Cada uma das pessoas responderá por homicídio culposo porque a intenção era ferir e não matar? No caso responderiam por lesão corporal dolosa e homicídio culposo? Ou seria homicídio doloso?

Respostas

    J

    jefferson Domingo, 10 de maio de 2015, 16h39min

    homicídio doloso ocorre quando uma pessoa mata outra intencionalmente.

    Vanderley Muniz

    Vanderley Muniz Segunda, 11 de maio de 2015, 9h19min

    Se a intenção era ferir e não a de matar responde por lesão corporal seguida de morte apenas, artigo 129, parágrafo 3o., do Código Penal.

    wav

    wav Segunda, 11 de maio de 2015, 9h43min Editado

    Vai depender da intenção, do dolo.

    Se era de ferir, e não matar, como o colega acima respondeu, vai responder por lesão corporal corporal seguida de morte, nos termos art. 129 do CP.

    Se porém a intenção era de matar, o crime de homicídio doloso absorve o de lesão corporal, pois este constituiu apenas um meio para a consumação do crime mais grave. É hipótese de aplicação do princípio da consunção

    Também deve-se levar em conta, no primeiro caso, se o agente assumiu e aceitou (ou não) os riscos de seus ataques virem causar a morte da vítima. Se sim, é caso de dolo eventual e o agente responderá pelo crime de homicídio. Mas se sabia do risco, mas não aceitou/acreditou que viria ocorrer mesmo assim, é caso de culpa inconsciente.

    Tudo depende da intenção do agente.