Admissão: 01/11/2006, registrada na CTPS Rescisão: 23/04/2007 Pedido de demissão sob exercício de somente uma função. Salário mínimo. Exame médico admissional não realizado. Menor de idade, 17 anos.

Quais seriam meus direitos trabalhistas nesse caso?

Caso não seja cumprido o período de 30 dias de aviso prévio, como se dá o desconto do mesmo sobre meu salário?

Uma agressão física por companheiro de trabalho, sem prejudicar a capacidade laborativa do agredido, eu, influencia de algum modo sobre o pedido de demissão (visto que a empresa nada fez em relação à agressão.)?

Respostas

    P

    Paulo. Bezerra Terça, 11 de outubro de 2011, 10h32min

    Querida Adriana, trabalho em um agente de carga, e o sindicato é o SINDICOMIS – Sindicato dos Comissários de Despachos, Agentes de Carga e Logística do Estado de São Paulo.

    O meu auxílio-doença é o 31 (Previdenciário), estou registrado como Auxiliar Operacional Júnior e tinha como função a parte de cobrança de multas, e creio que vendas não se encaixa neste cargo. Minha chefe já falou que não vai me colocar de volta na cobrança, pois segundo ela, a pessoa que está no meu lugar tam mais experiência e é melhor do que eu.

    Estou doido para comer a pizza....

    No aguardo,
    Paulo

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Terça, 11 de outubro de 2011, 23h04min

    De qualquer forma, Paulo, a escolha é deles.
    Se eles não podem lhe demitir, e vc precisa trabalhar e por isso não vai pedir demissão...o que eles vão fazer com vc?? Te matar? Te dar sumiço?????
    rsrsrsrsrsrsrsr
    Seria a unica saída deles se não aceitarem ter de lhe manter na função para a qual vc foi contratado. Ou eles criam outra vaga para o novo admitido ou o despedem.

    Localizei a CCT de seu Sindicato, neste link:
    http://www.sindicomis.com.br/Convenção%20Coletiva%202011-2012/SINDICATO%20SP%20-%20SITE.pdf

    A cláusula 24 é que fala da Estabilidade Provisória ao que Retorna de Afastamento: " Aos Empregados afastados pela Previdência Social, para auxílio doença (Lei nº 8.212/91, artigos 59 e 60), fica assegurado emprego ou salário pelo prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da alta médica".

    Portanto, eles vão ter que te enguir por 60 dias!!!!

    Boa sorte, parceiro!

    P

    Paulo. Bezerra Terça, 11 de outubro de 2011, 23h55min

    Adriana, boa noite!

    O pessoal do RH me chamou hoje quando estava indo embora e proporam o seguinte acordo para mim:

    1º) Peço demissão e eles me dispensariam do aviso prévio (não precisaria cumprí-lo);
    2º) Os dois meses de estabilidade, eles me pagariam "por fora", só que eles não me detalharam se seria só o salário ou se seria com os direitos restantes.

    Estou pensando em aceitar; só não ter o rombo do desconto do aviso já ajuda.

    Enquanto isso, a pizza está cada vez mais próxima de sair!

    Te retornarei com novidades, logo logo!

    Abraços,
    Paulo

    P

    Paulo. Bezerra Terça, 11 de outubro de 2011, 23h57min

    Ah, obrigado pela orientação, Ylhensi!

    A

    Adriana M Araujo Quinta, 13 de outubro de 2011, 9h45min

    Paulo, isso de pagar por fora não existe, vc assina seu pedido de demissão e recebe, a empresa não te paga a indenização, vc vai para a justiça e como vai provar o acordo?

    Ou vc age normalmente esperando que eles o demitam, afinal vc quer continuar, mas a empresa não tem a sua função, logo, eles que o rescindam...

    Ou vc pede um contrato assinado pela empresa do que estão lhe propondo, mas a 1ª opção é mais lucrativa e garantida.

    P

    Paulo. Bezerra Quinta, 13 de outubro de 2011, 9h54min

    Adriana, vou conversar com eles hj, mas só assino qualquer coisa quando os valores acordados estiverem em minha conta bancária.

    Sem isso, não assino nada.

    A

    Adriana M Araujo Quinta, 13 de outubro de 2011, 10h21min

    Ok, então vamos a pizza....hehe.

    P

    Paulo. Bezerra Quinta, 13 de outubro de 2011, 11h05min

    Creio que tudo vai dar certo, com fé em Deus!

    A pizza cada vez mais próxima...

    P

    Paulo. Bezerra Quinta, 13 de outubro de 2011, 17h59min

    Adriana,

    Tinha conversado com o pessoal do RH jh e já estava tudo certo (iria sair na segunda) e jh a tarde, minha chefe, que tinha falado antes que não iria me colocar de volta aonde tava, me falou hj que irei auxiliar a pessoa que esté no meu lugar.

    Mas uma coisa que não angulo calado é esse tipo de coisa.

    O que faço?

    A

    Adriana M Araujo Quinta, 13 de outubro de 2011, 18h23min

    Paulo, se ela vai retornar a função anterior é a forma certa, nisso possivelmente representa que ela esta forçando um pedido de demissão, vá trabalhar normalmente e veja o que ela oferecerá....

