Quem responde por Crime Ambiental, arrendatário ou proprietário?

Há 19 anos ·
Link

Por favor preciso de auxílio. No meu estágio surgiu uma dúvida e não consegui encontrar a resposta: Se o arrendatário depaupera a propriedade rural, sem o conhecimento do proprietário, provocando danos ambientais. E o órgão de proteção ao meio ambiente faz uma inspeção e manda um "relatório de inspeção" ao proprietário exigindo que sejam tomadas as providências em 30 dias sob pena de multa. Pergunto: 1)O proprietário tem como se defender imputando a responsabilidade ao arrendatário? 2)Qual o procedimento que o proprietário deve tomar em relação ao órgão público?

Desde já agradeço a colaboração, obrigada. Jose

5 Respostas
Juliana B. B. Campos
Advertido
Há 19 anos ·
Link

A responsabilidade é objetiva e solidária. O orgão Público pode acionar tanto o dono como o arrendatário, mas certamente irá acionar o proprietário, que terá direito de regresso contra o arrendatário, sendo ambos responsáveis.... um pq poluiu (arrendatário) e o outro pq não fez nada para impedir (proprietário), sendo o nexo causal a posse e a propriedade da terra. Ex.. se uma empresa adquire um terreno contaminado, tem a obrigação de reparar o dano ambiental, independentemente se foi ele ou o antigo proprietário quem poluiu... chame responsabilidade objetiva.

Odair Carlos Rizzo
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Bom, não sei se ainda a resposta é em tempo hábil, mas mesmo assim vou tentar auxiliar.

Inicialmente, via de regra, somente que pratica a conduta delituosa pode ser responsabilizado por ela. No presente caso, aparentemente o proprietário só tomou conhecimento do ilícito quando foi comunicado pelo órgão fiscalizador. Dessarte, administrativamente deve enviar correspondência ao órgão fiscalizador relatando a situação, anexando inclusive cópia do contrato de arrendamento (se existir) objetivando se desonerar dos encargos (multas) decorrentes da infração cometida pelo arrendatário. Todavia, no direito ambiental vigora o princípio da culpa objetiva, porém esta dispõe quanto as medidas necessárias a recomposição do dano, ou seja, o simples fato de ser proprietário do imóvel já é o suficiente, em tese, para impor-lhe a obrigação de recompor o dano, mas as sanções decorrentes da infração devem ser atribuídas ao autor do fato.

No que tange a sanção penal indiscutivelmente não pode passar da pessoa do autor, salvo, co-autoria e participação.

Espero ter colaborado. Obviamente que se tratando de direito as interpretações podem ser diversas, mas a boa argumentação é fundamental para o convencimento.

DANIEL WESLEY ALVES FIGUEIREDO
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Existem duas situações colocadas pelo nobre colega. Uma diz respeito a responsabilidade penal. Ora, o nosso ordenamento juridico é claro no que concerne a responsabilidade penal pela conduta (omissiva ou comissiva). A pena não pode passar da pessoa do autor, desta feita, quem praticou a infração penal deverá ser responsabilizado. Outra questão é concernente a responsabilidade administrativa. Aí sim, neste caso, como estamos tratando de direito difusos e coletivos, o proprietário poderá ser responsabilizado pela recuperação da área. No entanto, como trata-se de situação "juris tantun",ou seja, admite prova em contrário, a responsabilidade poderá ser submetida ao arrendatário. É bom sempre lembrar que o fito da sanção administrativa é distinta da sanção penal.

Armindo Alonso
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Eis a questão: Tenho um vizinho que constantemente queima, junto ao muro limítrofe, diversos materias incluindo borrachas e plásticos, emitindo fumaça densa que é impelida pelo vento diretamente para o interior de minha casa, com as consequências óbvias. A este vizinho, já já solicitei mais de uma vez, de maneira cordial, que não fizesse mais tais fogueiras, sem sucesso. Pergunta-se então: 1- O que é melhor para Mévio, queixa em Delegacia Policial ou diretamente, ou petição dirigida a Juizado Especial Criminal (ambos com base no artigo 38 da Lei de Constravenções Penais (D.Lei 3688, de 03/10/1941)? 2- Sendo o vizinho apenas ocupante ou parente do dono da casa, qual dos dois deve ser acionado? 2- Há outro dispositivo legal cabível ao fato? Desde já agradeço respostas.

Armindo Alonso.

Maria do Socorro_1
Há 17 anos ·
Link

Quem responde por crime ambiental quando o arrendatário está de boa fé e o proprietario tem conhecimento da ação do arredenteário, mas quando da fiscalização do orgão ambiental somente o arrendatário é punido. Principalmente se quando do início da renda os atos do arrendatário não eram considerados crime. Qual procedimento?

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos