Bom, vou contar como é um pouco minha vida, minha relação com meus pais o motivo de eu querer ser emancipado. Tenho 16 anos, meus pais me tratam feito uma criança, antes fosse só cuidado, mas eles ultrapassam todos os limites, não me deixa sair de casa, não deixam eu ter uma vida de adolescente normal, me sinto um refém deles. Eu não faço nada que justifique eles me tratarem dessa maneira, me prendendo em casa, não me deixando aproveitar minha juventude. Claro que não quero que eles me soltem assim pra fazer o que bem entendo, eu tenho juízo e convicção das coisas que faço. Eu sei que eu tenho só 16 anos, tenho muito o que aprender na vida, mas poxa, eu só quero poder ir no shopping, ir no cinema com alguns amigos, visitar meus amigos na casa deles quando eu for convidado... Eles não me deixam fazer nada disso e quando deixam eu tenho que ficar pedindo, insistindo a semanas, correndo o risco de apanhar só porque eu quero ir da uma volta no shopping em um final de semana com meus amigos. Eles mal me deixam usar o celular, 7hrs da noite já querem q eu desligue meu celular e vá dormir. Não tenho amizades que me fluência em fazer coisas erradas, até pq eu não gosto de me envolver com pessoas assim. Não me deixam sozinho em casa, tem dias na semana q eu estudo em tempo integral na escola, mas nos dias em que largo as 12hrs e eles estão trabalhando, meu pai vai me buscar na escola e me deixa na casa da minha avó, pq não quer me deixar em casa. Nos finais de semana, que eles trabalham eu tenho que acordar a hora q eles saem de casa as 6hrs da manhã, pra poder ficar na casa da minha avó pq eles não querem q eu fique em casa (poxa acordo de 6hrs da manhã de segunda a sexta pra poder ir pra escola, no dia que eu posso acordar um pouco mais tarde, eles não deixam pq simplesmente não querem que eu fique em casa.) Eu sou gay, mas não aparento, tenho 1.91 de altura ninguém diz que tenho 16 anos, sempre me dão 18/19 anos, sou bem tranquilo na minha. Namoro, meu namorado é maior de idade, tem 20 anos, me ajuda bastante quando eu não aguento, ele me da vários conselhos. Antes de conhecer ele eu ficava me cortando em casa, com raiva, ficava triste, cabisbaixo... Graças a Deus o conheci, ele vem me ajudando nessa situação me dando forças pra continuar sem fazer nenhuma besteira, não sei oq seria de mim, primeiramente a Deus e segundo a ele, ele é mt importante pra mim mesmo, pq várias vezes já pensei em fugir de casa, só pra vcs terem a noção do quanto minha situação com meus pais é difícil. Tenho uma boa condição financeira e já pensei em largar td isso e fugir de casa. Meus pais são mt ruim cmg msm, meu pai quase me bateu pq eu me atrasei pra tomar banho, q íamos a igreja. (Achei um absurdo apanhar pq não fui tomar banho). Meu pai ele é uma pessoa que tem a cabeça muita fechada, já pensei em várias vezes contar q sou gay, pra ver se a situação muda, mas creio q vai piorar mais ainda, capaz dele até me matar de surra, é muito preconceituoso mesmo. Ele já disse que não me quer com amigos, que amigos nenhum presta, que eu tenho que passar por cima de tudo e todos pra fazer sucesso na vida. Ele não me da um conselho, só nisso que ele me disse vejo que ele quer me ensinar a ser egoísta. Eu sou muito estudioso, estudo pra caramba mesmo, tenho um sonho de ser um engenheiro nuclear, já consegui vários títulos de concurso de química física aqui no Recife, to estudando pra uma competição de física em que já passei na fase regional e to agora pra competir pra ser um dos melhor do norte e nordeste... Se eu for passando nas fases chego a mundial, oq quero muito ganhar, to estudando bastante, e eles não me da um elogio nisso, só fica reclamando não me da um apoio. To me preparando e estudando tbm pra prova do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica ) vou fazer a prova esse ano e espero muito consegui passar... Eu sou 1 ano do ensino médio, sou mt elogiado pelos meus professores, eles dizem que já tenho nível se faculdade, por incrível que pareça, me esforço mt mesmo nos estudos, tenho faço isoladas de química, física.. Várias matérias. Enfim gente, deu pra perceber que eu não sou um menino desobediente, não sou de bagunça, sei muito bem o que quero da minha vida. Só quero ter uma liberdade pra crescer, viver um pouco e meus pais me prendem muito. Vi que essa situação poderia mudar eu esperando completar a maioridade ou sendo emancipado, sei que meus pais de jeito nenhum iriam me emancipar. Tem alguma outra forma em que eu poderia conseguir minha emancipação sem consentimento dos meus pais? Quero poder ter minha vida, quero poder trabalhar, fazer cursos, me especializar mais, e poder viver com o meu namorado, pessoa essa que quero futuramente casar e tenho ctz que é isso que quero.

Respostas

    G

    Gonzalez Domingo, 23 de agosto de 2015, 21h21min Editado

    Guilherme, vide este artigo aqui do Jus: jus.com.br/artigos/5791/novas-regras-civilistas-sobre-emancipacao-do-menor-e-seus-reflexos-no-direito-material-e-processual-do-trabalho

    Sem o consentimento ou suprimento judicial é impossível se emancipar assim por vontade própria, lendo o seu relato, talvez, seus pais até já saibam da sua condição sexual e por essa razão tentam te separar do rapaz. Estude, se profissionalize e aprenda o máximo que puder, afinal, o que são dois anos para quem aguentou até agora? Aos 18, de forma mansa e pacífica você sai de casa e vai viver com seu parceiro, siga seu caminho e não abandone seus pais (se algo der errado é para a sombra da asa deles que vc voltará), eles são únicos e ninguém pode substituí-los, nunca se esqueça disso. Aguente, faça tudo da melhor maneira possível que na vida, muitas vezes, as pessoas não entendem o tempo certo das coisas, sempre queremos adiantar acontecimentos que se são como queremos, talvez não teremos garantias de sucesso, já no tempo certo 99,9% sim. Quando você passar dos 18 irá se espantar com a velocidade do tempo e como os anos correm, não se esqueça disso também! Dois anos se passam rápido, e você consegue.

    Abraço!

    R

    Rafael F Solano Domingo, 23 de agosto de 2015, 21h59min

    Aos 16 anos vc se emancipa sem a participação de seus pais se apresentar a justiça que tem emprego que o sustente e profissão que possa lhe manter na vida, sem isso seus pais terão de ir na justiça com vc para que se emancipe.

    ?

    Desconhecido Domingo, 23 de agosto de 2015, 23h42min

    Meu avô, que infelizmente faleceu deixou em meu nome, como herança, as empresas da família. Só que tudo irá oficialmente para o meu nome assim que eu completar dezoito anos. Ajudaria na minha emancipação?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 24 de agosto de 2015, 20h06min

    Não, para se emancipar vc tem de demonstrar já estar apto para os atos da vida adulta, como provar ser pessoa responsável, sabedora da luta para a sobrevivência, com isso estar em dia com os estudos, possuir uma profissão que lhe garanta o sustento e ter este sustento.