Qual sua opinião sobre a liberação das drogas?

Há 18 anos ·
Link

É um problema de segurança pública ou de saúde pública? Nossa cultura está em sintonia com o tema? O que fazer no caso de liberação? Quais medidas a serem adotadas em caso de liberação? Sua opinião é importante para juntos tornarmos um Brasil melhor!

34 Respostas
página 2 de 2
TAMMY
Há 18 anos ·
Link

Eu me pergunto qual seria a prioridade no combate à criminalidade. seria legalizar drogas. acho que não. Antes do país sonhar com essa medida muitas outras deveriam ser tentadas.

Uma polícia sucateada material e humanamente, um judiciário moroso e corrupto, um governo confuso, um sistema presidiário ineficaz, brechas na lei e uma sociedade com poucos valores culturais e morais não têm condições alguma de arcar com um passo tão maior do que as próprias pernas. A droga em si não é o único combustível para a criminalidade. Quem pensa que a legalização é a solução da "varinha mágica" que vai levar o Brasil à um patamar de baixa criminalidade deve ser ingênuo... O Brasil não está preparado para isso. Nem a Holanda estava em sua época. É conhecido o relativo "fracasso" da legalização das drogas na Holanda que desde 1976 tem visto os índices de criminalidade subirem a tal ponto de coloca-la entre um dos países ricos mais violentos. Metade dos crimes cometidos estão ligados aos entorpecentes e o número de presos triplicou nos últimos dez anos. E assim como na Suíça, a Holanda têm se tornado ponto de encontro de usuários de drogas de toda a Europa e rota de contrabando. O sucesso alcançado pela Holanda é exatamente no consumo. De acordo com o Ministério da Saúde muitos usuários antigos de heroína e outros entorpecentes mais fortes passaram a utilizar apenas maconha. Porém entre os novos usuários que experimentaram a maconha após a legalização a escalada na hierarquia tem sido bem mais rápida.

Creio que o Brasil tem uma oportunidade única de medir as consequencias em solo próprio com as experiências nos outros países e perceber que soluções imediatistas como essas só trariam caos ao setor de segurança pública, e por que não dizer, de saúde pública. Numa visão simplista e a curto prazo já podemos ver como o SUS "não teria" condição de tratar os dependentes. Não preciso dizer que droga vicia.

A classe médica também não vê com bons olhos a legalização de drogas, mesmo a mais branda, que seria a maconha. No Canadá, o governo aprovou a liberação da maconha para o uso medicinal, mas a própria Associação Médica Canadense discordou da atitude, alegando que os estudos sobre os efeitos colaterais estão inconclusos e em todos os casos onde se pode usar a maconha medicinalmente já há rémedios estudados e testados que agem tão bem ou melhor do que ela. E mais um fator negativo que está intimamente ligado às drogas é a AIDS.

Na minha pouca visão, percebo que há bem mais contras do que prós na legalização das drogas. É mais um produto bonitinho que o Brasil quer experimentar. Modelos prontos nem sempre se adequam muito bem em outra realidade. E creio que "pagar para ver" no atual momento não ajudaria muito o país.

Só outra coisinha: A maioridade penal na Holanda é de 12 anos. Isso aí o Brasil não quer copiar.

Taísa
Há 18 anos ·
Link

Que bom encontrar alguém que defenda tão bem a não-legalização das drogas. Gostaria de saber onde você encontrou essas informações pois há uma enxurrada de opiniões favoráveis à legalização mas pouquíssimas contrárias.

Sancho Neto
Há 18 anos ·
Link

seria uma boa liberar a maconha.

Vanderley Muniz - [email protected]
Há 18 anos ·
Link

Tão grande Magistratura não poderia ter vindo de outra Autoridade que não a queridíssima Tammy.

TAMMY
Há 18 anos ·
Link

Como sempre muito simpático. Mas vc não deixou sua opinião. Fiquei sem saber se és contra ou a favor. Abraços.

Fábio Thomazini
Há 18 anos ·
Link

Bem, o tópico progrediu. Vieram algumas opiniões interessantes, principalmente pelos defensores da não permissão do uso de drogas.

Contudo, foram usados vários exemplos citando mais de vezes a situação da Holanda.

Ainda que aquele país adote um tipo de política diferente para o tratamento de entorpecentes, não me espelho nele para pensar que a liberação do uso de drogas seja, talves, a melhor (mas não isoladamente) forma de combate ao crimes relacionados à substâncias entorpecentes.

citando a colega: "Uma polícia sucateada material e humanamente, um judiciário moroso e corrupto, um governo confuso, um sistema presidiário ineficaz, brechas na lei e uma sociedade com poucos valores culturais e morais "

Ora, o Brasil sempre viveu a repressão ao uso de drogas, porque não combate-las pela liberação (de forma alternativa, já que o modelo atual não surte efeitos desejados)?

Há várias formas de tratamento do viciado em tóxicos, e acredito que a melhor é de acordo com cada situação e seu paciente. Se a Associação Médica Canadense discorda do uso medicinal dessas substâncias quer dizer que elas não são eficaz em qualquer tipo de tratamento?

Ressaltando que acredito que a Holanda não serve de grande parâmetro para o Brasil, visto tratar-se de governos diferentes, população diferentes e realidade social diferente. Caso contrário, como escrito anteriormente, já que nos EUA deu certo a Tolerância Zero, vamos implementá-los nos mesmos moldes aqui em nosso país.

A verdade é que quando se fala em liberar ou não o uso de drogas as pessoas de pronto respondem de forma negativa, porém somos "uma sociedade com poucos valores culturais e morais".

Então porque não mudar nossa cultura e nossos valores morais? Porque quando se fala em permissão do uso de substâncias entorpecentes não tentarmos combaté-los de uma forma diferente de que sempre fizemos?

Acrescentando que se quer proibir o uso de drogas, então vamos proibir também o alcool e o cigarro que causam efeitos semelhantes aos demais entorpecentes?

Porfim, quanto à redução da maioridade penal, novamente cai na realidade social diferente. E mais, se uma criança tem condições de saber que o que esta cometendo é um crime (não um simples erro, mas um crime) e de se auto-determinar frente a situação fática (critério biopsicológico), então teria ela também capacidade de celebrar contratos e de exercer, por si só, os demais atos da vida civil, o que seria no mínimo interessante.

Porém, acredito tratar-se de uma claúsula pétrea e espero, sinceramente, que a Suprema Corte se posicione da mesma forma.

Carlos Henrique
Há 18 anos ·
Link

Senhores, Educação e boas Leis são a solução! Não sou a favor de liberar. Mas, para o governo, isto não é interessante. Quanto mais cultura o cidadão absorver, terá mais meios para contestar. Um povo inteligente não reelegeria um presidente que, ao invés de propor punições, cai no choro em cadeia nacional ao se ver pressionado por mais um escândalo de um de seus aliados; Não ficaria inerte pagando os juros e saldo devedor exorbitantes dos financiamentos habitacionais da Caixa Econômica; Acabaria o voto obrigatório (isso nenhum político quer). Mas, para que educar? Liberar as drogas é mais barato. Acabaria a figura do traficante, tudo bem. Não tendo mais a quem vender, o traficante iria procurar um emprego de carteira assinada, cumprindo expediente de segunda a sexta-feira? CLARO QUE NÃO! Ele iria passar a roubar carros, bancos, assaltar à mão armada, praticar seqüestros... Liberar as drogas, como na sabedoria popular, seria “tirar a roupa de um santo para vestir outro”. A violência seria a mesma, poderia ser combatida com uma polícia limpa e Leis. O jovem serve às forças armadas e sai de lá com técnicas militares a serviço dos traficantes. Porque o serviço militar não o qualifica para o mercado aqui fora? Nossa justiça é maravilhosa e está sempre ao lado do cidadão que deseja fazer valer os seus direitos! O problema é essa atrofia social na qual vivemos. A Justiça tem a imagem da morosidade, corrupção, ineficiência e para os mais pobres tem o estereótipo de inacessível. Mas a justiça não é morosa (o que causa a morosidade é são os incontáveis recursos permitidos pela Lei...), não é corrupta (alguns membros sim, mas não todos os servidores) e não é ineficiente. Basta querermos! Parabéns pelo debate com opiniões tão inteligentes

TAMMY
Há 18 anos ·
Link

Fabio, sou voto vencido e sei disso. Vivemos no mundo do libertem suas almas. Estou indo contra a maré mas não deixo minha opinião de lado enquanto tiver argumentos e não me restar convencida.

Comentei sobre a Holanda pq a Holanda legalizou. Estamos falando de legalização e quando é conveniente aos que a defendem, a Holanda surge como o grande exemplo. Eu poderia falar da Irlanda que tem uma política proibicionista e é o país mais seguro da UE...

