Alguem pode me representar em uma audiência?
Entrarei com uma ação contra um banco, mas terei que viajar logo em seguida, pergunto: -Alguem (um procurador) ou um advogado poderão me representar em uma audiencia? -se não, eu poderia participar por videoconferencia? Obrigado
Caro Robson,
Caso a procuração que você recebeu para representar o seu cliente contra o banco lhe dê poderes para substabelecer, você poderá substabelecer para um outro advogado, a fim de que o represente na audiência, sem nenhum problema.
O substabelecimento poderá ser feito com ou sem reserva de poderes, de acordo com o seu interesse.
Claret ao que parece o consulente é o autor da ação....não advogado.
Um advogado devidamente constituído Robson, com poderes especiais, pode representar você em audiência menos quando há depoimento pessoal do autor requerido pelo réu.
Nesse caso, em que não há falar-se em depoimento pessoal, você pode viajar tranqüilo.
Há ações personalíssimas nas quais a presença do autor e/ou do réu são obrigatórias, não é seu caso...pode viajar tranqüilo.
Exceto se for em um Juizado Especial Cìvel, L.9.099, cujas audiências exigem a presença física do autor, sob pena de desídia decretada extinção do processo. Não há como ser representado, por poder ou mandato nenhum.
Pode ser tentado o adiamento da audiência, cujo pedido pode ser indeferido, porém, se marcada e confirrmada, o não comparecimento é o fim (da picada) para o autor.
Na minha opinião um Advogado não pode cumular a função de advogado e de parte num processo. O que pode é o advogado, com poderes específicos em procuraçao, transigir (negociar) em audiência conciliatória (execto nos juízados), sem a presença de seu cliente, mas isso não pode ser confundido com representação. Como bem colocou o colega Dr. Wanderley, se a ação versar sobre direitos indisponíveis, o que quero crer não seja o caso, já que é contra um banco, nesse caso, poderá a parte (você), nomear qualquer pessoa para lá comparecer com seu advogado.
Videoconferência, isso é coisa de país de primeiro mundo e nós estamos num de 5º mundo ...
GENTIL