Herança
Meu namorado foi criado a vida toda pelos avós maternos,a mãe dele é viva e adotada legalmente deles e não tem mais irmãos! O avô faleceu e hoje ele mora com a avó,os avós tiverem juntos um sitio onde a mãe mora,tem uma casa onde eles moram (avó e ele) e construiu uma no fundo com passagem independente,onde a mãe fica também em dias da semana! Tem um carro também,mas já está no nome dele! Essa mãe não criou,não liga e vive as custas da mãe dela que é a avó! Minha duvida,preocupação é a seguinte: Eles não combinam,mas vivem cada um na sua em respeito a avó,mas na falta dela sei que isso vai ser problema! Meu namorado para ser dono dessa casa,a avó precisa deixar em testamento a ele? Caso ela não faça ele fica sem nada? Somente o carro que está no nome dele? Tenho muito medo desse dia e sei que na vontade dela,essa casa é dele,pois eles moram juntos e ela já disse que ninguém tira ele dessa casa.Mas sei que se depender da mãe dele,ele fica na rua!Tenho dó e fico preocupada,com medo de na falta dela além de perder a pessoa mais importante da vida dele ele não ter onde morar.Desde já agradeço!
Infelizmente na ordem de sucessão legal a mãe ainda que adotada é herdeira necessária. Nada impede que a avó faça testamento ou até doação em vida. Mas a mãe como herdeira necessária deve ser reservado metade dos bens. O que forçará em caso de testamento (a ser cumprido após a morte dela) ou doação em vida a venda e partilha dos bens. Salvo se o sítio puder ser dividido hipótese em que em testamento ou doação ela pode dividir igualmente o imóvel entre os dois deixando cada um com sua casa. Então se é vontade dela que expresse ela em vida ou por testamento ou doação. Visto se não feito testamento ou doação a filha herda tudo e o neto nada.
Exatamente o que pensava! Muito obrigada pela resposta! Acredito que a casa que eles moram e o carro fique para ele e o sítio que a mãe mora,mais a casa do fundo para ela! Mas tenho que descobrir como anda as coisas,sei que a avó é muito entendida disso! Não tenho interesse,mas sim preocupação com isso! Caso ela deixe em testamento não dá problema algum né? Se não é briga na certa! Obrigada!