Na Uniao estavel

Há 8 anos ·
Link
· Editado

O imovel adquirido antes do casamento(feito so no religioso)mas foi registrado em nome do casal apos o casamento! Qual o direito da mulher em relacao a esse imovel? Ela exige 50%do valor do imovel! Ou ela so tem direito a metade do que foi investido no imovel?

7 Respostas
Rafael F Solano
Advertido
Há 8 anos ·
Link

Se o bem foi financiado, ela tem 50% das parcelas pagas após o casamento/união estável.

Há 8 anos ·
Link

Ela tem direito a 50% do imóvel.
No caso, a questão não é a colaboração ou não colaboração dela no pagamento do bem, é o registro no nome dela. Se não aceitar dividir o imóvel com ela, dividirás com ela e com os advogados.

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

Mesmo se o imovel ja existia antes do casamento?

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

Ela nao vivia com o parceiro antes do casamento.. So ele vivia na casa

Rafael F Solano
Advertido
Há 8 anos ·
Link

Por isso eu coloquei que ela só tem direito aos valores pagos durante os anos de união estável, não sobre todo o imóvel

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

A casa ja havia sido quitada antes do casamento! As benfeitorias feitas na casa que entra na partilha? E isso?

Há 8 anos ·
Link
· Editado

Não, se o imóvel está registrado no nome do casal, pertence ao casal. Ele só vende com autorização dela.
Caso ele não queira dividir com ela, terá que entrar na justiça, através de advogado particular e "provar" que pagou o imóvel antes da convivência e tal, mas, mesmo assim, a justiça certamente vai mandar dividir por dois. Acredito que a única maneira dela não levar metade deste imóvel, e renunciando seu direito.
Uma causa desta na justiça, é cara, (+ ou - 30% do valor do imóvel) e pode levar anos. Agora, se ela não faz questão da meação, quer apenas a metade das melhorias, é só combinarem, vender e exigir no contrato de compra e venda que a parte dela, seja paga com cheque administrativo nominal a ela, ou, ele paga em dinheiro, ou com outros bens, o valor combinado. E ainda ela terá que passar para ele, os 50% dela, através de escritura pública, bem como, registrar no respectivo cartório de registro de imóveis, depois que receber o pagamento, rsrsrsrs Assim sendo, ele divide o imóvel por dois, ou por 3 ou 4, mais os aborrecimentos do processo.

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta