Provar herança no regime de comunhão parcial de bens

Há 9 anos ·
Link

No regime comunhão parcial de bens, consta que herança não entra na partilha. Caso eu venda um apartamento proveniente da herança e adquira um novo apos o casamento, este, por lei, também não entrará. Como provar que o dinheiro do novo apartamento é proveniente de herança e assim impedir que tal apartamento entre na partilha?

3 Respostas
GLC
Há 9 anos ·
Link

Se o imóvel foi registrado, provar através da Escritura.

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Quando adquirir o novo imóvel usando recursos provenientes da herança (dinheiro em conta ou da venda de bem herdado) fazer gravar na escritura do imóvel comprado a origem do dinheiro usado na aquisição. Dessa forma vc o exclui da partilha em caso de divórcio.

Há 9 anos ·
Link
· Editado

Todos os bens comprados no regime da comunhão parcial, pertencem ao casal, independente de quem pagou.

Em caso de separação, se o cônjuge exigir metade do bem, você terá que provar na justiça a origem dos recursos, e ainda assim perder a causa. Ou seja, dividirá o bem com a cônjuge ou com os advogados, ou com ambos.

Assim sendo, converse com sua cônjuge e registrem na escritura, que o imóvel é substituto do bem que apenas você herdou. Assim, talvez não entre na partilha, porque, ela ainda terá direito sobre as melhorias/benfeitorias.

Na comunhão parcial, herança não se comunica, em caso de separação por divórcio. Mas, se vender o bem herdado e comprar outro, são outros 500s. Lembrando que as benfeitorias/melhorias se comunicam, nos bens herdados e sub-rogados.

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta