Tenho uma dívida com o FIES, pois quando estudava não tinha condições de pagar meu curso. Agora, fui à Caixa Econômica, na tentativa de um acordo para sua quitação. No entanto, tive como resposta, que não é possível reparcelar meu débito, que atualmente está altíssimo, e que a dívida iria para execução caso o pagamento não fosse feito à vista. Então, como devo proceder??

Respostas

    D

    Daniela Sexta, 08 de agosto de 2008, 11h00min

    Oi pessoal,

    acompanhem a minha ação que entrei pedindo 90% de desconto, nos mesmos moldes do CREDUC... Hj se encontra conclusos para decisão... Bem, se der tudo certo, isso será a Tal "luz no fim do túnel" e todos poderão ser beneficiados. Veja bem, não estou pedindo revisão nos juros e sim aquele desconto que foi concedido para os beneficiários do CREDUC.
    Acabei de me formar neste semestre e ainda não comecei a pagar as mensalidades da CEF.

    http://www.trf1.gov.br/
    Seção Judiciária do Distrito Federal
    Pesquise pelo nome da parte: Daniela Pellegrini Nobrega

    Qualquer dúvida: [email protected]

    Boa sorte para todos nós!!!

    G

    Gilvan SILVA Quarta, 13 de agosto de 2008, 21h32min

    Ola pessoal, a minha situaçao é diferente de todos e ainda n sei como agir. Tive meus fies cancelado devido a falta de fiador no ano de 2005.2,usando do "beneficio" apenas por um semestre. Porem a Caixa esta me cobrado por dois semestre e diz ter repassado os valores para a faculdade,porem a mesma alega nao ter recebido os valores do semestre de 2006.1 com diz ter feito a Caixa. O estranho e o fato de eu nao ter feito o aditamento em 2006.1 pela falta de fiador e eles alegam ter repassado os valores e me mostraram um extrato de repasse dos valores. O fato e que, por ter uma bolsa auxilio da cidade onde moro, a Caixa vem fazendo os pagamento debitando em minha conta poupança. Estive esses dois dias indo a agencia para resolver e fui informado que so me resta o pagamento de uma parcela para finalizar o financiamento. O que devo fazer para ter o valor cobrado indevidamente de volta? Eles me cobram um valor proximo de 4.100 sendo que so utilizei 2.028 (que foram realmente repassados para faculdade).O pagamento realizado esta em torno de 6.000 reais.Como devo proceder?

    A

    Andressa_1 Quinta, 28 de agosto de 2008, 3h21min

    Caros colegas,

    Também estou na mesma situação em que a maioria..
    Só Deus mesmo pra nos ajudar..

    Qualquer novidade: [email protected]

    N

    Nicolau Sexta, 05 de setembro de 2008, 18h01min

    Nicolau
    Sou fiador da minha filha no FiES, que já se formou. Por dificuldades financeiras, deixei de fazer o pagamento de várias parcelas, sempre pensando em realizar um re- financiamento posterior.
    Recentemente fui surpreendido por uma cobrança judicial ( aviso de dívida) fui à Caixa pensando em fazer negociação,e nada!
    Pra encurtar: consegui o dinheiro para pagar INTEGRALMENTE as prestações devidas, mas SURPRESA! além de não negociar, a Caixa queria me cobrar ILEGALMENTE honorários advogatícios de 20% do montante!
    Repito, eu fui fazer o pagamento antes mesmo do fim do prazo da citação!
    Meu anjo da guarda me ajudou com uma dica:
    Na Justiça Federal existe um setor da Caixa só para atendimento de pendências( como as do FIES) e lá eles são OBRIGADOS a aceitar o depósito judicial da quantia que o devedor julgar CORRETO fazer.
    pode-se fazer isso sem recorrer a um advogado, e sem portanto também pagar os tais " honorários advogatícios" dos advogados da caixa.
    Me foi dito que os advogados da caixa recebem de qualquer maneira, e que a Caixa dificulta todo pagamento e solução dos casos, justamente para que seja o tomador do empréstimo a pegar por isso.
    Vergonha, esse país.

    M

    MÁRCIA DA SILVA Terça, 09 de setembro de 2008, 21h16min

    Sou outra desesperada!
    minha dívida é a maior que a agencia da caixa que tenho o contrato possui. O valor era de 75.000,00. Entrei com uma ação, pois não tinha condições de pagar. Esta ação rolou por 2 anos. Faz 1 mês que saiu a resposta. Ganhei parcialmente. Mandaram reduzir os juros, mas tanto eu quanto os fiadores podem ser acionados.
    Ontem fui lépida e faceira fazer a renegociação e qual não foi minha surpresa!
    A dívida passou para 116.000,00 e mais 5% de honorários advocatícios.
    Este valor eu posso pagar em até 15 anos, ficando o valor mensal de R$ 1.100,00.
    Detalhe: minha irmã é a fiadora, trabalha em banco e me mata caso seja notificada.
    Agora eu não sei o que faço... minha ansiedade está me matando! O advogado ficou de verificar e me dar uma resposta, só que não estou aguentando esperar, de tanta ansiedade.
    Qualquer luz me avisem.
    um abraço,
    Márcia : e-mail: [email protected]

    M

    marcio rosa_1 Quinta, 11 de setembro de 2008, 10h06min

    bom pessoal, entendo a agonia de todos, pois realmente o FIES é um financiamento normal, como qualquer outro financiamento bancário, porém, vem mascarado como sendo "um auxílio do governo" para "ajudar" nos estudos de terceiro grau, coisa que ele (o governo) é responsável e omisso.
    Contudo pessoal, não vejo outro caminho a não ser contestar esta "ajuda" judicialmente, porque só assim é que vcs tem alguma chance de ver sua situação melhorada, com afastamento da aplicação da tabela price do contrato, descapitalizando os juros e trazendo ao contrato sua real condição social, de forma justa.
    Não quero aqui dizer que ao entrar na justiça sua situação já estará resolvida, pois ainda temos juízes que preferem não entender a ilegalidade do contrato, porém, estes felizmente são minoria, e, por isto mesmo tenho conseguido sucesso nas revisões deste tipo de contrato na Justiça Federal, por isso insisto, vão atrás de seus direitos, contestem, não desistam e quem sabe assim, com o execício de cidadania de todos, não se abram novos entendimentos e a malfadada tabela price não seja definitivamente extinta destes contratos que tem por finalidade custear o ensino que por sua vez é de responsabilidade do governo.
    [...]

    C

    Carine_1 Terça, 23 de setembro de 2008, 22h16min

    Genteee
    Também tomei um back depois de 1 ano aumentou praticamente em dobro de 132,00 foi p 254,00.. poxaa e o pior de tudo é que nunca trabalhei e não tenho nem de onde tirar um emprego nessa altura e tbm a dificuldade da falta de experiencia.Preciso pagar eu sei, foi um emprestimo eu tbm sei, porém com esses juros abusivos, ahh isso nao... eu preciso de alguém que possua aquele primeiro contrato que falava que daria 2 anos para o aluno se estabilizar, arranjar um emprego e então dai começar a pagar..Eu de priore assinei este contrato, depois só me recordo deles trocando de contrato e eu já em pleno 7 semestre loucaaa pra terminar, cheia de problemas academicos dai assinei sem ao menos pensar, mais na verdade, pensar o que? Eu precisa terminar até ali o 7sem já havia gastado uma fortuna em dinheiro de meu pai para permanecer enquanto não pegava o FIES e tbm já estav devendo mto no FIES. então assinei e dai quero o direito de juros reduzidos pois nao estou trabalhando. Por favor me ajudemmmmmmm.. Já não estava dormindo imagine de hj em diante...o boleto chegou hj... tô uma pilha de nervos

    Me ajudemmmmmmmmmmmmmm...quem tiver como me enviar esse contrato antigo por favor ajuda tá?
    Fiquem com DEUS!!!

    C

    Carine_1 Terça, 23 de setembro de 2008, 22h24min

    Meu e-mail é [email protected]
    Por favor me ajudem... quero recorrer na justiça..Outro dia fui na caixa com uma amiga que tbm passa por um caso = dai a gente foi conversar com a gerente e ela tratou a gente tão malllllllllll que fikei tão sem graça que o chão se abriu e eu entrei... ela simplesmente, tirou dos cachorros e colocou na gente... Pena eu estar despreparada, ou seja não estava com meu mp4 pronto pra gravar.. Amanhã irei lá outra vez mais desta vez aguardem....Informações sim, maus tratos JAMAISSSS!!!!