Outrora critica-se o tratamento igualitário à situações diversas. Porém, na justificativa de suas idéias me perguntou se agora vamos proibir álcool e cigarro. Ora, se vc quer se pegar no significado puro da palavra vamos proibir tb os analgésicos e o café!

É quase uma incoerência fazer campanha contra o cigarro, proibir propagandas na TV, publicar propaganda negativa em seu próprio produto e levantar a bandeira da legalização de drogas.

Drogas são muitas. Estimulantes, depressoras e perturbadoras. Entre os estimulantes temos o café e o cigarro e entre as depressoras temos o álcool. As proibições recaem na maioria das vezes nas que transtornam o funcionamento cerebral. Uma outra tese dos que defedem a legalização é o liberalismo. O governo não pode proibir o uso de drogas já que o "único" mal que elas causam é ao próprio usuário. Eutanásia tb. Aborto tb. Até o suicídio, ou melhor, o auxílio ao suícidio tb não é permitido. Lembrando-se de se excluir, é claro, o custo e o mal que o viciado venha a causar. Outro comentário que tive o desprazer de ler é que os pobres são os mais suscetíveis ao uso de drogas. A culpa sempre é dos miseráveis... Eles são presos pq não podem pagar um advogado descente.

A crítica em relação aos modelos europeus tb é minha. E é exatamente isso que gostaria que alguns entendessem. Os problemas de criminalidade de lá de longe assemelham-se aos problemas daqui. Se lá existem dificuldades de se lidar com tamanha liberdade imagine aqui. Tb não é o Tolerancia Zero dos EUA que vai resolver o nosso prolema. O Brasil precisa olhar para si. O seu contexto. Os seus vizinhos. Produzir e vender droga aqui vai nos transformar uma uma Medelín Legal. Quem vende droga vai continuar vendendo droga, vai ter mais clientes e vai ser um traficante legal. E ainda teremos as "inferências externas" interessadas nesse livre comércio como acontece nos países que adotaram essa política. Transforma-se o seu problema relativamente interno em um problema com fronteiras bem mais amplas. O Brasil é grande. Não controla suas fronteiras com o proibicionismo e não controlará com o liberalismo. Dizer que o fracasso em combater as drogas deve-se à proibição levanta a dúvida em relação ao combate a outros tipos de crime.

No fundo o problema pede soluções mais simples. Se tantos bradam que a pobreza é a raiz de todos os males, combata-se a pobreza e estará se combatendo o crime.

Respondendo à sua pergunta sobre a questão do Canadá, eu não disse que a maconha não é eficaz nos tratamentos. Muito pelo contrário. Ela é usada medicinalmente sim em casos até de cancer e AIDS. Os problemas que perduram ainda até hj são os efeitos colaterais. Taquicardia, perda de memória, distúrbios psicomotores e até impotência sexual. E a propósito, não é a maconha que faz bem, é um dos seus componentes. O 9THC.

Trazendo novamente o tema da maioridade penal eu concordo plenamente com vc. É muito interessante alguém agir na esfera cível e não entender-se penalmente. Como é o caso aqui no Brasil. Um menor possui o pátrio poder sobre seu filho. É como se o Estado deixasse uma criança nas mãos de um louco, já que não tem desenvolvimento mental completo... E ele tb pode votar, trabalhar e comercialmente mas... pasmem! ele não sabe que não pode matar.

E em relação à mudar os nossos valores culturais e morais eu só posso mesmo é externar minha mais profunda desilusão... Tenho certeza que alguns tentam. Mas quando olham para o exemplo do Congresso, quando assistem o nosso programão de Domingo e quando ouvem a parada de sucesso que é "vai Serginho"... Realmente vai tudo a baixo.

No mais, a maconha vai ser legalizada. No mínimo ela. A maioria vence. O poder está com a maioria. O rapaz que vende aqui na esquina vai fornecer nota fiscal e o governo vai ter mais dinheiro para investir em educação. Bom... pelo menos é assim que dizem....

jptn
Há 18 anos ·
Link

Meu caro Vitor costa oliveira também não estou aqui pra saber do que voce está ou não atrás, deixe sua opinião e recolha-se na sua insignificância porque eu estou recolhido na minha, por isso não vou ser indelicado contigo, mas acredite sua opinião foi útil para formar a minha que ainda não está acabada, definitiva...

Não é voce que está com sete pedras na mão para me atirar, quando dicordei de voce fui extremamente delicado, confira, mas voce foi indelicado e por isso te digo sim voce tem que me pedir desculpa sim se discordar de mim e minha lógica paradoxa, contraditória, absurda, um disparate como voce disse nã é mesmo, então me diga o Estado é enxuto, o Estado é deburocratizado, o Estado gasta bem(arecada muito bem isso é notório), o Estado fiscaliza alguma coisa sériamente,, o Estado não tem caos aéreo, o Estado não abriga corrupto, o Estado não tem leis em demasias, O Estado controla bem o que hein?

Meu silogismo meu caro é este:

Premissa maior: Estado inoperante, incapaz de assegurar aquilo que promete em sua constituição federal, é ausente em tudo(ou quase tudo), seu sitema politico é de criar corruptos e etc;

Premissa menor: o Brasil é enorme, seu povo é despolitizado, deseducado, inculto e pobre;

Logo: sou contra a liberação de drogas neste momento atual.

Falar nisso meu caro voce acredita que estão querendo criar mais seis estados brasileiros: mais gastos para implantar o legislativo, executivo e judiciários neles, isso não gasta nada né caro vitor oliveira, e por ai vai, vai, vai...

Carlos Henrique
Há 18 anos ·
Link

"Vai Serginho"... Realmente as drogas já estão liberadas!

Hilario Torquato
Há 18 anos ·
Link

Este JPTN é completo. Sempre como temas polemicos e atuais. De uma cultura impar. Conhecedor profundo das mazelas que assolam este gigante adormecido ( q por sinal, vai continuar dormindo!). Por outro lado, v ivemos em um País de utopia. As leis são emanadas, dependendo dos ventos que a sopram no momento. Resolvem tudo no birô, porem, a pratica é diferente.Existem pessoas nos lugares errados, como vemos todo dia nos noticiarios, Ministros do STJ e STF, legislando em lugar do congresso nacional ( minusculo mesmo), Conselhos, baixando resoluções para ser cumpridas pelo povo em detrimento da CF/88 ( art. 5°-II). Jogo do bicho legalizado com o rotulo de loteria: bingos, com o rotulo de baú, entorpecentes com o rotulo de medicamento, e por aí vai. O governo finge que cobra imposto, o povo por sua vez, finge que paga. O governo incentiva a lavagem de dinheiro ( pagamos de colegio anualmente mais de R$ 6.000,00 ou mesmo R$ 36.500,00 (faculdade de medicina), mas, só podemos abater no IR R$ 1.340,00). A verdade, é que o governo ainda não encontrou uma formula para arrecadar impostos sem evasão, das drogas do jogo do bicho, por isto é proibido. Existem medidas simples, para acabar ou diminuir o trafico de droga. Basta aumentar a penalidade para os usuarios e que estes cumpram a pena em regime de internação com acompanhamento medico. Respeito a inteligencia dos colegas, porem, sou literalmente contra a liberação de qualquer droga e em quazlquer sentido, seja de venda ou de uso. A despenalização do uso de droga, chegou dado a grande incidencia de "filho de papai" e outros congeneres

Rafael Pereira de Albuquerque.
Há 18 anos ·
Link

Liberar as drogas seria conveter os usuários em doentes físico-mentais, inaptos ao trabalho, os traficantes em assaltantes de grandes valores, os "vapozeiros" em delinquentes de menor potencial e usuários. Tal iniciativa anunciaria o caos absoluto da saúde e segurança pública.

Christian B. Costa
Há 18 anos ·
Link

Esqueça.. Sociedades desde as mais primitivas necessitam de drogas como suplemento de "cabeças fracas", uma fuga e um "amortecimento" psico-social...bem já temos a nossa..51, e o melhor, ela é legalizada. Esse tópico me lembrou o ópio de Karl Marx, e o quotado por Thomas Hobbes: "O povo é um monstro sem cabeça."

Por isso, é melhor é ver o pica-pau e zeca urubu em chamando Doutor Chucrutes...

jptn
Há 18 anos ·
Link

Áqueles que pensam liberar drogas para estrangular a receita dos traficantes e assim diminuir a violência adianta alguma coisa concreta, aqui vai um dado novo e curioso que po~e por terra tal pensamento:

A operação no complexo do alemão está surtindo o efeito de estrangular a receita do trafico, e por outro lado os crimes de roubo e sequestro estão aumentando poquê será hein? seria o tráfico migrando para outras atividades?

Concluíndo: é uma mangueira com diverso furos e vão tapando-os conforme a circunstancias...

É um tal de tapa daqui e vaza de lá que não tem tamanho!!!

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos