Direitos do Servidor Reintegrado - remuneração retroativa?

Há 19 anos ·
Link

Senhores, servidor publico federal reintegrado por decisão judicial, em sede de Mandado de Segurança, tem direito a remuneração do período que esteve afastado? Ou apenas quando a decisão judicial citar tal fato? Não estaria este direito já incluso na definição de reintegração?

5 Respostas
Paulino
Há 19 anos ·
Link

Entendo que tenha direito, mas também entendo que seja necessário a declaração por sentença judicial.

Duarte Júnior
Há 19 anos ·
Link

Entendo que sendo a reintegração, na definição de Hely Lopes Meirelles, "a recondução do servidor ao mesmo cargo de que fora demitido, com o pagamento integral dos vencimentos e vantagens do tempo em que esteve afastado, uma vez reconhecida a ilegalidade da demissão em decisão judicial ou administrativa", será redundante a sentença concessiva de segurança que, ao determinar a reintegração, declarar a obrigação de pagamento da remuneração do período em que afastado o servidor. A segurança, todavia, à luz do verbete 271 da Súmula do STF, só produzirá efeitos a partir da impetração. E isso vale para os servidores federais, estaduais e municipais, estáveis ou não.

Autor da pergunta
Há 19 anos ·
Link

Duarte, muito obrigado. Voce tem a página e a obra dessa citação de Hely Lopes Meirelles...

Imagem de perfil de Geovani da Rocha Gonçalves
Geovani da Rocha Gonçalves
Há 19 anos ·
Link

Ciro, Pressuponho que no caso em tela, não tenha havido um processo administrativo ou que o mesmo tenha existido porém com nulidades. Veja bem o Mandado de Segurança, pode ser revogado, após a manifestação da autoridade coatora. Bem, o fato é que "reintegração" é o retorno por força de decisão judicial" (ou administrativa) do servidor ao cargo que ocupava, com plena restauração dos direitos violados e integral ressarcimento dos prejuizos sofridos, dado que ilegalmente demitido, segundo as lições de Diógenes Gasparini. Neste mesmo sentido, Hely Lopes Meirelles (rsrsrs...minha edição é um pouco antiga: 23ª edição, p 378. Direito Administrativo Brasileiro). Abraços

Autor da pergunta
Há 19 anos ·
Link

Muito obrigado, Geovani. Realmente o PAD foi anulado por MS, mas foi sentença não liminar. Grato pelas colaborações, aguardo mais....

Esta pergunta foi fechada
Há 9 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos