Estava eu refletindo, e não consigo, baseado em minhas reflexões encontrar uma conexão do estágio atual da ciência política (que eu considero a mesma coisa que teoria do Estado) e seu próprio criador, Nicolau maquiavel, alguém poderia me ajudar? ficaria muito grato...

Respostas

    M

    Marcos santos fraga Segunda, 11 de abril de 2011, 11h07min

    Para Maquiavel, o principe soberano deve saber se comportar ora como raposa, ora como leão. As alegorias são feitas no sentido de associar habilidade e esperteza serrateira à raposa e força nobreza ao lão. Essa passagem evidencia a flexibilidade que o principe de possuir, colocando-se entre os atos nobres e os vicios dos homens, se a necessidade pra manter a sua condição assim ixigir.
    Maquiavel, não se preocupa em descrever realidades ideais que nunca existiram, mas sim em aprender a verdade efetiva das coisas. Ele quer, diante da realidade resolver o inevitável clclo de estabilidadee caos.