), naoa há como os juizes terem tempo habil de analisar casos realmente complicados...e todos perdem.
Debora Cristiane, muito obrigada pela gentileza! Meu caso nunca foi querer sugar dinheiro, não tenho esse interesse, afinal o que é dele é dele. Sempre trabalhei e faço faculdade pra justamente correr atrás de um futuro melhor pra minha filha. Há 8 anos a pensão que ele dá pra ela foi no boca-a-boca, com atrasos de mais de um mês e dessa última vez de 2 meses! Fui demitida de um estágio há pouco tempo e pedi a ele que mandasse mais 50 reais pois ela ia precisar pro lanche do colégio, eu estando desempregada ele negou e isso me deixou muito chateada pois sei que ele tem condição pois a família dele me diz, só não quis por raiva de mim (não temos uma boa relação). E a partir dessa atitude e pelos diversos atrasos, resolvi levar até a justiça. Que seja feito o justo, não quero nada além disso. Obrigada pela ajuda!
Isis, Vc regulamentar judicialmente eh o ideal, exatamente para evitar problemas. Mas se a justiça determinar 350, 400, etc o além sempre será por comum acordo... Estou diZendo isso apenas Pq pelo que vc escreveu ele cobre metade das despesas de sua filha e toda quantia extra acordado vai realmente depender do diálogo de vcs. Boa sorte !
Vou regulamentar sim, essa semana mesmo vou até a defensoria pública!
A família acabou de me informar que o salário dele é de 6 mil reais. Ao saber disso fiquei muito chateada pois a primeira e única vez que pedi um valor extra de 50 reais, ele me negou dizendo que não tinha. Após a separação ele dava 250 (ganhava 2.000,00), depois minha mãe conversou e ele aumentou pra 300, no final do ano retrasado minha mãe conversou novamente depois de um atraso e ele aumentou pra 350. Será que pelo salário dele o juiz não vai entender que 350 reais é pouco? São 5,9% da renda dele, o mínimo não é 15%? E ainda tem o fato de que ele mora em SP, ou seja, todos os gastos de finais de semana, passagens, lazer...fica somente por minha conta, já que 196 reais é pouco para uma menina de 10 anos (pagamos 308 no colégio, 154 cada um). Quero ajuda pra saber como levar isso até o juiz sem parecer que quero o dinheiro que o pai conquistou.
Isis, não existe mínimo... Mas não se entende de cabeça de juiz. O ideal seria que cada genitor arcasse com 50% do custo... Mas visto que o padrão de vida de um genitor pode ser muito maior que o do outro... Existe uma proporcionalidade... No entanto lembre- se que esse dinheiro eh exclusivo pro seu filho... Então por exemplo, se vc pleitear 1000 reais e seu salário eh de 800 isso significa que a renda do seu filho eh maior do que a sua e dependendo do juiz isso eh completamente incoerente... Mas... Possivelmente o valor não será de 350... Possivelambete será maior... Boa sorte!
Lilian10, bom dia! Me tire uma dúvida, esse valor foi acordado no dia da audiência de fixação de alimentos? Pergunto pq na audiência do meu esposo não foi citado gasto algum da criança, aliás, qndo perguntado pela juiza a mãe disse que não sabia. Enfim, agora no pedido de revisão espero que ela tenha que provar os gastos...
Foi em audiencia, ela tinha colocado os gastos da crianca no processo. ai tava pedindo um salario minimo a juiza perguntou pra que ela queria mais dinheiro, ela disse que era pra caso ela quisesse colocar a menina em uma escola particular, o juiz perguntou pro meu marido o que ele achava da escola particular. ai ele falou que ja tinha pago uma escola pra menina e a mae tirou pq preferia o dinheiro. ai a juiza estipulou a metade dos gastos...
Lilian... A juíza do seu caso foi muito coerente... Pq o que estou achando nas minhas buscas são coisas absurdas... Achei muitas decisões que falam que PL tem q entrar Pq aumenta a possibilidade do alimentante ( e a necessidade do alimentado que não muda, não conta??!) . O juiz que despachou o provisional de alimentos do meu namorado determinou 20% em cima de tudo... Hora extra, PL, férias e nem ouviu a mãe... Não sabe custo não sabe nada.. Mero repetidor... A audiência conciliadora eh em maio... Mas esses injustiças incomodam... Ele da 1500 reais e ainda paga metade da natação e tem paga um plano de saúde ...
