Perda de direito à pensão federal

Há 11 anos ·
Link

Minha Tia é servidora federal aposentada e recebe sua aposentadoria. Em maio deste ano meu tio faleceu e acumulava duas pensões, do Exército, e, da Fundação Oswaldo Cruz. Minha tia está muito preocupada, pois informaram que ela não terá direito a receber 03 pensões. Qual é a regra correta, obrigada. Elaine

2 Respostas
Rafael F Solano
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Isso ela deve ver PESSOALMENTE com a instituição previdenciária relacionada ao órgão de onde provêm a aposentadoria dela, e da Fund Oswaldo Cruz e das Forças Armadas..

Eldo Luis Andrade
Há 11 anos ·
Link

Faltou uma informação importante? No Exército ele era servidor militar? Ou era servidor civil? No primeiro caso usa-se dispositivos da lei 3765 (lei de pensão militar). No segundo caso a lei 8112. Na Fundação Oswaldo Cruz é certo que a lei a ser usada é a 8112. Seu tio não acumulava duas pensões. Acumulava duas aposentadorias. Que por morte dele podem vir a se tornar duas pensões por morte para sua tia. Que por sua vez recebe uma aposentadoria de servidor federal. Então a questão não é acumular 3 pensões e sim acumular uma aposentadoria e duas pensões. Então considerando que no Exército ele fosse militar temos estes dispositivos da lei 3765 de 1960: Art. 29. É permitida a acumulação: (Redação dada peça Medida provisória nº 2.215-10, de 31.8.2001)

    I - de uma pensão militar com proventos de disponibilidade, reforma, vencimentos ou aposentadoria; (Redação dada peça Medida provisória nº 2.215-10, de 31.8.2001)

    II - de uma pensão militar com a de outro regime, observado o disposto no art. 37, inciso XI, da Constituição Federal. (Redação dada peça Medida provisória nº 2.215-10, de 31.8.2001)

Os incisos I e II dizem o que pode ser acumulado. Fora da permissão legal, a acumulação é proibida. Ela só pode acumular com sua aposentadoria uma pensão militar. Ou com a pensão militar da lei 3765 acumular com a pensão da lei 8112 (Oswaldo Cruz). Correta a informação de que ela só pode ter duas fontes de renda pagas pelo governo federal. Terá de optar pelas duas. Três não pode. E se no Exército ele fosse servidor civil regido pela lei 8112 (e também na FIOCRUZ)? Não há na lei 8112 nenhuma proibição de acumular aposentadoria e pensão por morte pago pelo Regime de Previdência dos Servidores da União. E recentemente o art. 225 da lei 8112 de 1990 foi modificado pela lei 13135 de 2015 (conversão da Medida Provisória 664 de 2014) ficando com a seguinte redação: Art. 225. Ressalvado o direito de opção, é vedada a percepção cumulativa de pensão deixada por mais de um cônjuge ou companheiro ou companheira e de mais de 2 (duas) pensões. (Redação dada pela Lei nº 13.135, de 2015)

O dispositivo permite o recebimento de duas pensões. Mais que duas não permite. Se a pensão for pela morte só de um conjuge ou companheiro pode acumular duas. Se vier a casar ou constituir união estável com outra pessoa e esta falecer terá de optar entre uma ou outra pensão. A soma de aposentadoria, vencimento, pensão, etc não poderá mesmo quando permitida legalmente a acumulação ultrapassar os vencimentos de Ministro do STF. Favor dirigir-se a OM (Organização Militar) mais próxima para confirmar as informações por mim passadas. De qualquer maneira a pensão (ou pensões) terão de ser solicitadas nesta OM.

Esta pergunta foi fechada
Há 9 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos