Inventário

Há 10 anos ·
Link

Minha cliente deseja realizar o inventario do pai. O Pai era curatelado pela sua mãe, por esse motivo o bem inventariado que é uma casa, esta no nome da mãe. Eles eram casados sob-regime universal de bens. Nesse caso a casa toda será inventariada? Ou só a parte correspondente ao pai da minha cliente, ou seja, os 50% do valor da casa? E no caso de inventário, poderá ser o extrajudicial, uma vez que eles são maiores e tem acordo e não tem testamento. Se for inventariada só a parte correspondente do pai, o ITCMD é calculado proporcionalmente?

1 Resposta
Karlos Dias
Há 10 anos ·
Link

Vamos dar nomes ao bois para facilitar, o de cujus era curatelado pela cônjuge supérstite correto? Se sim, em matrimonio sob comunhão universal, indiferente a titularidade do bem. Sobre ser extrajudicial, atendendo todos os requisitos, sim, mas ambas serão incluídas, a supérstite como meeira, e a filha como herdeira. Recolhe-se imposto conforme avaliação do todo transmitido, a supérstite nada se transmite porque ela já é dona da meação.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos