enfiteuse em terreno de marinha

Há 22 anos ·
Link

Comprei um imóvel quitado na av beira mar em aracaju. É um apartamento feito por uma construtora de Sergipe. Até o momento não houve condição de pagar o laudemio pela transmissão do imóvel de maneira que apesar de o negócio com a construtora já estar acertado com quitação e tudo não tive condição de passar para meu nome. A construtora colocou no contrato que eu é que deveria pagar o laudemio que acredito esteja na faixa de mais de dez mil. Em consulta a advogados foi dito que seria inútil entrar contra a construtora. Estou desde o início de 1999 no imóvel. Pergunto qual o prazo prescricional para a União cobrar o laudemio? É de cinco anos para cobrança de dívidas da União ou vinte anos de acordo com o código civil anterior? Se era de vinte anos como fica no código civil atual o prazo prescricional? Se consumada a prescrição devo ir direto ao cartório para provar isto ou tenho de obter declaração judicial e ordem judicial para o cartório averbar o imóvel em meu nome? Qual a legislação que trata do prazo prescricional para esta cobrança? Alguém sabe de decisões judiciais que tenham ordenado a averbação do imóvel no nome do comprador de imóvel em terreno de marinha, independente do pagamento do laudemio e trancurso do prazo prescricional para cobrança?

1 Resposta
Marcos Garcez Vieira
Advertido
Há 22 anos ·
Link

O laudêmio não é considerado dívida, portanto, não prescreve. Ele deve ser pago antes da lavratura da Escritura. Ao efetuar o pagamento o adquirente recebe uma Certidão que o autoriza a lavrar a Escritura. Sem essa autorização torna-se impossível a lavratura da mesma. O laudêmio só não é cobrado em casos de transações não onerosas.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos