Preciso deixar de pagar o FIES! Estou desempregada!
Terminei minha faculdade e estava pagamento o FIES, quando fui demitida do meu emprego neste ano e estou com muita dificuldade de pagá-lo. Já tentei negociar na Caixa mas não existe acordo. Preciso diminuir o valor, pois vi notícias sobre Revisão do Valor ou alguma possibilidade de negociação como havia antigamente. [...]
claudio,, tb moro em ssa..qual seu email para mantermos contato sobre esta questão?? eu,como todos nós neste forum,, estou sentindo-me roubado ...este financiamento tem caráter social e não financeiro, com obtenção de lucro, é um absurdo..quero pagar mas quero pagar o justo..não uma correção feita por base de tabela price meu email : [email protected] grato
alex
Pessoal, hoje completa seis meses de vida de um problema na minha vida, quero contar com à ajuda de todos, estou desempregado, morando na casa da minha mãe, uma situação complicada a um ponto que está gerando em mim um arrependimento por ter cursado está faculdade, minha fiadora é amiga da minha ex-mulher, o quê aumentam meus problemas, por favor quem puder me ajudar com informações ou orientações envie um e-mail para mim... Desde já agradeço a todos espero que futuramente este problema em nossas vidas venha ter uma solução, para termos sim de fato um orgulho de estarmos com um diploma de curso superior em mãos.
Nos todos estamos realmente enrolados, tinhamos que achar alguém para organizar uma manifestação pacifica onde colocariamos nossas idéias para o pagamento da divida.........ando acompanhando algumas noticias de projetos de lei onde o pagamento poderia ser feito com serviços prestados para o governo......bem como utilização do FGTS para abater o débito exeqüendo....... Acredito que se esses projetos fossem aprovados ja daria uma ajuda para nós, no entanto ainda teriamos que brigar na justiça contra a tabela price...
Ola! mantive contato com um advogado conhecido passei todas as informações e valores que pago referente ao contrato do fies.
Vejam a resposta dele; Analisei o material que você me enviou, especialmente o seu boleto, e realmente o valor para o qual aumentou a prestação é bastante alto, ou seja, mais que 100% do valor anterior. Ocorre que seria melhor se tivesse acesso ao instrumento contratual assinado por você e talvez por seus fiadores, pois assim verificaria melhor os estritos termos. Assim sendo, à primeira vista acredito na possibilidade de procedência de uma demanda judicial para rever o referido contrato, pois o valor para o qual foi "corrigida" a mensalidade é realmente muito alto.
Entendo também que talvez sua dúvida seja em relação à quais medidas tomar neste momento para amenizar o pagamento. Pois bem. Tendo em vista o valor do contrato, será obrigatória a contratação de um advogado para lhe defender na demanda, mesmo que no Juizado Especial Federal.
Desta forma, para tentar lhe poupar gastos com tais contratações, o ideal seria que você procurasse a Defensoria Pública (endereço é próximo à Praça Osório, no mesmo prédio que o PROCON, posso te passar o endereço certo a seguir), desde que as suas condições de renda se enquadrem nos limites por eles estabelcidos.
Fora isto, emergencialmente, você pode dirigir-se até uma aagência da Caixa Econômica ou Banco do Brasil, e solicitar abertura de uma conta para depósito em consignação e depositar o valor que você entende como justo e devido. Para tanto é necessário a análise do contrato, mas em regra pode-se calcular o valor das parcelas acrescidas de juros mensais de 1% (um por cento) mais a correção monetária. Isto seria bem justo pagar. Este depósito você diz que é em consignação, e em favor da instituição com a qual você celebrou o contrato (MEC ou CEF). O próprio branco irá avisar o seu credor sobre os valores lá depositados por você.
Esta instituição terá 10 (dez) dias para aceitar ou não o seu depósito. Se aceitar, estarão extintas as suas obrigações para com aquela prestação e, poderá inclusive pagar as demais da mesma forma. Mas o aconselhável é que você deverá em seguida entrar com demanda judicial de revisão de contrato cumulada com consignação em depósito.
Caso seu credor não aceite, você ao menos terá instrumentos para municiar sua demanda judicial e demonstrar sua boa-fé em pagar.
Enfim. Infelizmente me parece inevitável que você tenha que aforar demanda judicial para resolver seu problema. Caso tenha interesse, tenho contato com um escritório de advocacia, o qual lógicamente necessitará cobrar-lhe honorários advocatícios, mas talvez eu consigo pelo menos um parcelamento de tais honorários, e/ou que sejam cobrado pelo mínimo (tabela da OAB).
Espero que a resposta dele ajude!!!! Neste caso, achei mais aconselhavel procurar a defensoria pública.
Ate mais
Marcia V. Goulart endereço para contato - ([email protected])
Marcia
Olá Pessoal, também sou mais uma vítima do FIES!!Me formei no ano de 2006 e a minha divida era de 12500 mil, estou quase a 1 ano pagando as prestações mais a dívida continua no mesmo valor. Fui na CEF perguntar sobre a nova tabela de juros de 3,5%a.a e me falaram que esta é válida apenas para contratos firmadas a partir de julho de 2006 e que contratos antigos continuam sendo calculados pela tabela PRICE. Isto é injusto. Todos nós devemos ter os mesmos direitos, não me nego a pagar, mas o direito tem que ser para todos. Perguntei para o funcionário da CEF se eu poderia recorrer para ter o mesmos direitos e ele me respondeu que eu poderia entrar na justiça, mas não sabia se esta atitude irá adiantar. Alguém tem uma idéia do que fazer? Será que nós não poderíamos entrar na justiça em conjunto para obter ao menos os mesmos direitos? Por favor me avisem caso haja algum grupo formado com o mesmo intuito. Meu e-mail é [email protected]
Ola pessoal.....
Já pesquisei e muito sobre o assunto. Tem até modelo de petição requerendo a revisão contratual. tabela price, anacotismo, aplicação CDC.
O modelo é oferecido no site do jus mesmo, é boa e bem fundamentada. Ocorre que analisei as decisões neste sentido, todas em 2° Grau da JF da 4° Região.
A ação foi entrada no estado do RS e todas que tiveram decisão favoravel aos contratastes, em segundo grau é derrubada.
A corte entende que por ser um programa de governo, não se aplica o CDC, assim a tabela price pode ser aplicada, além do que aceitam a cobrança dos juros de 9% ao ano acreditando não ser abusiva.
assim, desisti da aventura jurídica!!!!
Meu filho se formou a 2 anos, e ate hoje a CEF não fez a cobrança do FIES, somente mande cobrança dos juros (R$ 50,00). Me informaram que quanto mais tempo ele demorar para começar a pagar maior sera sua divida. Isto e verdade. Ele ja comunicou a Caixa porem ele diz que a faculdade não enviou nada. Ouvir dizer que a divida com o FIES pode ser paga com prestação de serviços comunitarios e tambem prestação de serviços para a propria Caixa.
Prezados jovens e senhores: Dou graças a Deus em ter sanado a dívida do FIES da minha filha. Quando fui pagar o débito de uma só vez, exigir que fizesse os cálculos e que não restasse nenhuma saldo. Só que depois de quase dois meses do pagamento a caixa encaminhou um aviso alegando que falta pagar um restante. Então compareci na agência e reclamei de forma contundente e disse que não pagaria nenhuma taxa mais, pois eu tinha encerrado a conta e obtive êxito. Para vocês que estão nesse impasse, vá à Justiça procue os seus direitos. Toda a culpa está neste Governo corrupto, pois o dinheiro vai para os políticos. como os Renans da vida e outros famigerados. Já a Educação vai para o ralo e sem nenhuma pesperctiva de melhora, quem pretende melhora sua vida através do estudo se vê tolhido desse direito. É revoltante. Boa sorte a todos.
Boa tarde pessoal! Dila Barretos SP
Também me considero vítima do crédito fies, pois conheço pessoas que nunca pagaram se quer uma só parcela do fies e hoje é funcionário público (polícia civil). Acabo de receber a presença de uma oficial de justiça, tenho exatamente 15 dias para pagar a quantia de 10.911,54 reis, e não tenho 1 real no bolso, estou em desespero, procurei este site, e soube quantas pessoas estão passando a mesma aflição, não fico contente com isso de forma alguma, pois, vivem assegurando o estudo a classes menos previlegiada e olha o que acontece é preciso pagar uma fortuna com juros e correção. Ganhar dinheiro honesto no país está cada vez mais díficil, ser formado não significa ter emprego. Se alguém encontrar uma saída antes desse tempo por favor me avisem. É um apelo que faço a todos. Um abraço. Façamos então uma corrente contra este abuso.
DILA BARRETOS
Esqueci-me de perguntar se alguém, sabe me izer como proteger meu fiador, este tem somente 1 imóvel em seu nome que acaba de construir, e também um carro considerado velho, a oficial de justiça me disse que seus bens serão confiscados caso eu não pague. Estou aflita não sei o que fazer.
Boa noite queridos colegas na triste causa FIES. Escrevo neste momento para atuais ingressantes no programa, por favor se puderem evitar, evite deixe de cursar sua faculdade, espere mais um pouco, mas não se junte a nós neste horrível tormento que nos tira o sono, a vontade de comer e viver. Aceite um abraço e minha orientação. Desde já sua amiga.
Boa noite caros amigos,tudo bem!? Tenho 15 dias para rebater a ação(FIES) que a CEF abriu contra mim! Alguém tem idéia do que fazer para pelo menos parar este processo,onde meu único objeto de trabalho(carro) vai ser tirado de mim!! Obrigado antecipadamente caros colegas,e caso se abra alguma ação coletiva contra este roubo que estamos passando,pode contar comigo!! Meu e-mail é [email protected]
Quanto ao FIES, sou infeliz fiadora de uma amiga, advogada desempregada e reprovada no exame da OAB. Não tenho solução jurídica, já estou no prazo de 15 dias da Ação Monitória com um absurdo valor de 15.000,00 vou embargar com base em contrato abusivo, mas apenas para adiar o pagamento.
Mas tenho um conselho a todos: 1-exigir da OAB e do MP por email atuação a respeito 2-escrever a cada deputado e senador de seu estado prometendo retaliação eleitoral caso não obriguem o gioverno a aprovar prestação de serviços como paga das dívidas e revisão dos contratos 3-Escrever ao Presidente avisando-o que votará e fará campanha para quem prometer que vai processá-lo pelos absurdos cometidos no poder. 4-Escrever a jornais pedindo que focalizem o problema em suas matérias.
Isto se chama cidadania.
Oi pessoal. Também me encontro na mesma situação. Já entrei com ação de consignação e revisão de contrato na Justiça Federal de Santos, mas sinto em dizer que esta muito difícil conseguir algo. Estou providenciando o recurso de Apelação, pois o Juiz da 1ª Vara Federal , considera correto o que o Governo vem cobrando. Encontrei um fórum ( abaixo-assinado ao Fies) que sinceramente achei muito interessante. Vamos juntos providenciar esse documento e conseguir quantas assinaturas for possível. Entrem no fórum deixem seus e-mails para que a criadora da idéia entre em contato conosco. Vamos atrás dos nossos direitos !!