Posso colocar o sobrenome do meu pai no nome do meu filho?
Ola bom dia! Nome do meu pai é Antônio Pedro Neto o meu Tasio Jarbas Ferreira e da minha esposa Geane Gomes de Assis Quero colocar o pedro neto e nosso sobrenomes ferreira,gomes ou de assis. posso? Dá umas ideias como pode ser? Obrigado!
pode sim meu caro. Mas a partir daí o Neto passará a ser um sobrenome novo. Normalmente quem assina, neto, junior ou sobrinho, é porque teve algum parente ascedente que tinha o mesmo nome e sobrenome, vou por minha pessoa por ex: Meu nome é Lisnei Furbino de Brito. Se quisesse que meu filho tivesse meu nome, eu o registraria como Lisnei Furbino de Brito Junior ou Filho, se o meu neto tivesse o meu nome acrescentaria depois do nome o sobrenome Neto. Usam se tambem outros sobrenomes como segundo, Terceiro e daí por diante... Mas isto fica a critério de cada um, nossa lei não é muito rígida a este respeito, como o colega disse, Neto, Junior, filho,Sobrinho, segundo e etc, são Agnomes. Qualquer pessoa que ver o nome de seu filho e a palavra Neto, vão concluir que ele teve um avô com o nome e sobrenome igual, portanto acredito ( pois não tenho plena convicção), é melhor não por no seu filho o agnome Neto, não por questões legais, mas por bom senso e adequação social
TASIO
Conforme já respondi, não e possível incluir o agnome NETO se o prenome e o sobrenome não for IDÊNTICO ao nome do avô. Obviamente que não está previsto na lei, mas sim nas NSCGJ (Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça).
Veja este exemplo: PAULO SALIM MALUF NETO (é possível) PAULO SALIM LUTTFALA MALUF NETO (não é possível) . E não possível porque o avô não tem LUTTFALA em seu sobrenome.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com