Minha mãe quer me mandar embora de casa para a casa de meu pai. Tenho 16 anos, tenho direito de não querer ir?
Minha mãe quer me mandar embora de casa. Tenho 16 anos, filha de pais separados. Eu e minha mãe temos brigado muito. Namoro, ela sabe, toda minha família sabe, mas ela não aceita muito bem. Os motivos das brigas sempre são os mesmos. Nas ultimas brigas, ela começou a colocar todos da família e meu namorado no meio. Sempre que brigávamos, ela insultava meu namorado ou dizia coisas sobre nós dois que me deixavam muito nervosa. Acabei a desrespeitando em uma dessas brigas, e quebrei um copo no chão. Isso não foi certo e ela quer ir na justiça resolver isso. Ela disse que quer me mandar embora e quer que eu more com o meu pai, que tem outra família e mora em outro Estado. Gostaria de saber se, mesmo depois de todas as brigas e desentendimentos que tivemos, e apesar de desrespeita-la em uma dessas brigas, ainda tenho o direito de escolher se quero ou não ir embora para a casa do meu pai.
Bom dia,
O poder familiar é exercido pelo pai e pela mãe, e por isso sua mãe conjuntamente com seu pai pode sim decidir com quem você vai morar, ou seja, se seus pais acertarem você pode morar com seu pai.
É claro que sua vontade de ir ou não vai ser considerada em juízo, mas não será preponderante, porque o juiz vai buscar o melhor interesse do menor (você).
Analisando o caso, como você tem uma relação conturbada com sua mãe, o juiz vai levar isso em consideração, mesmo que você não queira ir, caso em que o magistrado pode entender que o melhor é morar com seu pai, até porque também é a vontade da sua mãe.
Lamento, mas vc nunca teve o direito de escolher. O juiz é que decide se vai ou não ouvir a opinião do adolescente, e mesmo que o ouça não há qualquer garantia de que a leve em consideração.
Se seu pai concorda que vc vá morar com ele, é claro que vc irá. Vc ainda não completou 18 anos, vc não decide sua vida, não opina em nada. Se quisesse mandar na sua vida desde seus 14 anos estaria em curso profissionalizantes para agora, aos 16, conseguir um emprego em tempo integral que lhe pagasse salário que a sustentasse, com isso vc poderia se emancipar, saindo da custódia de seus pais.
Como não fez isso vc terá de aguardar completar 18 anos para se assumir e sumir na vida.
Sua mãe não é sua colega, vc pode até nem gostar dela, mas o respeito é essencial, se não consegue respeitar o melhor mesmo é que vá morar com seu pai.