Pode um advogado cobrar honorários antes de entrar com uma ação?

Há 10 anos ·
Link

Aqui na minha cidade tem um caso de um lote particular ser invadido por famílias de baixa renda, a poucos dias o dono deste lote privado ganhou uma ação de reintegração de posse onde as famílias teriam de desocupar o local em 90 dias. O caso é que uma advogada se propôs a lutar a favor das famílias, enfim, cobrou o valor de 8 mil reais onde seria dividido pelas famílias (daria em torno de 100,00 para cada pessoa), o fato é que ela quer que todos paguem ANTES de qualquer ação, é possível isso ou ela pode estar usando de má fé?

5 Respostas
Desconhecido
Advertido
Há 10 anos ·
Link

isso é um contrato e ela pode sim cobrar antecipadamente pelos serviços que irá prestar, lembrando que o serviço do advogado não é o de "resultado" ou seja ela não pode cobrar dizendo que é causa ganha, mas sim que vai envidar todos os esforços no interesse do cliente.

Rafael Santos da Silva
Há 10 anos ·
Link

Olha com todo respeito, mas onde está má fé em cobrar antes?

Má fé cobrar honorários para trabalhar?

Reflita, é má fé cobrar para fazer o seu trabalho?

Ou você trabalha e só recebe quando sair do seu emprego?

Esse pensamento que o advogado só deve cobrar depois da ação feita e pronta, é um risco enorme para o profissional, que pode ficar sem receber nada e trabalhar de graça....

Está corretíssimo cobrar antes, vão ter custos fazer todo o trabalho, ela vai defender o interesse de várias pessoas, e para que isso aconteça, tem que receber.

Se ela for paga e não fazer nada, pode ir na OAB e denunciar o advogado....

Advogado não é golpista ou oportunista, cobrar honorários é o ganha pão do advogado.

Como trabalhar sem receber.

Autor da pergunta
Há 10 anos ·
Link

Não disse que não pode cobrar pelos seu trabalho, ela deve fazer isso, mas a questão é cobrar antes de qualquer coisas a ser feita. Em um mundo onde muitos ganham a vida aplicando golpes em pessoas desprovidas de conhecimentos, é sim de se duvidar e por isso a minha duvida. Não muito tempo atrás, saiu em muito na mídia advogados que entravam com ações contra o INSS para reivindicar aposentadorias por pessoas terem pericias negadas e que na hora de repassarem o valor aos seus clientes ficavam a maior parte do valor.
Se ir pela lógica, trabalho o mês todo para depois receber. Ou um pedreiro recebe tudo antes de fazer uma casa? No meu entender, ela poderia cobrar uma porcentagem antecipada para custos do trabalho a ser feito, mas não exigir o valor total e garantir que a causa é ganha como ela descreve. Mas obrigada pela tua colocação.

Desconhecido
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Para isso existe um contrato a ser firmado entre as partes ou seja se ela não mover a ação ou não atuar no processo vc passam a cobrar dela pelo descumprimento do contrato. Mas que pode ser cobrado antecipadamente isso sim.

Rafael Santos da Silva
Há 10 anos ·
Link
· Editado

Quanto ao sucesso da ação ou não é outra questão....

Mas os honorários podem ser cobrados antecipadamente....

O que saiu na mídia a respeito de advogados, se refere a advogados previdenciários, que não cobram nada de entrada, ganhando somente ao final, tem se entendido que o advogado cobrar até 50% de honorários não tem problema, mas isso é uma outra discussão.

Quanto ao fato de cobrar antecipadamente os honorários não tem problema.

Você deve confiar em quem você está contratando, se não confia não contrate, procure outro profissional.

Faça como o ISS// falou, faça o contrato de honorários.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos