Tenho 17 anos e um filho, mesmo eu sendo menor meus pais ainda mandam em mim ?
Gente, tenho 17 anos namoro desde os 13 aos 15 anos engravidei tive meu filho com 16 como falei tenho 17 estou namorando a 4 anos com o pai do meu filho e meus pais são contra , moro com meus pais ... Mesmo eu sendo menor eu posso sair de casa com meu filho pra casar com o pai do meu filho ? Meus pais ainda mandam em mim ? Ou eu posso fazer o que eu bem intender e meus pais não podem mais mandar ? . Porque eles acham que sou criança ainda e isso me revolta muito mais muito ...
1º Infelizmente, por você ser menor de 18 anos, ainda não é penalmente imputável, portanto, se você quer casar, dependerá da autorização de seus pais. 2º Por você morar com eles, provavelmente eles devem arcar com as despesas, logo, você deve respeita-los. Pais são assim mesmo, você entenderá melhor quando seu filho tiver a sua idade, ai você se colocará na pele deles. Fica a dica, respeite seus pais, eles não querem o seu mal, pode ter certeza, em muitas batalhas das nossas vidas, eles que nos dão força, em muitas horas, não tem como contar com amigos como contamos com nossos pais.
Vc não pode casar antes dos 18 anos sem a autorização de ambos genitores. Enquanto vc comer a comida deles e ficar sob o teto deles vc tem de respeitá-los. Além de que eles é que sustentam o filho que vc irresponsavelmente fez. A guarda de seu filho é de seus pais, não sua. Ter parido a criança tão cedo não lhe confere direitos, só prova que vc é inconsequente. Assim, se seus pais não permitem que vc saia de casa com a criança vc não pode sequer discutir, tem de abaixar a cabeça e obedecer.
Se quer liberdade deveria ter se dedicado aos estudo, conquistado uma profissão por meio de um cruso profissionalizante e conseguido um emprego que a sustente (pague seu aluguel, comida, luz, água, gás;;......e metade das despesas básicas de seu filho), aí vc poderia ter desde os 16 anos pedido sua emancipação. Tem gente mais nova que vc mil vezes mais responsáveis, trabalhando e se sustentando com 16 anos. Não dá vergonha????
Essa palavra, aliás, responsável, vem de "responder por seus atos", o que vc ainda não faz, e não faz porque é mais comodo comer e viver do suor dos outros. Se achas que é adulta para ser mãe, aja como tal, assuma as despesas de seu filho e se assuma.
Ju, certifique-se que algum conselheiro seja advogado ou tenha profundo conhecimento das Leis, o ECA não é a biblia civil, é apenas uma pequena parte de nosso codice legal, e não se esqueça que para se reclamar direitos é preciso conquistar os direitos, e isso se dá cumprindo com as obrigações. A moça consulente não cumpriu ainda com nenhuma, nem o filho que ela irresponsavelmente fez (se tinha capacidade de decidir transar tinha a obrigação de saber da consequência), nem isso, ela sustenta.