Isso é incomum pra nao dizer raro ou impossível.Um juiz determinar que o pai pague menos de 2% de pensao ao filho?Custo a crer,se for provado que ele recebe 15mil? Muita gente vem aqui,colocando coisas na cabeça das mães,com o objetivo de desestimular .Pensao pelo basicåo,são os avós que pagam.Pai e mãe tem que proporcionar uma melhor qualidade de vida ao filho,se puderem.E se uma criança está recebendo 100 do pai,se este ganha 10 mil,isto é um absurdo e tem que ser corrigido.Aí vao dizer,entao passa a guarda para o pai.Isso só faria sentido se a mãe usasse a verba para ela ou quizesse receber 3300,o que é muito para a classe média,mas receber 1 ou 1,5mil é perfeitamente possível. Embora tenham te dito que o pai recebe 6mil,vc vai receber a pensao em cima do que conseguir provar ou do que ele declarar,ja que é autonomo.Peça 1,5 sal min para chegar até 1 sal ou atè 80%.
Debora Cristiane, não é autônomo não, é 6 mil de salário na carteira.
E esse comprovante de gastos, é nota fiscal de compra de roupas, sapatos, remédios, higiene e alimentação que eu preciso apresentar? Porque fora isso, só temos o colégio. Outro ponto que não sei se o juiz vai avaliar é que por ele sempre atrasar a pensão, eu pago o valor inteiro do colégio sozinha e quando ele deposita a pensão eu tiro a minha parte. Por eu pagar adiantado até o último dia de cada mês o valor é reduzido para 308 reais, mas se eu fosse pagar nas datas que ele costuma depositar a pensão (dia 10,11,12..15) o valor seria 378 reais. Já conversei com ele sobre isso, mas não adianta, ele sempre atrasa! Em 8 anos estou desempregada pela primeira vez e o atraso está pesando...
Debora como ja disse uma vez tudo vai do juiz e do advogado... o juiz ja viu ela com maus olhos primeiro pq ela estava pedindo mais que os gastos da crianca, segundo ela colocou agua, luz, gas como despesas da crianca e depois meu marido mostrou os comprovantes da escola que ele pagava e o historico da crianca na escola e so tinha falta... como sempre falo se vc consegui um advogado que sempre diz amem em tudo, vc se lasca.
Lilian, A mãe do meu enteado apresentou contracheque falso... Ela declara que trabalha em período integral e apresente-os ganhos de meio período ( facilmente comprovável pois ela eh professora e o sindicato no site ensina a fazer as contas do salário)... Eu, como juíza, já acharia isso um. Absurdo.... Qual o sentido de mentir? Ela pede de pensão mais do que ela diz ganhar... Entendo que a criança pode ter melhor empenho... Mas obrigar o pai a arcar com gastos que a mãe não consegue bancar nem metade Pq ela nem se esforça para ter um emprego melhor não eh correto... Então um se esforça, trabalha 40 horas, se dedica e estuda.. O outro tranalha meio período e esse que não se esforça não contribui? Eh complicado!
Eu sei como e... a mae da minha enteada falou que o marido tem que da pra menina o mesmo padrao de vida que o meu filho tem, mais nao nem como eu sou funcionaria publica, a mae dela nao faz nada. entao o meu marido falou que ia pega a guarda, pq ele nao ia sustentar vagabunda foi ai que ela foi na justica pedir pensao, so que se deu mal, pq meu marido dava muito mais antes... e nem pra mentir ela presta...
Lilian, Tem que ter muito estomago para aturar ne? Mas acho que pior do que ter estomago para aturar isso é perceber que muitas pessoas incentivam esse comportamento e muitos juizes ainda dão como correto esse procedimento. Vcs tiveram um juiz coerente, mas tem muitos que parece que ainda estao no seculo retrasado. Vamos ver como vai ser...