    L

    LORENA_1 Segunda, 06 de outubro de 2008, 17h30min

    Olá gente!
    É assustadora realmente a dívida do Fies. Em agosto fiz uma simulação para renegociar a dívida e devo pagá-la em 144 meses. P minha supresa, semana passada, foi um ofical de justiça na casa da minha fiadora para ela pagar em três dias ou nomear bens a penhora. Nos últimos dias vivi um verdadeiro inferno para levantar a quantia do valor da parcela, das custas judicias e dos honorários do advogado da Caixa. BEm, consegui pagar tudo hj, mas próxima semana estarei indo na Defensoria Pública da União tentar vê se consigo diminuir essas taxas exorbitantes de juros. Vou pagar essa dívida até o fim da vida! EDUCAÇÃO É DIREITO DE TODOS E OBRIGAÇÃO DO ESTADO!!!!!!! O Fies não tem absolutamente nada de social é 100% comercial. Os estudantes q não se encaixam no prouni, mas q são carente da mesma forma, ficam sem nenhuma solução. Ou pagam o que a Caixa exige ou vão ter sérios problemas e várias noites em claro...Se alguém quiser entrar em contato comigo para saber como ao menos consegui a tal renegociação (uma vergonha, piada mesmo) meu email é [email protected].

    C

    cwsilva Sexta, 17 de outubro de 2008, 17h40min

    Pessoal, pelo menos uma boa notícia! Parece que existe um projeto do senador Expedito Junior: Leiam no site do senado:

    http://www.senado.gov.br/AGENCIA/verNoticia.aspx?codNoticia=78469&codAplicativo=2

    Vamos todos entrar em contato com o pessoal do senador, solicitando informações. Beijo.

    Abaixo, segue um artigo copiado da uol...

    ____________________________________________________

    Tramita no Senado projeto que permite devedores do Fies pedir refinanciamento
    09h40

    SÃO PAULO - Tramita no Senado um projeto de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO), que pretende oferecer alívio financeiro a quem tomou empréstimo do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) e, depois de formado, esteja em dificuldades para arcar com as prestações.

    Caso entre em vigor, os agentes financeiros poderão atender solicitações de renegociação dos contratos que partiram do titular do empréstimo. Atualmente, a legislação já contém dispositivo que autoriza a Caixa Econômica Federal (único agente até agora) a repactuar os contratos, entretanto a iniciativa deve partir da instituição.

    A proposta será analisada pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), onde receberá decisão terminativa.

    Caixa
    De acordo com as regras da circular nº 431, desde maio, dívidas de estudantes que contam com crédito do Fies podem ser renegociadas. O interessado deve apresentar-se, junto com seu fiador, na agência do banco onde o crédito foi contratado, para simular a renegociação da dívida (que poderá ser incluída ao saldo devedor).

    Entretanto, conforme afirmou a Caixa Econômica Federal, o aluno não pode ter ação judicial em andamento e, se tiver, a renegociação deve ser formalizada em juízo e o estudante precisa efetuar o pagamento das custas processuais e dos honorários de advogados, para que o processo seja suspenso.

    Além disso, caso o aluno tenha ação individual ajuizada para discutir qualquer aspecto do contrato, deve renunciar aos seus direitos e tomar as mesmas providências da situação anterior.

    C

    Cássia_1 Domingo, 16 de novembro de 2008, 1h29min

    Bem pessoal, lendo o relato de vocês, pude perceber que não é apenas eu que estou passando por essa situação. Fui citada recentemente numa ação de cobrança em que a Caixa move contra mim e fiador (irmão), tive que desembolsar R$4.000,00 para pagar os atrasados, honorários de advogados e custas do processo além, é claro de suspender os autos do processo antes do meu irmão ser citado (apenas eu fui), pois, ficaria muito chato. Para efetuar esse pagamento, fui a caixa diversas vezes e lá informavam que eu tinha que pagar todo o valor, então eu disse: ..então vcs não vão receber, porque se eu tivesse, estava pagando as prestações, não tenho bens, então corra atras...e saí. Pois bem, entrei em contato com a ouvidoria e registrei uma reclamação, a qual surtiu efeito, entraram em contato e disseram que eu podia ir lá e pagar os atrasados, o que fiz de imediato. Ocorre que, as parcelas a partir de janeiro vão ser mais de 400,00 e eu já estou desesperada porque não terei esse valor para pagar, estou pensando em ingressar com a revisional e pedir antecipação de tutela, o que sugerem? estou desesperada!
    Por favor, aceito modelos de embargos monitórios, ação revisional e sugestões..e-mail de contato: [email protected]

    M

    marcio rosa_1 Domingo, 16 de novembro de 2008, 19h12min

    bom pessoal, entendo a agonia de todos, pois realmente o FIES é um financiamento normal, como qualquer outro financiamento bancário, porém, vem mascarado como sendo "um auxílio do governo" para "ajudar" nos estudos de terceiro grau, coisa que ele (o governo) é responsável e omisso.
    Contudo pessoal, não vejo outro caminho a não ser contestar esta "ajuda" judicialmente, porque só assim é que vcs tem alguma chance de ver sua situação melhorada, com afastamento da aplicação da tabela price do contrato, descapitalizando os juros e trazendo ao contrato sua real condição social, de forma justa.
    Não quero aqui dizer que ao entrar na justiça sua situação já estará resolvida, pois ainda temos juízes que preferem não entender a ilegalidade do contrato, porém, estes felizmente são minoria, e, por isto mesmo tenho conseguido sucesso nas revisões deste tipo de contrato na Justiça Federal, por isso insisto, vão atrás de seus direitos, contestem, não desistam e quem sabe assim, com o execício de cidadania de todos, não se abram novos entendimentos e a malfadada tabela price não seja definitivamente extinta destes contratos que tem por finalidade custear o ensino que por sua vez é de responsabilidade do governo.

    da região de são paulo e barueri, [email protected]

    C

    claudio antonio andreatta Terça, 25 de novembro de 2008, 19h30min

    Olá pessoal , meu problema é igual ao todos , estou na condição de fiador, minha se formou e agora começou nosso problema ,que deveria ser nossa solução, pois um jovem formado pode contribuir e muito para o crescimento deste Pais, temos leis que só favoreçem os banqueiros e grandes investidores, e contaminou tambem este orgão chamado CEF, agora quer levar lucros até de estudantes , que sonham em transformar este pais, vamos sair da posição de vitimas e vamos nos unir e ganhar a posição de ataque, vamos formar uma grande corrente ,'não só por aqui mas no peito a peito ,nas portas das faculdades, conquistar um grande numeros de pessoas ,por uma boa causa, antes que venhamos a perder os nossos sonhos,temos que tomar atitudes, independente das ações da ( justiça ), somos eleitores temos nossos direitos, afinal somos brasileiros e não desistimos nunca,estou a disposição com uma lista de 10 assinaturas já estou pronto a procurar algum deputado federal para nos apoiar. não desistam nunca.

    C

    celimar Domingo, 30 de novembro de 2008, 11h46min

    Bom dia a todos
    Fiquei feliz em achar um espaço no qual eu posso relatar a minha indignação.
    Resolvi fazer um curso superior e recorri ao fies em 2001, me formei e não consigo nada na área e sobrevivo com um salário de caixa e sustento a minha filha.Porém fiquei desempregada e atrasei algumas parcelas e veio a carta que informa a inclusão do meu nome e do fiador no serasa, fui la na caixa e a atendente foi bem clara e disse que no ano que vem o valor vai mais que dobrar e que não adianta recorrer a justiça.Meu fiador é meu ex-sogro e confiou em mim sinto em desapontá-lo,quero saber se posso assumir essa responsabilidade sozinha tirando pelo menos ele desse rolo.E se consigo renegociar com as mesmas regras da creduc(ja que foi para educação também).por favor me ajudem!!!fies=buraco negro