    A

    anianajh Quinta, 13 de outubro de 2011, 20h03min

    ola
    admitida 04/10/2010
    pedi demisão e cumpri aviso ultimo dia foi 18/08/2011
    agora eles estão me enrolando para acertar comigo e devolver minha carteira q não esta assinada eles pegaram a carteira em fevereiro de 2011 salario fixo de 696,00 + comisão caso bater meta de venda coisa rara
    quais os meus direitos?

    A

    Adriana M Araujo Sexta, 14 de outubro de 2011, 8h19min

    Anianajh,

    Vc deve procurar o sindicato ou o ministerio do trabalho e ajuizar a empresa, prazo para pagamento de sua rescisão era de 10 dias corridos e permanencia da carteira em empresa somente 48hs, incide multa.

    P

    Paulo. Bezerra Sexta, 14 de outubro de 2011, 9h03min

    Adriana,

    Agora há pouco o pessoal do RH me procurou e informou que o acordo não pode mais ser feito e falou que esses dois meses teria que trabalhar, pois a empresa não vai mais indezinar "por fora" a estabilidade.

    Questionei sobre o término da demanda de trabalho da pessoa que está no meu lugar e eles me informaram que quando for no momento certo, iremos negociar novamente, como me ausentar do cumprimento do aviso.

    Qual é a sua opinião?

    A

    Adriana M Araujo Sexta, 14 de outubro de 2011, 9h13min

    Paulo, se u, pedido de demissão não é seu objetivo, por não ser vantajoso e a empresa não pode dispensá-lo pois ao que parece não quer arcar com a indenização, continue na empresa, pois a partir de ontem o aviso prévio aumentou, então vejamos o que a empresa vai te propor daqui para frente, pois vc deve continuar em sua função original, mas ja ha alguem exercendo ela, logo um dos 2 terá que ser dispensado, ou a empresa vai encaixar o funcionário posterior em outro cargo...

    Vamos deixar a pizza para mais para frente ok.......

    P

    Paulo. Bezerra Sexta, 14 de outubro de 2011, 9h38min

    Ok, flor!

    Mas encaminhei um e-mail para as partes interessadas solicitando uma reunião para discutir a minha situação e saída. Como tenho pouco tempo de casa (8 meses), creio que o aviso não irá impactar em nada (continua sendo os 30 dias). Mas uma coisa é certeza: pessoa e empresa que propõe algo e depois volta atrás, não é digno de minha confiança.

    Att,
    Paulo

    A

    Adriana M Araujo Sexta, 14 de outubro de 2011, 10h05min

    Vc está certo Paulo, poste o resultado da reunião...

    P

    Paulo. Bezerra Sábado, 15 de outubro de 2011, 19h52min

    Adriana, boa noite!

    Minha chefe falou que a empresa está estudando a divisão das tarefas na atividade que fazia, pois a pessoa que está no meu lugar não tá dando conta sozinho. Resultado: irei ficar em um primeiro momento, com algumas tarefas que fazia, até retornar e relembrar tudo o que fazia antes.

    Deixei claro para eles que não aceito vendas, e por enquanto, ficou nisso.
    Mas creio que daqui a dois meses, é demissão mesmo.

    Falam uma coisa, e depois falam outra completamente diferente...com isso perdi a confiança que ainda tinha na empresa. Vamos ver no que dá nas próximas semanas...

    Qual é o seu parecer neste caso?

    Sobre a pizza, vc tá aqui em sampa? Caso sim, o meu e-mail é: [email protected]. Aí a gente combina...

    Muito obrigado por tudo, querida!
    Paulo

    A

    Adriana M Araujo Sábado, 15 de outubro de 2011, 20h20min

    Paulo, como a empressa notou seu interesse pela indenização e o acordo antes oferecido e resolveu pensar melhor sobre pagar, pagar e pagar, tras vc de volta a sua antiga função para vc nao mais ter o que reclamar e assim pedir demissão e sem prejuizos para a empresa, deixe que ela arque com 2 funcionários para mesma função e setor só tenha paciencia e continue por la...

    To bem longe de SP, sou mineira...hehe, mas pizza vem por sedex....srsr.

    P

    Paulo. Bezerra Domingo, 16 de outubro de 2011, 11h17min

    Ah Adriana, a pizza vai chegar aí fria! Qdo vc vier aqui em sampa é só me dar um toque!

    Realmente me interessei pela indenização, pois quero sair de lá. Depois dessa que aconteceu, vejo que estou perdendo tempo lá dentro. A empresa é pequena e não tenho para onde crescer lá. Eles acharam ruim pq entrei com auxílio-doença, e pelo tempo que fiquei.

    Na pior das previsões, vejo que daqui a dois meses eles me demitam. Caso não, ficarei lá até parecer outro.

    Qualquer novo capítulo desta novela, postarei!
    Até mais!

    A

    Adriana M Araujo Domingo, 16 de outubro de 2011, 13h58min

    Exato Paulo, vejamos no que da....