Bom dia! É o seguinte, eu trabalhei por três anos no IBGE com contrato temporário (contribuindo ao RGPS pelos os 3 anos). Hoje sou Servido do Instituto Federal de Educação, sendo duas autarquias Federais, no qual contribuir ainda apenas (1 ano). Então a pergunta é a seguinte: O atendente do INSS disse que eu poderia continuar a contribuir com o RGPS (3+12=15 anos) a partir do 50 anos para futuramente eu pleitear duas aposentadorias,uma pelo RGPS aos 65 anos e outra pelo RPPS aos 65 anos tbm. Terá algum problema essa situação? Hoje tenho 31 anos, motivo pelo o qual o atendente disse seria mais viável eu começar a contribuir com RGPS somente a partir dos 50 anos? O que vc acha de tudo isso? Obrigado! Cleuderson Batalha

Respostas

    L

    Luguevas Terça, 05 de janeiro de 2016, 12h43min

    Cleuderson: Infelizmente não sei se, em tendo outra profissão e trabalhando em tempo integral no serviço público, poderá contribuir como autônomo. Mas vou lhe adiantar que, como facultativo, a lei proíbe expressamente. Então quando for contribuir esteja bem certo, para não contribuir à toa.