Meu cliente desapareceu... e agora??
Boa tarde, caros colegas. Sou novo na advocacia e gostaria que os senhores me ajudassem na seguinte questão:
Fui nomeado procurador dativo para atuar em um processo para um Sr. que queria, na época, requerer a guarda de seus filhos. A ação foi interposta e esta encontra-se em andamento. Entretanto, pela segunda vez, fui intimado para apresentar documentos do autor e para realizar outras diligências. Acontece que o meu cliente desapareceu e não tem como eu cumprir com estas diligências sem ele (não mora mais no endereço que havia me passado e todos os telefones que me informou já não são seus). Já manifestei no processo informando o desaparecimento do meu cliente (ele somente veio ao meu escritório no dia da primeira consulta) e agora não sei mais como proceder.
Sendo assim, senhores(as), como devo agir? Devo renunciar ao mandato? Se sim, devo pedir para que o juiz mesmo assim arbitre meus honorários (sou dativo)? Devo pedir a extinção do processo?
Desde já, agradeço.
Caro nobre causídico, o Dr. deverá informar no processo que desconhece o paradeiro do seu cliente, tendo em vista que não foi possível a sua localização através do endereço fornecido pelo mesmo. O Dr. pode requerer a pesquisa do endereço do seu cliente via Infojud, bem como a expedição de ofício ao INSS e Justiça Eleitoral, solicitando o endereço, caso haja.
Olá Jairo... eu já consegui resolver o caso. Informei o juiz sobre o desaparecimento do meu cliente e, após o informe e a manifestação do MP (por se tratar de guarda), o juiz extinguiu o processo por falta de interesse da parte. Se dor dativo, não se esqueça de pedir para o juiz arbitrar seus honorários, já que atuou na causa. Espero ter ajudado. Abraço!