    R

    Regina Célia Alves Terça, 09 de dezembro de 2008, 12h19min

    Bom dia !!
    Também gostaria de demonstrar minha indignação, pela forma em que são conduzidos os contratos do Fies, me formei em 2004, em 2006 o valor da parcela dobrou de 190,00 para 380,00, paguei algumas parcelas neste valor , mas me separei e tive que arcar com a despesa de toda casa sozinha, tinha um filho recém nascido e pagava aluguel, acabei por atrasar 07 parcelas , quando levantei o dinheiro para´pagar estas que estavam atrasadas , eu e meus fiadores fomos notificados com uma ação judicial, tinha 15 dias para recorrer , ou então iriam executar o total de R$ 20.000,00 , contratei um advogado e recorri, tentei negociar esta divida desde janeiro de 2007, sem sucesso pois a caixa não abria negociação, depositei algumas parcelas em juizo , me informar em outubro que abriram refinanciamento necessito de um fiador e esta é a dificuldade ,tentei refinanciar dando um bom valor de entrada sem fiador mas não aceitaram, agora me sinto angustiada tentando resolver este problema à semanas , dependendo de um fiador e tenho que pagar custas e honorários aos advogados, isto é um roubo, pois quero pagar só que não me dão condições dignas para isto. Vamos nos comunicar para tentar achar uma solução para o nosso caso, pois se recorremos a este recurso é que realmente precisávamos, e agora estamos com a corda no pecoço, que Governos é este !!!, que Falsa Ajuda !!!
    ,

    R

    Rodrigo Motta Quinta, 11 de dezembro de 2008, 1h23min

    Acesse o site: http://www.reclameaqui.com.br e cadastre-se.

    É só pesquisar por: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e fazer sua reclamação do FIES!

    Quanto mais reclamações sobre o FIES, mais fácil será para a CAIXA rever seus conceitos sobre as cobranças ABSURDAS que faz no FIES...

    Este site é público, as empresas e os bancos odeiam ser reclamadas nele...

    Espero ter ajudado.

    Abraço a todos!!!

    M

    mario santos Sábado, 20 de dezembro de 2008, 1h56min

    Acabei de receber a "BOMBA" do fies. Estava pagando a amortização na segunda fase, agora vou passar a pagar na terceira fase R$ 600,00.
    Peço a quem puder que me ajude de alguma maneira. Acho que será necessário uma ação judicial.
    e-mail: [email protected]

    D

    Denis2 Quarta, 24 de dezembro de 2008, 1h59min

    Pessoal, cabem algumas considerações:
    A CEF não renegocia o FIES porque é mero agente operador. O gestor é o MEC.
    A CEF não tem poder para renegociar, exigirou deixar de exigir alguma coisa por sua vontade. se o MEC liberar uma renegociação a CEF a fará. logo não adiante reclamar da CEF.

    Tenho lido algumas barbaridades,como por exemplo:
    - "A CEF cobra a TR". o FIES não é atrelado a nenhum indexador ( TR, IGPM, TJLP)
    - "queremos juros de 12% ao ano". O juro do FIES era de 9% ao ano. Desde 2007 é de no máximo 6,5% ao ano.
    - "O FIES é um financiamento bancário como outro qualquer". Alguém conhece algum financiamento com essa taxa de juros?

    Finalmente
    Atenção com advogados que se dizem solidários aos estudantes e colocam seu e-mail para contato. Estão apenas buscando desesperados para terem mais uma causa. Que fique bem claro: Não existe nenhuma decisão no país com trânsito em julgado com decisão favorável aos alunos. Todas são liminares, que não resolvem definitivamente a questão.

    P

    Pablo Gregory Mello Sábado, 03 de janeiro de 2009, 3h42min

    Nome sujo ? Saia do Sufoco financie suas dividas e ganhe ate 60% de desconto Financeira Real ligue (64) 92166466 ou por email [email protected]

    H

    Heloisa Jacobs Sábado, 03 de janeiro de 2009, 16h30min

    Olá,
    Tb sou mutuária do FIES,porém aderi ao contrato com a Caixa nos últimos dos anos do curso. O valor do empréstimo chegou ao valor de R$5.550,00reais.
    O fato é que estou acabando de pagar a I fase de armotização e estou gardando um $$ para quitar a dívida, porém pesquisando para saber se haveria possiblidade de quitação c/ desconto, me deparei com vários comentários a respeito do funcionamento da quitação dos juros. Agora, já não sei qual o valor real da dívida e como posso fazer o cálculo!!!!
    Entrei no site ca CEF e valor realmente ficou dentro das minhas expectativas, mas estou vendo mtos comentários de pessoas que estão começando a pagar a II Amortização e estou realmente preocupada!
    Enfim, agradeço qq informação a respeito!!
    Grata,

    Heloisa.