Se a empresa pagou ao funcionário a mais e o funcionário não sabia, ele precisa devolver?
Sou professora horista e recebi da empresa um valor a mais ao longo de um ano inteiro sem saber que esse valor estava errado. Esse valor não veio inserido nos contracheques, mas "por fora". No final do ano questionei o valor a mais assim que percebi e indiquei que havia um erro. O funcionário nada me orientou, apenas disse que foi pago indevidamente. Quase um ano depois, após indagá-lo sobre um erro de desconto de INSS, o mesmo funcionário resolveu cobrar esse valor e não respondeu quando questionado sobre o fato de ter demorado quase um ano para requerer isto. Há alguma regra para este retorno? Devo devolver integralmente? Há regras para até quantas vezes posso parcelar este valor?
Se a empresa pagou ao funcionário a mais e o funcionário não sabia, ele precisa devolver? R: Qual resposta vc quer?? A que lhe agrade ou a verdade?
Quanto criança nunca lhe ensinaram que se achasse alguma coisa sua obrigação moral seria devolvê-la? Agora, depois de adulto, é tmb sua obrigação LEGAL devolver se não quiser responder criminalmente por apropriação indébita.
Nunca devemos perguntar se devemos ser honestos. Simplesmente devemos ser, não precisa perguntar.