J

    jairo roberto fernandes lucas Domingo, 03 de fevereiro de 2008, 11h07min

    o Estado nasceu primerio, logo vem o Direito

    J

    julinha2 Domingo, 03 de fevereiro de 2008, 11h50min

    Oras, se nosso Estado deve ser um Estado de Direito, logo só pode ter legitimidade na mesma medida em que atender a seu antecedente que é o Direito.
    Mesmo porque tem direito em tudo que é canto, né...mesmo sem Estado, a gente arruma umas regrinhas pra poder viver na paz...

    A

    aksa _ suzane Segunda, 21 de abril de 2008, 14h44min

    Em que pese variações quanto ao Direito (normatividade em sentido estrito ou amplo) O Estado (como conhecemos) centro de produção de normas jurídicas (normatividade em sentido estrito) surgiu com o fim da sociedade medieval, portanto após o Direito em toda a sua amplitude.

    N

    newton de oliveira lima Terça, 24 de junho de 2008, 20h02min

    Direito e sociedade surgem como fatos sociais permeados pela noção de poder e de adequação das pessoas e força pelo poder social dominante. Ora, se as relações são permeadas de poder elas tendem a organizar-se, e assi, surgiu o direito. Em qualquer acepção conceitual que se queira, tanto formalista quanto usnaturalista, o direito é fenômeno derivado do poder, e assim, depende dela para caracteriar-se. Somente depois controla(ou tenta controlar) o poder na forma de Estado de Direito, Estado Ético, Teocracia etc.
    Os historiadores da formação social mostram isso e os historiadores do Direito também.

    L

    lu Quinta, 09 de outubro de 2008, 11h19min

    Bem o Direito nasceu primeiro
    o Estado se formou baseado no Direito
    exemplo as leis (como se regularizam as leis, os direitos dos cidadaos?)
    Direito nasceu primeiro mas, sem o Estado o Direito nao seria nada.
    nao teria valor nenhum, judicialmente.
    a nao ser na lei do homem, matando, batendo para tomar posse de algo que pelo ponto de vista dele, è seu, entao para isso nasceu o Estado para colocar ondem nos direitos legalmente, para nao precisar disputar no bate boca para ver quem e o verdadeiro dono na disputa de algo.

    R

    Rui Borges Domingo, 30 de novembro de 2008, 16h44min

    O direito claro!

    É possível, ainda, afirmar mais:
    O Estado está subordinado ao direito, embora o último precise do primeiro para adquirir a sua vingência! Hoje em dia eles encontram-se inter-relacionados, embora seja induvitável a primazia do direito em relação ao Estado.

    M

    Mayk Henrique Sexta, 26 de dezembro de 2008, 13h26min

    Caros colegas, se me permitam entrar nesta interessante discussão, pergunto a vos o que é o Direito, bem como o que é o Estado.
    Creio que a resposta para a questão suscitada possa vir dependo do conceito que se têm acerca de cada um desses dois institutos.
    Aguardo resposta a fim de que posssamos dar conitnuidade ao debate!

    V

    Vinicius Oliveira Sábado, 14 de fevereiro de 2009, 20h12min

    Bem estou no primeiro ano de direito
    e gostaria de saber qual o significado de estado em
    todas esses conceitos!

    Algúém pode responder-me juridicamente?

    V

    Vinicius Oliveira Sábado, 14 de fevereiro de 2009, 20h12min

    o que ser estado juridicamente

    J

    julinha2 Quarta, 18 de fevereiro de 2009, 1h01min

    até pra existir conceito de estado, precisa haver prévio direito

    J

    julinha2 Quarta, 18 de fevereiro de 2009, 1h02min

    Quem nasceu primeiro? O direito de estado ou o estado de direito?

    J

    Jonathan Ramon Domingo, 28 de junho de 2009, 12h59min

    Eu acho que leve em conta ... As antigas civilizações ,até mesmo apos o fim do feudalismo, onde existiam e existem ate hoje as chamas leis consuetudinárias, (leis que não estao no papel )

    e o grande legislador grego dracon que passou para o papel .. Leis que antes eram execultadas oralmente!

    *

    *Dilla* Segunda, 13 de julho de 2009, 16h34min

    Concerteza o direito pois a partir dos momento que os homens se começaram a se unir vendo que não era mais possivel sobreviver sozinho, mas sim em conjunto, surgiram muitos problemas onde um precisa respeitar o limite do outro, para viverem em harmonia...e dai surgiu o estado para assegurar o direito (este já nasce com o homem) como uma forma de organizar as coisas....etc

    E

    Edsson Nilsson Sábado, 08 de agosto de 2009, 18h43min

    Concordo com vc Dilla, pois acredito que primeiro surgiu o direito, o qual encontrava-se manipulado por uma minoria ditatorial, econonicamente dominadora que legislavam em causa própria. Devido a insatisfação da maioria, que eram radicalmente escravisados pelo pequeno grupo "dominador" surge a ansiedade de se criar algo que fosse mais justo para controlar as relações humanas em suas diversas esferas. Surge então, "O ESTADO".