IPTU - morte do proprietário do imóvel (URGENTE)

Há 20 anos ·
Link

Por favor, me ajudem.

O proprietário do imóvel faleceu em 1999. O filho herdou o imóvel todo, sendo seu atual possuidor. Em 2001 o município entrou com uma ação de execução fiscal exigindo do filho valores do IPTU da época em que o falecido proprietário era vivo. Isso é possível?

Detalhes: 1- Os valores cobrados ainda não prescreveram; 2- O imóvel ainda está em nome do falecido.

Desde já agradeço pela ajuda.

Um abraço.

8 Respostas
eldo luis andrade
Advertido
Há 20 anos ·
Link

O herdeiro responde pelos débitos relativos à propriedade transferida. Então é possível, sim. É regra de direito civil que vale para direito tributário. Veja-se o art. 131 do CTN: Art.131. São pessoalmente responsáveis: II-o sucessor a qualquer título e o conjuge meeiro, pelos tributos devidos pelo de cujus até a data da partilha ou adjudicação, limitada esta responsabilidade ao montante do quinhão, do legado ou da meação. III-o espólio, pelos tributos devidos pelo de cujus até a data da sucessão. E ainda que esteja no nome do falecido o art. 34 do CTN coloca como contribuinte do imposto o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título. Falta saber o por quê o imóvel ainda está no nome do de cujus. Ainda não foi feito inventário e partilha? Se não o foi o responsável é o espólio. E a partilha para passar o imóvel para seu nome só poderia ocorrer após pago o imposto com o acervo a ser repartido entre todos os herdeiros.

Elizabete Zuchelli
Advertido
Há 20 anos ·
Link

O IPTU segue o imóvel e não o proprietário ou possuidor. Melhor tentar um parcelamento.

Saudações, Elizabete.

felipe
Advertido
Há 20 anos ·
Link

do momento do ingresso da ação ate a sentença nao corre prescrição a melhor soluçao e o parcelamento para suspender a execução

gonçalo
Advertido
Há 20 anos ·
Link

A prescrição do IPTU ocorre após 5 anos da data do lançamento.Por exemplo, o IPTU relativo ao exercicio de 2000 prescreve em janeiro de 2006. Se o proprietário ( ou quem conste como tal na Prefeitura) não for regularmente citado até 31 de dezembro de 2005,o débito tributário caducou, nos termos do art. 174 CTN. Se não existe citação válida, tambem não existe ameaça de leilão. É so esperar tranquilo o decurso da prescrição quinquenal...

priscila_1
Há 16 anos ·
Link

Meu patrao pediu para que eu fosse ao pac fazer o parcelamento do imovel de seu pai que por sua vez é falecido. Pergunta é: devo levar uma carta com a assinatura do meu patrao , ou com a assinatura da sua mae, o imovel nao esta desmenbrado , o falecido tem 4 filhos. O que fazer nessa situação. Priscila

Emerson Velasquez
Há 16 anos ·
Link

Prezada Priscila_1, o parcelamento é referente ao IPTU? Acredito que vai ser necessário ter uma procuração dos herdeiros dando poderes pra você requerer o parcelamento. Informo, ainda, que vai ser necessário abrir o inventário dos bens do falecido.

Emerson Velasquez [email protected]

Neiidee
Há 11 anos ·
Link

se o proprietário morre e o imóvel so tem o contrato de compra e venda a prefeitura pode tomar a posse do imóvel? Quais saõ os direito dos herdeiros?

Neiidee
Há 11 anos ·
Link

se o proprietário morre e o imóvel so tem o contrato de compra e venda a prefeitura pode tomar a posse do imóvel? Quais saõ os direito dos herdeiros?

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos