Sou professor, 33 anos. Posso ser preso ou acusado de pedofilia caso eu me envolva com uma aluna de 16 anos?
Sou professor da rede estadual, tenho 33 anos, estou envolvido emocionalmente com uma aluna de 16 anos. Quero saber se, de acordo com a lei, caso eu me envolva amorosamente com essa aluna, se eu posso ser preso. Posso ser acusado de pedofilia? Posso perder minha matrícula? Que riscos jurídicos estou correndo. Quero entender o que é certo e o que é errado antes de qualquer atitude. Obrigado
Vamos falar primeiro da lei, que pelo jeito lhe interessa mais! - Sendo ela maior de 14 anos, não existe o crime de pedofilia, pois o ECA diz que com idade igual ou superior a 14 anos, o adolescente possui discernimento próprio no quesito de relação sexual; quanto a isso, você pode ficar tranquilo, SE ela disser que mantém relacionamento com você por vontade própria, que nunca foi forçada, que nunca foi oferecido vantagem pra ela caso ela aceitasse.... Agora vamos falar outra língua:
-Você sendo professor, terá de tomar muiiiiiitos cuidados com esse relacionamento! Você é ficante dela do portão da escola pra fora!!!! Deixe isso bem claro pra ela! Do portão pra dentro, ela é aluna como qualquer outra! Se fez coisa errada, deve ser punida igualmente, deve ser levada para a diretoria se for necessário também! O tratamento entre aluno X professor não pode sofrer nenhum tipo de alteração!
Nao existe lei para tirar sua matricula, MAAAAAAAS eu sugiro que, você e ela fique de bicos bem fechados, e não deixem NINGUÉM, eu disse NINGUÉM ficar sabendo deste romance, para evitar converseiro!
Boa sorte!
Obrigado pelo seu tempo Wesler. Fiquei preocupado porque ouço muito falar em corrupção de menores ou aliciamento de menores e assédio sexual. Será que posso ser acusado de alguma coisa do tipo? Nos não temos nada ainda. Nunca toquei na menina. Na verdade morro de medo dessas coisas porque a gente vê muita coisa na tv relacionado ao assunto. E fiquei mais assustado ainda porque a menina se afastou sem maiores explicações. Perguntei e ela disse que eu só faço bem para ela. Disse que para eu ficar tranquilo que caso eu faça algo de ruim ela irá me sinalizar. Mas o fato é que se afastou e eu não a procurei mais. Se eu precisar contratar seus serviços um dia como eu faço contato com o senhor? Obrigado mais uma vez.
Professor de 33 anos pode conversar com aluna de 17 anos, via whatsapp, sobre qualquer coisa, inclusive sexo? GOSTOU?0 LLucas Torres perguntou há 6 horas DIREITO PENALGERAL (DIREITO PENAL) Eu e uma aluna de 17 anos desenvolvemos uma amizade e começamos a conversar bastante pela internet. Inclusive dei minha opinião e orientação em um relacionamento dela com um rapaz de 27 anos. Fiz elogios a ela. Ela disse que gostava de mim e eu dela etc. Mencionei que caso ela não fosse menor de idade eu até a convidaria para um cinema. Estou preocupado porque hj descobri que ela me bloqueou no Facebook. Cometi algum crime? Posso ser acusado de alguma coisa? O que devo fazer? Obrigado.
Respostas4
Antes era uma amizade, antes ela só tinha 17, agora tem 16, ela te bloqueou no face e agora vc vem dizer que está emocionalmente envolvido???
Se vc é mesmo professor dela, sim, vc poderá responder perante a coordenação, a secretaria de educação, pois vc fere a Ética do Docente, e pode tmb responder processo movido pelos pais da moça por assédio a sua aluna. Se a moça quiser ainda coloca mais pimenta e diz que vc a chantageia em troca de boas notas, que a ameaça com a reprovação.
Vá procurar mulher adulta para se relacionar, se afaste do ensino pois vc não tem equilibrio para separar as coisas, homem adulto não é descontrolado para se "envolver emocionalmente" com quem lhe bloqueia no face, essa relação platônica com uma aluna adolescente diz muito sobre vc, essa profissão não é para vc. Saia antes que seja tarde.
Boa tarde Rafael Solano. Obrigado pelo esclarecimento e pelo conselho. Na verdade são duas situações distintas que ocorreram em momentos diferentes com espaço de mais ou menos 6 meses de uma para outra. Eu leciono a cerca de 13 anos e nunca deixei isso acontecer. É comum na minha área o professor ser assediado por algumas alunas. Isso aconteceu comigo mais de uma vez e eu sempre resisti. Porém, nesse momento, estou fragilizado porque meu casamento ruiu. Carência é fogo cara. Acabei cometendo esses dois deslizes. Mas sinceramente já entendi que nesse caminho só há problemas. Não cometerei mais este erro. Até desativei minha conta no Facebook. Mas estou preocupadíssimo. Jogar 13 anos fora. Ralei 7 anos em uma Universidade, demorei anos para passar em um concurso para perder tudo assim, por causa de um deslize. Não posso permitir. Por isso busquei orientação com os doutores aqui do fórum. Para saber no que me meti e como posso fazer para sanar este problema.
Estou mais preocupado com esta aluna de 17 anos. Realmente eu não desrespeitei ela. Nem dei em cima. Na minha área a gente só consegue fazer um bom trabalho se criarmos um vínculo de amizade com o aluno. Todos os bons professores que conheci usavam está técnica. Primeiro você faz amizade com a turma, depois fala da disciplina. Senão o aluno te bloqueia emocionalmente e não aprende a matéria. Eu percebi que a menina estava muito triste e perguntei o que havia acontecido e se eu podia ajudar. Ela disse que não estava bem e que talvez eu pudesse ajudar. Dias se passaram...adicionei ela no face e passei meu número. Contei porque eu estava fazendo aquilo. No início da carreira conheci uma aluna que era espancada pelo namorado. O cara era policial Militar e ameaçava matar ela e a família. A garota fugiu. Eu não denunciei por medo de prejudicar ela. Mas guardei isso, e me sinto culpado até hj, por não ter feito algo. Contei essa história para a minha atual aluna e disse que se fosse algo parecido a gente dava um jeito de resolver. E aí começamos a conversar...
Eu disse que ela era muito nova para ficar se preocupando tanto com namorado e que não era hora de se envolver tão cedo com compromisso. Ela não entendia porque um camarada de 27 anos não queria assumir compromisso com.ela. Para dar minha opinião precisei perguntar se ela transava com.o cara . Ela respondeu : Claro, rs. Perguntei depois de quanto tempo. Ela respo.deu depois de algumas semanas. Aí eu dei minha.opinião. E no final ainda orientei ela a conversar mais com a mãe sobre o ocorrido porque ela teria com certeza ótimas orientações para passar e etc.
Como pode ver eu não agi com malícia. Só conversei e orientei mesmo. Só conversamos duas vezes. O unico elogio que fiz foi dizer que ela estava bonita na última aula. Que ela era bacana. Legal. Enfim... posso ter errado do ponto de vista moral, mas , agora com todos esses detalhes que lhe dei, o senhor ainda acredita que posso responder por algum crime. Acha que devo procurar os pais dela e me desculpar de algo? É viável isso? Pedir desculpas por uma coisa que sinceramente nem acredito que seja um.erro. obrigado mais uma vez. Qualquer orientação que o senhor me der é valida.
Bom dia, Lucas É um caso bem complicado! Creio que você pode ser preso sim, pois você tem uma posição de poder sobre essa aluna. Tudo também depende da forma como você a trata. Se você quiser apenas tirar proveito da situação dela, que é bem vulnerável em relação a você, afim de motivos sexuais a lei protege ela. Ela é menos ainda me desculpe pela sinceridade mas cara você é professor e provavelmente é inteligente o que você vai querer com uma menina de 16 anos? Toma vergonha na cara e procura alguem da sua idade. Isso prova que vcnão esta apto para dar aula para adolescentes.
Assédio sexual (Incluído pela Lei nº 10.224, de 15 de 2001)
Art. 216-A. Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função." (Incluído pela Lei nº 10.224, de 15 de 2001)
Pena - detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos. (Incluído pela Lei nº 10.224, de 15 de 2001)
§ 2o A pena é aumentada em até um terço se a vítima é menor de 18 (dezoito) anos. (Incluído pela Lei nº 12.015, de 2009)
Quando eu tinha 15 anos um professor me seduziu e fez o que quis de mim, ele também fez isso com a minha melhor amiga (ao mesmo tempo que ele estava comigo) e mais duas meninas do segundo ano de EM. Já procurei advogados e psiquiatras. O que aconteceu é considerado abuso sexual e abuso de poder. Até hoje carrego enormes consequencias emocionais por conta disso. Por isso digo com conhecimento de causa cai fora é melhor pra vc e pra ela.
Pedofilia é usada pra designa desejo de adulto por criança e adolescente.pra ser acusado de pedofilia vc tem q ter um relacionamento com meninas menores de 14 anos ou expor nudez de crianças e adolescentes.porque idade de consentimento no país é 15 anos.essa idade de consentimento foi dada pelos legisladores pq a menina nessa idade já tem maturação sexual.
Cantora KELLY KEY engravidou aos 16 anos do cantor LATINO q possivelmente tinha 26 anos. Ele não foi incriminado por nenhum crime por conta da gravidez e da relação amorosa.Sendo que eles tiveram uma relação dos 14 aos 19 anos dela,mas ela perdeu a virgindade aos 15,engravidou aos 16 e ganho bebê aos 17.Problema de relacionamento com jovem é que os pais podem ter ciúme excessivo e causa crime contra o amado da jovem como tem história na net em que a jovem de 15 engravida de um jovem de 21 e pai descobre a relação e a gravidez mata o namorado por não aceita a felicidade da filha.
Pedofilia é considerada uma perversão e não uma atração pois faz mal ao humano.porque se realmente fosse atração todo adulto seria um pedófilo pois garota a partir de 15 anos já tem uma formação física parecida com de uma mulher.assim a menina não representa problemas ao ter relação com um homem desde q haja amor na relação caso contrário é mais fácil ser pedofilia.
Fonte: https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lux%25C3%25BAria&ved=0ahUKEwis0JCOrpLRAhVFfZAKHV-1BrgQFggnMAE&usg=AFQjCNHu80HfDpJ3l_qFM_9OgedHf_aNNA&sig2=fykYaduW1Olpc4O6SPA92A
Lucas torres,leia o seguinte site que identifica com vc:
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/09/alunas-denunciam-assedios-envolvendo-professores-no-es.html&ved=0ahUKEwikqO-tnYnSAhUJHZAKHUjcCPMQFggaMAA&usg=AFQjCNHWo19-rcvhLVdc1NZwUS2N9fJ6KA&sig2=EJuM-dZpKH-K8X8ciR02ew